CAROLINA HERRERA


Os valores da marca CAROLINA HERRERA podem ser transmitidos em apenas quatro palavras: elegância, atemporalidade, sofisticação e luxo. Tantos suas coleções de roupas e acessórios, quanto seus perfumes, são originais e marcantes, utilizados por pessoas chiques e modernas que buscam algo único. De Jacqueline Onassis à atriz de Hollywood Renée Zellweger, sua clientela atravessou décadas. O gosto refinado transformou suas roupas clássicas e atemporais em sucesso garantido entre as pessoas que procuram luxo e discrição.

A história
A estilista Maria Carolina Josefina Pacanins y Niño de Herrera Guevara, conhecida simplesmente como Carolina Herrera, nasceu no dia 8 de janeiro de 1939 na cidade de Caracas, filha de um casal, descendente de uma família aristocrática venezuelana. Quando tinha 13 anos, a avó levou-a a uma viagem à Paris, onde ela descobriu e se encantou com o estilista espanhol Cristóbal Balenciaga, que lhe serviria de inspiração no seu trabalho. Aos 25 anos, começou a trabalhar como relações públicas na tradicional Casa Pucci, na Venezuela. Conheceu então Maria Teresa Herrera, mãe de Reinaldo, um editor da revista Vanity Fair, com quem se casaria em 1968. Após ter, durante anos, feito parte da lista das mulheres mais bem-vestidas dos Estados Unidos, em setembro de 1980, ela apresentou como teste seu primeiro trabalho no mundo da moda.


Muito bem recebido pela crítica, conseguiu o apoio de um investidor venezuelano, Armando de Armas, para fundar sua empresa no ano seguinte. Nessa altura, mudou-se permanentemente com a família para Nova Iorque. Estabelecida na cidade, foi somente em abril, que ela apresentou oficialmente sua primeira coleção prêt-à-porter no Metropolitan Museum, com sobreposição de tecidos diferentes em comprimentos variados, e logo conquistou clientes importantes, entre as quais a rainha dos cosméticos Estée Luader e Jacqueline Kennedy Onassis, que encomendou à Carolina Herrera o vestido de casamento de sua filha Caroline. Imediatamente grandes lojas de departamento compraram suas roupas. Fez com facilidade a transição para os modelos mais enxutos de meados da década de 80 e se tornou famosa por suas elegantes roupas para o dia e para a noite. Uma de suas peças mais famosas é a universal e democrática camisa branca. Usada à exaustão por Carolina e seu séquito de seguidoras, a peça se transformou em uma espécie de cartão de visitas e levou a grife para o patamar das mais adoradas entre as mulheres.


Carolina Herrera começou também a fazer coleções de vestidos de noiva, mas foram os perfumes que contribuíram para divulgar o seu nome no mundo inteiro. Isto aconteceu em 1988, quando a empresa espanhola de perfumaria Antonio Puig criou o famoso perfume feminino CAROLINA HERRERA. A partir deste momento a estilista construiria um verdadeiro império que se consolidou com lançamento de sucessos como o Herrera for Men, primeiro perfume masculino da marca, inspirado nos dois homens com principal participação na vida da estilista, o marido Reinaldo Herrera e o pai Guillermo Pacanins, lançado em 1991; e o 212, uma das fragrâncias de maior sucesso da grife, inspirada num estilo vanguardista nova-iorquino e lançada no mercado em 1997 em sua versão feminina. Seus primeiros perfumes se transformaram, em menos de uma década, em verdadeiros clássicos do mundo das fragrâncias e continuam atuais como no dia de seus lançamentos. Sem contar nos milhões de dólares que trouxeram para a empresa.


Depois vieram os acessórios, como malas, sapatos, artigos de pele e lenços, a roupa de senhora e a mais recente novidade, a coleção para homem. A primeira loja da marca CAROLINA HERRERA foi inaugurada somente no ano de 2000, na célebre Madison Avenue, em plena Nova Iorque. Nos anos seguintes a marca introduziu produtos em inúmeros segmentos, inclusive uma segunda linha de roupas e acessórios com preços mais em conta. Além disso, em 2006 inaugurou mais uma luxuosa loja em Melrose Place na cidade de Los Angeles. Em 2008, a estilista e sua filha Carolina Adriana (responsável pela elaboração do bem sucedido 212, a primeira fragrância de sua criação) participaram de um jantar em comemoração aos 20 anos da primeira fragrância de sua grife, realizado na Casa Fasano, em São Paulo. A celebração foi acompanhada por uma mostra de vestidos e perfumes lançados pelas marcas CAROLINA HERRERA e CH CAROLINA HERRERA.


A estilista explicou o motivo da escolha do Brasil, e principalmente da cidade de São Paulo para essa celebração: “Escolhi lançar a exposição em São Paulo, porque o perfume tem sido um hit (de vendas) aqui por 20 anos”, disse a venezuelana. A exposição ocupava a primeira sala do espaço, alugado para eventos de luxo. Textos contavam a história de cada fragrância, com sua inspiração e descrição das notas, ao lado de pôsteres das campanhas publicitárias, dos produtos em suas diferentes embalagens ao longo dos anos.


A linha do tempo
1987
● Lançamento de sua primeira coleção de vestidos de noiva.
1994
● Lançamento do perfume FLORÉ, com acentuados aromas florais.
1996
● Lançamento do perfume AQUAFLORE.
1997
● Lançamento do icônico perfume 212 na versão feminina.
● Lançamento de sua primeira coleção de acessórios que incluía bolsas e outros artigos de couro, lenços e gravatas.
1999
● Lançamento da versão masculina do perfume 212 MEN.
2001
● Lançamento da marca CH Carolina Herrera, composta por acessórios e roupas mais esportivas e acessíveis, que custam cerca de 1/3 da marca CAROLINA HERRERA NEW YORK.
● Inauguração de quatro lojas da nova marca CH Carolina Herrera nas cidades de Houston, Nova York, Las Vegas e Coral Gables (Flórida). Atualmente a marca possui mais de 50 lojas.
2002
● Lançamento do perfume feminino CHIC. A versão masculina foi lançada dois anos depois.
2004
● Lançamento do perfume 212 SEXY, sucesso de vendas no mundo inteiro e que, no Brasil, se esgotou em apenas um mês após sua estréia, fazendo com que a marca alcançasse o primeiro lugar entre os perfumes femininos mais vendidos.
2005
● Lançamento do perfume masculino HERRERA ACQUA.
2007
● Lançamento do perfume CH Carolina Herrera, uma fusão entre o contemporâneo e o tradicional, também em seu frasco, que utilizava materiais como couro e prata.
● Lançamento da edição especial de verão do famoso perfume chamado 212 SPLASH. O já clássico frasco (agora em tons aquáticos) da fragrância normal foi colocado dentro de uma embalagem transparente no formato de uma lata de refrigerante.
2008
● Inauguração de uma loja âncora na cidade de Dallas.
2009
● Inauguração de uma loja âncora na cidade Miami.
2010
● Lançamento do perfume 212 VIP. Frases como “Você está na lista?” e “Esta é uma festa privada” fizeram parte da campanha destacando que quem usa o novo perfume está em evidência ou no centro das atenções. A fragrância foi desenvolvida pelo renomado perfumista Alberto Morillas, Carolina Herrera e sua filha.


A criação da primeira fragrância
O perfume nasceu de um encontro social em Nova Iorque, cidade eternamente ligada à designer venezuelana. Caminhando entre convidados, Carolina Herrera passou perto de Don Mariano Puig, diretor da empresa de perfumaria espanhola Antonio Puig, que percebeu um aroma de grande personalidade e perguntou a sua origem. Ela explicou que não se tratava de nenhuma fragrância, senão de um resultado experimental com óleo e essências de jasmim e nardo (cravo), flores muito presentes em recordações de sua vida na Venezuela. Dois anos depois, a difícil tarefa de traduzir um universo emocional em uma fragrância resultou no lançamento do primeiro perfume da marca CAROLINA HERRERA.


A nova musa dos perfumes
A filha da estilista, Carolina Adriana Herrera, começou a trabalhar com a mãe em 1997, depois de ter estudado bioquímica e biologia em Nova Iorque. A oportunidade de se envolver na área dos perfumes surgiu por acaso, quando em um verão lhe pediram ajuda para desenvolver um aroma, nascia, então, o 212 que, dois anos depois, chegaria ao mercado na versão masculina para, em seguida, dar início a uma completa linha de produtos que consagraram a marca. A jovem participou desde então do desenvolvimento dos aromas, das embalagens, imagem e conceito dos perfumes, que têm sido a “bandeira” da marca por mais de 20 anos. Ela costuma dizer “que o sucesso dos perfumes CAROLINA HERRERA resultam da combinação do aroma, de quem o vende e do marketing”. Todos os perfumes têm uma imagem ou uma identidade: uma idéia do que é a mulher/homem que o usa.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1981
● Fundador: Carolina Herrera
● Sede mundial: New York City, New York
● Proprietário da marca: Puig S.L.
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: Caroline Brown
● Estilista: Carolina Herrera
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 57
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 400
● Segmento: Moda de Luxo
● Principais produtos: Roupas de alta-costura, acessórios e perfumes
● Ícones: O perfume 212
● Website: www.carolinaherrera.com

A marca no mundo
Atualmente os produtos da marca CAROLINA HERRERA são vendidos em mais de 100 países ao redor do mundo através das mais badaladas lojas de departamento e lojas especializadas. A marca conta ainda com seis lojas âncoras, localizadas em Nova York, Los Angeles, Las Vegas, Miami e Dallas, e uma loja dedicada especialmente a noivas na Cidade do México. Além disso, a marca CH CAROLINA HERRERA possui mais de 50 lojas em países como Estados Unidos, Brasil, Argentina, Venezuela, Espanha, Colômbia, Emirados Árabes, Panamá, Portugal, França, Inglaterra e Catar.

Você sabia?
● Hoje, a clientela da grife continua igualmente sofisticada e estrelada. Katie Holmes, Renée Zellweger e Meryl Streep são algumas das atrizes que vestem as etiquetas CAROLINA HERRERA e CH.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

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