ACER

A ACER tem como missão principal partilhar conhecimentos como uma forma de contribuir para a sociedade, empenhando-se ativamente em popularizar a alta tecnologia e promover o uso do computador na vida cotidiana de milhões de pessoas pelo mundo afora. A marca se diferencia no mercado pelo projeto e realização de produtos para uma utilização intuitiva e simples, além de oferecer um design sofisticado.

A história
A história começou em 1976 quando o chinês Stan Shih, um apaixonado por tecnologia, com a ajuda de sua mulher Carolyn Yeh, onze funcionários e US$ 25 mil de capital, fundou a empresaMultitech em Hsinchu City, na ilha de Taiwan, tendo como objetivo quebrar as barreiras entre as pessoas e tecnologia. Inicialmente a nova empresa atuava como revendedora de componentes eletrônicos e prestava serviço de consultoria a empresas na utilização da tecnologia de microprocessadores. No início da próxima década a empresa começou a produção de seus próprios computadores, inicialmente com o Micro-Professor I e pouco depois com o Micro-Professor II e III, acusados de serem clones do Apple II. Em 1987, a empresa tornou-se oficialmente conhecida como ACER, marcando o início dos esforços para a criação de uma marca forte.


Em setembro de 1990 a empresa adquiriu a Altos Computer Systems, uma das maiores fabricantes de multifuncionais e sistemas de rede UNIX para mercados comerciais. Cinco anos mais tarde, a ACER apresentou a linha de computadores Aspire, que seria um estrondoso sucesso de vendas. A partir de 1996 a marca se expandiu para o segmento de produtos eletrônicos com o lançamento de videodisc players, projetores, telefones celulares, entre outros. Em fevereiro de 1997 ocorreu mais uma importante aquisição: a compra da Texas Instruments® Mobile Computing Business, incluindo as premiadas séries de notebook TravelMate e Extensa, fazendo da ACER a quarta fabricante de notebooks do mercado americano. Durante esta década a ACER cresceu extensivamente e expandiu a sua presença estratégica e geográfica para se tornar um dos maiores fabricantes de computadores do mundo.


A prioridade foi colocada no fornecimento de tecnologia mais moderna e acessível para beneficiar os consumidores de todo mundo. Junto com a chegada do novo milênio a ACER evoluiu de uma potência em fabricação para uma marca de computadores reconhecida mundialmente, fornecendo produtos e serviços de alta qualidade. A opção de apoiar a comercialização das suas próprias linhas de produto com atividades de marketing específicas e utilizando do melhor modo possível os canais de distribuição, permitiram que a ACER obtivesse excelentes resultados em todo o mundo. Em 2005, a ACER alcançou um feito louvável: ocupou o primeiro lugar em venda de notebooks em treze países da Europa, entre eles Itália, Espanha, Áustria, Holanda, Suíça, República Checa, Rússia, Portugal, Bélgica, Dinamarca, Polônia, Hungria e Eslováquia.


O ano de 2007 foi marcante, especialmente pela aquisição da Gateway, quarta maior fabricante de computadores dos Estados Unidos, por US$ 710 milhões. Junto com essa aquisição, a empresa também passou a ser proprietária da marca de computadores eMachines. Ao final deste ano, a empresa já figurava como terceira maior fabricante de computadores do mundo. No ano seguinte, ao adquirir 75% da tradicional Packard Bell e a E-TEN Information Systems, fabricante de celulares e smartphones, por cerca de US$ 290 milhões, a ACER deu mais um importante passo para se tornar um gigante no segmento. Com essas importantes aquisições a ACER procurou fortalecer mais ainda o alcance global da sua marca com uma nova estratégia multimarcas e com sólidas parcerias. O ano de 2009 foi marcado pelo lançamento da linha de smartphones LIQUID. Em 2011, por US$ 320 milhões, a ACER comprou a iGware Inc., empresa americana focada em computação em nuvem. A operação tem por objetivo ampliar a infra-estrutura de computação em nuvem da empresa, para beneficiar os usuários de seus equipamentos e agregar valor à marca.


Recentemente a marca lançou no mercado seu primeiro tablet: ACER ICONIA Tab A500, revestido com um tampa de alumínio escovado e pesando aproximadamente 1.7 quilos, possui uma tela de 10.1 polegadas, 16 GB de memória, processador Nvidia Tegra Dual-Core, câmera traseira de 5 megapixels e frontal de 2 megapixels, Wi-Fi, saída HDMI e bateria com duração de até 8 horas. Outra grande novidade da marca é o ACER ICONIA 6120 Dual-Screen, um notebook, ou melhor, um touchbook com duas telas de 14 polegadas sensíveis ao toque. Apesar de não contar com um teclado dedicado, como os notebooks convencionais, ele chega com a promessa de ser o grande lançamento da marca para 2011.


Parcerias de sucesso
Nos últimos anos a ACER tem sido uma empresa bastante ligada e atuante no segmento esportivo através de inúmeros patrocínios, especificamente no automobilismo e futebol. Esses investimentos foram fundamentais para que a marca se tornasse conhecida globalmente. Desde o ano 2000 a empresa está presente na Fórmula 1, inicialmente com a equipe BAR-Honda e desde 2006 como um dos principais patrocinadores da escuderia Ferrari. A parceria com a escuderia italiana resultou em uma moderna linha de produtos licenciados, que inclui o notebookAcer Ferrari One, com pintura vermelha reluzente e o tradicional cavalo da marca que denota velocidade, introduzido no mercado em 2009. A linha também inclui monitores e celulares (lançado em 2010 e cuja produção foi limitada a 200 mil unidades). A marca está presente também na MotoGP. No futebol sua ligação começou em 2007, como patrocinadora oficial de tecnologia do Barcelona, sendo atualmente o fornecedor oficial da Internazionale de Milão.


A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos tempos. A primeira aconteceu em 2001, quando a marca apresentou uma nova tipologia de letra, com acentuado destaque para o “E”, e adotou uma cor verde-escura. Em 2011 a ACER modificou novamente sua identidade visual. Seu novo logotipo ganhou um tom de verde mais claro e uma nova tipologia de letra. Com essas modificações a marca aposta em uma imagem mais agradável ao olhar, com um aspecto mais moderno e atual.


Os slogans
Empowering People.
Acer. We hear you.



Dados corporativos
● Origem: Taiwan
● Fundação: 1976
● Fundador: Stan Shih e Carolyn Yeh
● Sede mundial: Xizhi, New Taipei City, Taiwan
● Proprietário da marca: Acer Incorporated
● Capital aberto: Sim (1988)
● Chairman & CEO: J.T. Wang
● Presidente: Jim Wong
● Faturamento: US$ 21.8 bilhões (2010)
● Lucro: US$ 525 milhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 3.8 bilhões (julho/2011)
● Presença global: + 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 7.800
● Segmento: Informática e tecnologia
● Principais produtos: Computadores, notebooks, monitores e celulares
● Principais concorrentes: HP, Dell, Lenovo, Compaq, Toshiba e Sony
● Outras marcas: Gateway, Packard Bell e eMachines
● Slogan: Acer. We hear you.● Website: www.acer.com

A marca no mundo
Atualmente a ACER é a segunda maior fabricante de computadores pessoais do mundo, oferecendo uma completa e avançada linha de computadores de mesa (desktops), notebooks, monitores, projetores, tablets e celulares em mais de 100 países ao redor do mundo. A empresa comercializa seus produtos sob quatro marcas diferentes: ACER, Gateway, Packard Bell e eMachines, cada uma com enfoque específico.

Você sabia?
● A ACER orgulha-se de ser parceira mundial do Comitê Olímpico Internacional, incluindo os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

ACDelco

Dificilmente alguém conhece alguma marca de autopeças. Mas, basta abrir o capô de milhões de automóveis em mais de 100 países para ver que uma marca é comum: ACDelco, reconhecida em todo o mundo como uma marca de qualidade, durabilidade e confiabilidade.
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A história
A história da marca quase se funde com a própria história do automóvel. As origens da ACDelco nos levam a 1899. Naquele ano, Albert Champion, um ex-campeão francês de ciclismo que construía velas de ignição para seus amigos por passatempo, resolveu transformar seu grande hobby em negócio e fundou a The Champion Ignition Company na cidade de Boston, estado americano de Massachusetts. Apenas dois anos depois, os irmãos Frank e Perry Remy fundavam a Remy Electric Company, e foram os primeiros a fabricar dínamos e magnetos utilizados nas baterias de ignição utilizadas nos automóveis da época. Nos anos seguintes, as duas empresas evoluíram e cresceram. Em 1905, Albert se separa dos investidores da companhia, que ficam com a posse do nome da empresa - The Champion Ignition Co.
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Pouco depois, em 1908, ele uniu suas forças com a montadora Buick Motor Company e criou a AC Spark Plug Division para a produção de velas de ignição. Já a Remy Electric Co. se uniu, em 1926, com a Dayton Engineering Labs. Co. (Delco), empresa fundada na cidade de Dayton em por Ohio Charles Kettering e Edward A. Deeds, formando assim a Delco Remy Corp. Com o tempo, as duas novas empresas foram incorporadas pela General Motors. Em 1969, depois de atravessar os oceanos e evoluir constantemente a marca chegou à Lua. Suas velas de ignição foram utilizadas nos foguetes que levaram os astronautas Neil Armstrong, Mike Collins e Buzz Aldrin à Lua.
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As marcas AC (iniciais de Albert Champion) e Delco (que então fabricava produtos elétricos como motores de partida e alternadores) foram unificadas somente em 1974 pela GM e hoje a ACDelco tem sua liderança consolidada mundialmente. Nas décadas seguintes a empresa diversificou sua linha de produtos e passou a produzir também filtros (óleo, ar e combustível), correias, pastilhas para freios, amortecedores e fluidos e químicos (sintéticos para freio, óleo para motores a gasolina, álcool, diesel, aditivo para radiador, aditivo para gasolina, graxas para cubos de roda e para uso geral). O ano de 1995 foi muito importante na história da marca, que teve seu logotipo remodelado, ganhando um visual moderno e dinâmico, refletindo o compromisso da empresa em desenvolver novos e inovadores produtos.
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Ainda neste ano foi introduzida no mercado a vela de alta performance RAPIDFIRE e a nova bateria com vida estendida Delcon Freedom 84-month-battery. Foi também nesta década que a empresa passou a produzir peças para vários outros modelos de automóveis, e não somente para as marcas da GM. Embora a marca tenha uma longa tradição internacional, sua presença no Brasil é recente. A divisão brasileira iniciou suas atividades no final de 1999. Naquele momento a Delphi - que mantinha o direito de uso da marca Delco no Brasil - estava se separando da General Motors. A separação foi concretizada, mas a ACDelco permaneceu sob o controle da GM. A razão era simples: muitos clientes reconhecem essa marca como um ícone de qualidade, com o respaldo da GM em tecnologia e engenharia. É um valor que a General Motors não poderia perder. Recentemente, no Brasil, a ACDelco lançou no mercado uma linha de limpeza automotiva composta por Cera Limpadora, Lava Autos, Silicone Gel, Limpa Pneu Gel e Limpa Pneu Líquido.
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A evolução visual
O primeiro logotipo da ACDelco surgiu apenas em 1974 quando as marcas AC e DELCO foram unidas.
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Até 1995 a palavra ACDelco era escrita com hífen e seu logotipo era bem diferente do atual. Com o lançamento de uma nova identidade visual, o logotipo foi completamente modernizado e o hífen sumiu.
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Os slogans
It’s Like Buying Time.
The Pros Who know.
When the right way is the only way.
 (2000)
The Difference is Quality.-
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Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1899
● Fundador: Albert Champion
● Sede mundial: Grand Blanc, Michigan
● Proprietário da marca: General Motors Company
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Daniel Akerson (GM)
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 25.000
● Segmento: Automotivo
● Principais produtos: Velas, baterias, filtros e pastilhas de freios
● Ícones: As baterias
● Slogan: It’s Like Buying Time.
● Website: www.acdelco.com
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A marca no mundo
A marca ACDelco, líder mundial no fornecimento de peças para a reposição automotiva, comercializa em mais de 100 países ao redor do mundo sua ampla linha de produtos, que inclui desde as tradicionais baterias e velas, até pastilhas de freios, correias e produtos para limpeza automotiva. Atualmente, a ACDelco fabrica 100.000 itens diferentes em 37 linhas de produtos.
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Você sabia?
● Testes independentes mostraram que as baterias da marca ACDelco tem vida útil 33% maior que suas concorrentes.

ACCOR

Quer seja na sofisticação dos hotéis Sofitel, na modernidade da rede Mercure, na praticidade dos hotéis Ibis, no atendimento da rede Novotel, ou no padrão econômico dos hotéis Ibis Budget, a hospitalidade e eficiência do GRUPO ACCOR está presente para facilitar as vidas das pessoas, tornando suas viagens mais fáceis e acolhedoras.

A história
A história começou em 1967 quando Gérard Pélisson, um ex-pesquisador da IBM na Europa, e Paul Dubrule, fundaram a SIEH (Société d’investissement et d’exploitation hôteliers) para explorar negócios no segmento hoteleiro. Nesta época, o setor hoteleiro na França estava começando a crescer rapidamente para atender a demanda cada vez maior de turistas e viajantes. Os dois empresários então, resolveram inaugurar a primeira unidade do NOVOTEL na pacata cidade de Lille, ao norte da França, próxima à fronteira com a Bélgica. O NOVOTEL era um hotel de categoria intermediária ao estilo americano: quartos padronizados, além de oferecer amplos espaços de lazer e piscina. A primeira unidade, originalmente localizada nos arredores das cidades, foi uma grande novidade, pois os hotéis na França até então eram divididos em dois tipos: pequenas hospedarias em áreas rurais ou hotéis de luxo localizados em grandes cidades. Em 1974, o grupo ingressou no segmento de hotéis econômicos com a inauguração da primeira unidade do IBIS na pitoresca cidade de Bordeaux. Desde o início, a IBIS se diferenciou dos hotéis tradicionais por oferecer serviços acima dos padrões normais de hotéis econômicos. A marca se posicionou como um hotel moderno e bem equipado e rapidamente se estabeleceu como um referencial no setor. No ano seguinte, o grupo adquiriu a rede MERCURE, fundada dois anos antes, com hotéis que aliavam ambiente hospitaleiro com personalidade única, qualidade de atendimento e representação cultural da cidade e da região em que estavam instalados.


Em 1979 a empresa iniciou seu ingresso no mercado americano com a inauguração da primeira unidade do NOVOTEL na cidade de Minneapolis, estado do Minnesota. Nesta época, o NOVOTEL se tornou a primeira rede de hotéis da Europa, com 240 unidades, localizadas não somente no velho continente, como também na África e América do Sul. A década de 80 tem início com a compra da rede de hotéis de luxo SOFITEL (então composta por 43 hotéis e dois spas em badaladas cidades litorâneas). Em 1982, o grupo iniciou a diversificação de seu portfólio com a aquisição da empresa Jacques Borel International, líder européia no gerenciamento e concessão de restaurantes, além de ser proprietária do Ticket Restaurant, com 165 milhões de tíquetes refeições distribuídos em oito países.

A história do Ticket começou na década de 50, em uma Inglaterra pós-guerra, que resgatava os valores humanos para reconstruir o país. Mais do que grandes máquinas e linhas de montagens, o bem-estar de um profissional começava a ser considerado como parte fundamental de seu trabalho. Assim, empresas criavam refeitórios e firmavam acordos com restaurantes para fornecer refeições para seus profissionais. Foi aí que a Jacques Borel International percebeu como um simples cuidado com as pessoas faz a diferença: investiu na profissionalização desta necessidade e lançou o Ticket Restaurante em 1962. Mais do que um produto, o Ticket assumia naquele momento um ideal e, em cada país que passou a atuar, desenvolveu soluções que contribuiriam com a qualidade de vida e produtividade de pessoas e empresas.O resultado dessa aquisição foi a união das empresas Novotel SIEH Group e Jacques Borel International para formar oficialmente, em 1983, o grupo ACCOR. Pouco depois, em 1984, o grupo inovou mais uma vez ao lançar o FORMULE 1, oferecendo pela primeira vez, a oportunidade dos franceses se hospedarem por menos de 100 francos em um hotel prático e confortável, que oferecia serviços limitados. No ano seguinte o grupo comprou a empresa de gastronomia Lenôtre, fundada pelo célebre chef confeiteiro Gaston Lenôtre, que foi vendida recentemente para a francesa Sodexo. Em 1990 a empresa resolve investir pesado para ingressar na América do Norte na categoria de hotéis super econômicos com a compra da rede MOTEL 6, composta na época por 550 unidades espalhadas pelo país. A aquisição tornou o Grupo ACCOR o segundo maior do mundo no segmento de hotéis, com 157.000 quartos.


Uma das maiores aquisições do grupo ACCOR aconteceu em 1991, quando comprou aCompagnie Internationale des Wagons-Lits et du Tourisme, empresa que atuava no segmento de hotéis (proprietária das redes PULLMAN, ETAP, PLM, ALTEA e ARCADE), locação de veículos (Europcar), serviço de bordo em trens (Wagons-Lits), agências de turismo (Wagonlit Travel), administração de alimentação rápida (Eurest) e restaurantes de estrada (Relais Autoroute). No final desta década, com as aquisições da rede americana de hotéis econômicos Red Roof Inns, que seria vendida em 2007 por US$ 1.32 bilhões, e a divisão de hotelaria da Vivendi, que incluía 8 hotéis Demeure e 41 Libertel, além da apresentação da bandeira SUITE HOTEL, o grupo ACCOR atingia a marca de 639 novas propriedades no mundo.


A partir de 2000 o grupo investiu na expansão de seus negócios pelo mundo, inaugurando hotéis em muitos países e lançando novos empreendimentos como o SUITE HOTEL (nova marca de hotéis midscale do grupo), em 2001, que deu lugar ao SUITE NOVOTEL; as redes PULLMAN (hotéis upscale dedicados a viajantes de negócios) e ALL SEASONS (nova marca de hotéis econômicos do grupo), em 2007; além de atingir marcas históricas como a inauguração do hotel de número 4.000 (com uma unidade do NOVOTEL localizado em Madrid, inaugurada em 2005). Em 2008 o Grupo ACCOR lançou novos produtos como o MGallery (uma pequena rede de hotéis de luxo cheia de sofisticação e personalidade), além de estender seu programa de fidelidade AClub para o mundo inteiro.


Recentemente o grupo criou uma nova carteira de marcas do Sofitel, o So by Sofitel, uma reinterpretação dos hotéis boutique. Dessa forma, cada unidade da nova bandeira oferece de 80 a 200 apartamentos. O primeiro foi inaugurado no ano de 2009 em Paris, substituindo o Sofitel Arc de Triomphe, e o segundo, em Berlim, no lugar do Sofitel Gendarmenmarkt. Outra novidade é a Sofitel Legend, outra sub-bandeira cinco estrelas. A idéia é reagrupar as propriedades legendárias da rede, como palácios, palacetes e hotéis em destinos especiais. Em 2012, querendo melhor utilizar a força e reconhecimento da marca IBIS junto ao público, a empresa resolveu agrupar seus hotéis de categoria econômica surgindo assim o IBIS BUDGET (antigo ETAP/FORMULE 1) e o IBIS STYLES (antigo ALL SEASONS).


Hotéis para todos os gostos
Até 2010, o grupo ACCOR era um grupo mundial que atuava em diversos segmentos distintos e complementares: hotelaria, alimentação, gestão de pessoas, gestão de frotas, viagens e produtividade de empresas. A partir deste momento a empresa separou a divisão responsável pelo negócio dos vouchers (antes ACCOR SERVICES e atualmente chamada EDENRED) da unidade ligada aos hotéis (ACCOR HOSPITALITY). Com isso, a ACCOR centralizou seus negócios somente no segmento de hotéis. A empresa possui 15 marcas (bandeiras) de hotéis, atendendo todos os públicos e necessidades:
● SOFITEL (bandeira de hotéis de luxo do grupo): criado para atender com o conceito “arte de viver”, a rede valoriza a experiência do hóspede com luxo e sofisticação. São seis os princípios que norteiam seus serviços: criar um ambiente de bem-estar e sensorialidade; serviço personalizado; mise em scène francesa mesclada à cultura local; rituais franceses de refeições e vinhos; tecnologia; e presença em destinos exuberantes. A rede é famosa por seus belos interiores, restaurantes gourmet, spas e campos de golfe. Atualmente são 130 hotéis em 40 países. No Brasil, o nome Sofitel estampa quatro empreendimentos localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis.
● PULLMAN (bandeira de hotéis upscale do grupo): voltado para o turista corporativo (negócios), esta rede de hotéis upscale (preços mais altos) está presente em 19 países da Europa e América do Sul, onde mais de 55 unidades estão sempre localizadas em grande capitais e próximas a aeroportos.
● MGALLERY (bandeira de hotéis upscale do grupo): mais nova rede de hotéis exclusivos do Grupo ACCOR, oferece acomodações para quem procura sofisticação e personalidade, tanto no atendimento como na decoração e acomodação. Atualmente conta com 40 hotéis em 20 países.
● MERCURE (bandeira de hotéis upscale do grupo): é a maior rede midscale (preços médios) de hospedagem do mundo, presente em 49 países, somando 681 hotéis e mais de 83 mil apartamentos. Na América Latina, a rede possui 74 unidades, sendo 58 no Brasil. Responsável pela criação de um novo conceito hoteleiro, MERCURE apresenta três níveis de conforto e preço e está classificada como uma marca de categoria alto padrão que alia o charme e a originalidade da hotelaria independente à segurança e regularidade de uma rede reconhecida internacionalmente. Na região da Ásia e Pacífico a rede atua com a marca GRAND MERCURE, composta por 44 hotéis localizados em seis países.
● NOVOTEL (bandeira de hotéis midscale do grupo): voltado para o turista corporativo - na América Latina, 86% dos clientes se hospedam a negócios, o NOVOTEL recentemente implantou o quarto Novation, onde o relaxamento é o carro-chefe com cama maior, edredom acolchoado, cabeceira ergonômica, iluminação adequada, conexões para o computador, TV LCD 26 polegadas e mesa de trabalho. Todos os apartamentos, lobby e áreas sociais disponibilizam Internet banda larga e Wi-Fi. Atualmente, a rede é uma das mais importantes do grupo ACCOR com 390 hotéis em 58 países. A rede ainda possui 28 hotéis em 8 países sob a bandeira SUITE NOVOTEL, lançada em 2010 e onde as suítes com 30 metros quadrados são direcionadas para viajantes que necessitem estadia por um período de tempo médio.
● IBIS (bandeira de hotéis econômicos do grupo): marca de hotéis econômicos da ACCOR, somando 919 hotéis em 51 países.
● IBIS STYLES (bandeira de hotéis econômicos do grupo): antigo ALL SEASONS, oferece todos os serviços de um hotel tradicional combinando conveniência, simplicidade, generosidade, praticidade e proximidade com design moderno. A rede é composta por 131 unidades localizadas em 13 países.
● ADAGIO CITY (bandeira de hotéis para longa estadia do grupo): composta por 33 hotéis em 6 países, esta rede é direcionada para hóspedes que necessitem estadias por períodos prolongados. Os quartos são customizados para parecerem um apartamento (residência) com serviço de um hotel.
● IBIS BUDGET (bandeira de hotéis super-econômicos do grupo, antigamente conhecida como ETAP/FORMULE1): oferece acomodações para 1, 2 ou 3 pessoas, localizadas no continente europeu e América do Sul. Ao todo são 480 localizados em 15 países.
● HOTEL F1 (bandeira de hotéis super-econômicos do grupo): rede de hotéis super-econômicos com serviços limitados, que conta com 251 unidades na França.
● MOTEL 6 (bandeira de hotéis super-econômicos do grupo): localizados exclusivamente na América do Norte (Estados Unidos e Canadá), os 1.019 hotéis da rede oferecem estadia super econômica com serviços padronizados.
● STUDIO 6 (bandeira de hotéis super-econômicos do grupo): a rede, composta por 63 hotéis localizados nos Estados Unidos e Canadá, oferece confortáveis acomodações em estilo estúdio para estadias prolongadas (no mínimo 1 semana) a preços razoáveis.
● THALASSA SEA & SPA (bandeira de resorts e spas do grupo): esta rede oferece 15 exóticos destinos na França, Itália e Marrocos, onde 15 maravilhosos e luxuosos resorts e spas proporcionam acomodações aconchegantes e atividades relaxantes.


O programa de fidelidade
A ACCOR trabalha com quatro programas de fidelidade. O Compliments from Accor Hotels é válido somente na América Latina e conta atualmente com 330 mil associados; o Fidelite trabalha com 13 mil associados, e o Club Bienvenue, com 6 mil, ambos atendem clientes que se hospedam em unidades Sofitel. O quarto programa, conhecido como AClub, é totalmente on-line e foi lançado em setembro de 2007. Mundial e gratuito, engloba as marcas Sofitel, Pullman, MGallery, Novotel, Suite Novotel, Mercure, Ibis, Ibis Styles e Adagio, e pode ser utilizado nos hotéis da rede, de parceiros, como o Club Méditerrané, ou convertidos em milhas de nove companhias aéreas.


A academia
Em 1985, depois de uma visita à escola de treinamento da Disney e do McDonald’s, a dupla de empreendedores resolveu inaugurar a ACCOR ACADEMY (Academia Accor), tendo como objetivo treinar os funcionários do grupo. Desde como atender telefones, lidar com hóspedes, até operar novas tecnologias, a Academia ACCOR era uma espécie de universidade corporativa. Em 1992, surgiu a Académie Accor Latin America com o objetivo de manter a atuação da empresa alinhada com as necessidades de seus clientes, as tendências e exigências do mercado, às expectativas dos acionistas e ao desenvolvimento contínuo de seus colaboradores. Educação corporativa, formação, integração e aprimoramento profissional. São nessas áreas que a Académie Accor Latin America mantém seu foco de ação. Sua missão é difundir os valores e cultura da organização e assegurar o desenvolvimento das competências chaves, por meio da educação permanente, contribuindo para reforçar sua imagem e diferencial competitivo. Hoje em dia existe uma rede de 17 academias do grupo no mundo, que ministram mais de 150 programas todos os anos.


A evolução visual
Recentemente, em 2007, o Grupo ACCOR modernizou sua identidade corporativa, que ganhou apenas uma imagem mais moderna, sem perder suas características principais. O símbolo dos “bernaches” foi preservado e estes pássaros de hábito migratório remetem à viagem, migração, espírito de equipe e de solidariedade, e também aos valores do Grupo ACCOR. Os bernaches do logotipo são dispostos de forma estilizada num vôo quase horizontal, sincronizado, para um horizonte comum bem definido. O resultado é um símbolo forte e rico que identifica a ACCOR desde a sua criação. O primeiro logotipo de 1983, continha nove bernaches, em 1992 eram cinco e finalmente três em 1997. Esta redução gradual simplificou e refinou o logotipo para torná-lo mais legível.


Os slogans
Open New Frontiers in Hospitality. (ACCOR GROUP)
The spirit of smiles. (ACCOR GROUP)
Um mundo de hotéis pra você. (ACCOR BRASIL)
Life is magnifique. (SOFITEL)
New attitude hotels for international travelers.
 (PULLMAN)
The art of staying. (MGALLERY)
Designed for natural living.
 (NOVOTEL)
Hotels the way you like them. (IBIS)
The city at your own rhythm. (ADAGIO CITY)
Be smart. Stay smart. (IBIS BUDGET)
All is all you need.
 (IBIS STYLES)
Pay less travel more. (HOTEL F1)
We’ll Leave the Light on for You. (MOTEL 6)
Extend your stay, not your budget. (STUDIO 6)
Taking you to places your body will never forget. (ACCOR THALASSA)


Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 1967
● Fundador: Gérard Pélisson e Paul Dubrule
● Sede mundial: Évry, França
● Proprietário da marca: Accor S.A.
● Capital aberto: Sim
● Chairman & CEO: Denis Hennequin
● Presidente: Yann Caillère
● Faturamento: €6.1 bilhões (2011)
● Lucro: €510 milhões (2011)
● Valor de mercado: €5.3 bilhões (janeiro/2012)
● Hotéis: 4.400
● Presença global: 90 países
● Presença no Brasil: Sim (149 hotéis)
● Maiores mercados: França, Alemanha, Estados Unidos e Brasil
● Funcionários: 65.000
● Segmento: Turismo
● Principais produtos: Hotéis e resorts
● Principais concorrentes: Wyndham Worldwide, Choice International, Hilton Worldwide, InterContinental Hotels, Marriott International e Starwood Hotels & Resorts Worldwide
● Principais marcas: Sofitel, Ibis, Mercure e Novotel
● Slogan: Open New Frontiers in Hospitality.● Website: www.accor.com

A marca no Brasil
Pioneira também no uso de cartões magnéticos, a ACCOR chegou ao Brasil em maio de 1976, introduzindo no país o conceito de refeição-convênio e ocupando uma liderança histórica no setor. Somente a partir de 1977, a ACCOR passou a atuar no setor hoteleiro com a inauguração da primeira unidade da rede Novotel, localizada em São Paulo no bairro do Morumbi. Em 1986, na linha de produtos, serviços, empresas e unidades de apoio para as realizações do Grupo, foi instituída a Cestaticket.


A partir de 1989, o Grupo ACCOR deu início ao lançamento de inúmeros produtos como o hotel de luxo Sofitel; o Ticket Combustível (1990); o Ticket Alimentação (1992); as atividades da Carlson Wagonlit Travel (operadora de viagens de negócios), a fundação da Academia (uma universidade de serviços, nos mesmos moldes da Académie Accor, da França), em 1992; o Ticket Transporte (1993); o Ticket Combustível Systeme TEC (conhecido como o primeiro smart-card do mercado brasileiro), em 1995; o Sistema de Reembolso Eletrônico para os estabelecimentos conveniados às operações de vouchers, em 1996; chegada da rede Mercure (1999) e da Formule 1 (2001), recentemente renomeado IBIS BUDGET. Com a separação da divisão de vouchers em 2010, a ACCOR passou a atuar somente no segmento de hotéis, onde é a primeira em número de unidades: são 149 espalhados por 60 cidades, disponibilizando mais de 26.000 quartos, com meta de atingir 208 unidades até 2013.


A marca no mundo
A ACCOR, empresa líder em hotéis e turismo no continente europeu e quinta maior rede hoteleira do mundo, possui mais de 4.400 hotéis em 90 países ao redor do mundo, disponibilizando aos seus hóspedes mais de 530.000 quartos nos seis continentes. Cinco marcas de hotéis já são operadas no Brasil. Hoje, o Brasil é o quarto maior mercado para o grupo no mundo, atrás somente da França, Alemanha e Estados Unidos, e aqui se localiza a gestão da empresa para toda América Latina. O Programa de fidelidade da ACCOR, chamado AClub, possui 6 milhões de membros no mundo inteiro. Além disso, 23% de suas reservas e vendas de hotéis, mais de 32 milhões de diárias, foram realizadas pela Internet em 2011.

Você sabia?
● O Grupo ACCOR mantém uma talentosa equipe de 300 pessoas que cuidam da decoração, projeto e reforma de seus hotéis.

ACCESSORIZE

A grife britânica ACCESSORIZE é a “Disneylândia dos badulaques”, conquistando consumidoras assíduas como a cantora Madonna e a modelo Naomi Campbell. Mas os pequenos espaços de suas lojas são disputados mesmo por garotas e mulheres descoladas, nativas ou habitantes da cidade, que adoram acessórios modernos, coloridos, exóticos e diferentes como pulseiras, brincos, colares, bolsas, chapéus, e muitos outros itens, que possuem uma identidade muito própria, baseada na intrínseca beleza e fusão de cores, materiais e técnicas.

A história
A história da badalada marca britânica ACCESSORIZE começou em 1973 quando Peter Simon, um ex-hippie e vendedor de roupas étnicas em feiras, resolveu inaugurar plena Beauchamp Place na cidade de Londres, a Monsoon, uma pequena loja especializada na venda de casacos de lã e roupas pintadas e bordadas à mão de diversas regiões do planeta. O foco inicial da nova loja era roupas de regiões curiosas do planeta como Afeganistão, Malta e Índia. Foi somente na década de 80 que a loja começou a vender pequenas coleções de acessórios como colares, brincos, bolsas e anéis, para complementar as coleções de roupas. Em 1984, devido ao grande sucesso na venda de acessórios, ele e sua mulher Kate resolveram lançar no mercado um modelo diferente e irreverente de loja: era inaugurada a primeira unidade com o nome ACCESSORIZE no descolado endereço da galeria de Covent Garden Piazza em Londres.


O enorme sucesso da primeira loja levou a inauguração de uma segunda localizada em Carnaby Street, no badalado bairro do Soho, dois anos depois. Somente em 1992 foi aberta a primeira loja fora de Londres, na cidade de Manchester. A internacionalização da ACCESSORIZE teve início neste mesmo ano com a inauguração de uma loja no terminal sul do aeroporto Gatwick de Londres. Os turistas e celebridades não demoraram muito para descobrir o universo moderno e despojado da marca. Pouco depois as primeiras lojas internacionais foram inauguradas em vários países da Europa, iniciando por Gibraltar. A marca londrina fazia sucesso com acessórios coloridos garimpados em diversos países. Eram mais de mil e quinhentas peças exclusivas a cada coleção, lançadas duas vezes ao ano. Bijuterias, bolsas, chapéus, carteiras, cintos, lenços, chinelos, papelaria, lingerie e até mimos para pets. O design rebuscado, repleto de referências ao Oriente e à cultura hippie, agradou de adolescentes a mulheres modernas, além de celebridades, que não cansavam de desfilarem com os divertidos da marca.


Em 1996 a rede já contava com 52 lojas. No ano seguinte uma forte expansão da marca levou a ACCESSORIZE atingir o número de 73 lojas próprias e mais 103 unidades operadas dentro das lojas Monsoon. A primeira loja da grife no Brasil foi inaugurada em 2002 no badalado Shopping Iguatemi. O sucesso foi tanto, que o estoque que deveria durar seis meses durou menos de três, fazendo com que a filial brasileira conquistasse o prêmio de abertura mais bem sucedida do ano da rede internacional.


Nos anos seguintes a marca lançou coleções ousadas e exóticas no mundo inteiro, como a da primavera/verão 2005-2006, inspirada nas etnias “Villa Maroc” e “Mozambique”; na euforia jovem dos anos setenta, em “Urban Nature” e no folk “Calypso”; em destinos exóticos, “Mauritius”, e no romantismo requintado dos anos 50, em “Madison”. Além do tema Beach (feminino infantil e adulto) e charmosos chinelos enfeitados (indianos e chineses) e mules. Sem mencionar um item irresistível da estação: a sacola de compras estampada com a modelo Naomi Campbell, representando a imagem da marca.


No dia 11 de dezembro de 2007, a ACCESSORIZE inaugurou sua primeira loja (com 65m²) de rua em São Paulo, localizada em uma charmosa galeria na Rua Haddock Lobo, sendo o 9ª endereço da marca no Brasil que atualmente está presente no Rio de Janeiro, Curitiba, Curitiba, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília e Porto Alegre. O crescimento da marca mundo afora é vertiginoso. Ainda neste ano, a ACCESSORIZE recebeu da Rainha Elizabeth II o prêmio “The Queen’s Award for Enterprise in International Trade” como a empresa britânica que mais cresce fora dos domínios da Rainha. Esta é a premiação de maior prestígio no Reino Unido, promovida pela família real e pelo primeiro-ministro que escolhem pessoalmente as empresas indicadas. Somente no ano de 2010 a marca inaugurou sua primeira loja na cidade de Nova York. Hoje em dia, os produtos seguem as últimas tendências da moda, com um estilo próprio e característico da marca. São duas coleções por ano: Primavera/Verão e Outono/Inverno onde 6 temas são apresentados ao longo de cada temporada.


As lojas
Todas as lojas seguem o padrão da marca de identidade “hype”: os diversos produtos são exibidos, divididos nas seções women, angels (crianças) e boys. Nada de vitrines de vidro “indoor” ou sisudas prateleiras embutidas. O principal charme, e certamente a alma do sucesso da ACCESSORIZE, é o sistema “self-service”. As simpáticas vendedoras estão lá, mas a idéia é deixar as clientes à vontade, se servindo em suas cestinhas de metal, assessoradas quando requisitadas. Visitar cada uma de suas lojas é diversão em variadas versões. São mais de mil e quinhentas peças exclusivas, num arco-íris de cores e tons vibrantes, entre bijuterias, bolsas (algumas ornamentadas com preciosos materiais), chapéus, carteiras, lenços, chinelos, papelaria, lingerie e até brinquedos e mimos para animais de estimação. Todos os produtos, importados da Inglaterra, seguem a linha “High Street Fashion”, que proporciona um toque lúdico e descolado aos mais variados visuais. O design, repleto de referências ao Oriente e à cultura hippie, agrada de adolescentes a mulheres com mais de 30, além de celebridades.


Numa época em que a moda parece monótona e sem muitas novidades, a ACCESSORIZE propõe que cada cliente crie seu próprio estilo. E investir em acessórios é uma forma barata e divertida de se renovar o visual. As lojas da ACCESSORIZE são o lugar perfeito para as consumidoras mergulharem nas compras de acessórios num “mar” de opções e cores, para os mais variados gostos e bolsos (preços acessíveis). Puro lazer urbano e prazer imediato. Os artigos à venda nas lojas do Brasil são produzidos em países asiáticos, na Itália e no Leste Europeu. O Brasil revende quase todas as 32 linhas de produtos. Entre os campeões de vendas, no país, estão os acessórios para os cabelos. Entre os que não emplacam, estão as meias-calças.


A comunicação
As campanhas da grife inglesa são sempre cheios de contra-sensos unindo celebridades de personalidades marcantes, diversas, e porque não dizer polêmicas. A modelo Naomi Campbell estrelou várias campanhas para a marca. Em 2006, as campanhas contavam com a presença da atriz Mischa Barton, protagonista da série The OC, que aparecia angelical e sexy, e a cantora Kelly Osbourne, que aparecia num estilo comportado e dramático. Apesar de terem perfis opostos, as duas garotas propaganda da mais famosa marca de acessórios do mundo, eram as queridinhas das teens americanas e inglesas. A modelo e apresentadora Heidi Klum é outra que estreou campanhas da grife inglesa.


Dados corporativos
● Origem: Inglaterra
● Fundação: 1984
● Fundador: Peter Simon
● Sede mundial: Londres, Inglaterra
● Proprietário da marca: Monsoon Accessorize Limited
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: Peter Simon
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: + 1.100
● Presença global: 64 países
● Presença no Brasil: Sim (20 lojas)
● Funcionários: 4.600
● Segmento: Vestuário e acessórios● Principais produtos: Brincos, pulseiras, colares, bolsas e chapéus
● Ícones: O formato descontraído de suas lojas
● Website: www.accessorize.com

A marca no mundo
Atualmente existem aproximadamente 300 lojas da ACCESSORIZE no Reino Unido e mais de 800 unidades internacionais espalhadas por 63 países, sempre localizadas em cidades descoladas como Nova York, Madrid, Barcelona, Dubai, Ibiza, Cape Town, Cairo, Paris, Munique, Atenas, Amsterdã, Milão, Roma, São Paulo, Tóquio, Moscou, entre outras.

Você sabia?
● Na Inglaterra o forte da grife são chapéus, guarda-chuvas e meias-calças.

ACCENTURE


A inovação contínua e a transformação rápida foram temas presentes durante toda a história da ACCENTURE, que rapidamente começou a oferecer aos seus clientes uma nova classe de soluções de integração de negócios, que alinharam tecnologias, processos e pessoas às estratégias das mais renomadas corporações mundiais.

A história
Tudo começou em 1989 quando um grupo de parceiros da divisão de consultoria de várias firmas da tradicional Arthur Andersen ao redor do mundo formou uma nova organização focada em consultoria de tecnologia e integração de sistemas. O nome da nova empresa era Andersen Consulting. Durante uma década, a empresa evoluiu rapidamente de um simples integrador e gestor de sistemas para uma consultoria de serviços globais de tecnologia, fornecendo uma gama completa de serviços e soluções. Neste período a empresa havia crescido espetacularmente, alcançando faturamento de US$ 9.5 bilhões, empregando 70 mil funcionários em 46 países e oferecendo aos seus clientes serviços e soluções de tecnologia, consultoria e outsourcing. Neste momento a empresa conquistou o direito de se separar oficialmente da Arthur Andersen, muito em virtude do descontentamento de ter que pagar 15% de seus lucros para utilizar o nome Andersen Consulting.


Entretanto isso requeria um novo nome, pois, além das tensas relações com a Arthur Andersen, a empresa considerava a palavra “Consulting” uma desvantagem, uma vez que estava partindo para um segmento nada relacionado com consultoria, como por exemplo, outsorcing e empreendimentos. Foi então que convocou seus funcionários a opinarem na escolha do novo nome. Aproximadamente 2.500 sugestões foram apresentadas. Depois de uma extensa pesquisa de marketing e US$ 175 milhões gastos, a empresa finalmente havia escolhido um novo nome, enviado por Kim Petersen, funcionário do escritório de Oslo na Noruega. Oficialmente no dia 1 de janeiro de 2001, adotou o nome ACCENTURE (supostamente derivado da expressão “Accent on the Future”), reforçando seu novo posicionamento e refletindo que estava voltada para o futuro. Aproveitou esta oportunidade não somente para divulgar e comunicar seu novo nome, como também para vender seus serviços e ajudar as pessoas a compreender o que ela tinha a oferecer. Mas não parou por aí. Em fevereiro iniciou uma campanha de marketing intitulada “agora é que fica interessante”, comunicando a perspectiva de que, apesar de todas as mudanças ocorridas, havia mais desafios esperando adiante.


Sob o comando de Joe W. Forehand, a ACCENTURE se tornou em julho de 2001 uma empresa com ações cotadas na Bolsa de Valores, listada na New York Stock Exchange. Desde 1 de setembro de 2009, a empresa mudou sua sede mundial para Dublin na Irlanda, mantendo boa parte de sua administração em Nova York e Chicago, onde estão localizados dois dos escritórios mais importantes da ACCENTURE no mundo. Em pouco mais de duas décadas, a empresa foi pioneira na integração de sistemas e de negócios. Liderou a implantação de sistemas de gestão de recursos (ERP – Enterprise Resource Planning), de relacionamento com clientes (CRM –Customer Relationship Management) e de serviços eletrônicos, e assumiu a liderança no atual mercado global.


Atualmente, combinando experiência ímpar, conhecimento profundo sobre todos os setores econômicos e funções de negócio, e extensa pesquisa junto às mais bem-sucedidas organizações no mundo, a ACCENTURE colabora com seus clientes, quer sejam empresas ou governos, para ajudá-los a alcançar altos níveis de desempenho, identificar novos negócios e tendências tecnológicas e desenvolver soluções que ajudem a ingressar em novos mercados, aumentar receitas em mercados já existentes, melhorar o desempenho operacional e fornecer produtos e serviços de forma mais efetiva e eficiente.


A evolução visual
No início de 2001, como resultado da mudança de nome e posicionamento, a empresa mudou totalmente sua identidade visual em um dos casos mais notáveis de “rebranding” da história corporativa que o mundo já conheceu. Adotou um novo nome, ACCENTURE, e apresentou um novo logotipo. A versão final do novo logo era o nome da empresa acentuado com um símbolo “maior que” (>) sobre a letra “t”, transmitindo e enfatizando assim seu enfoque no futuro.


Os slogans 
High performance. Delivered. (2004) 
Innovation. Delivered. (2002) 
Now it gets interesting. 

Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1989
● Fundador: Grupos de escritórios da antiga Arthur Andersen
● Sede mundial: Dublin, Irlanda
● Proprietário da marca: Accenture plc.
● Capital aberto: Sim (2001)
● Chairman: William D. Green
● CEO: Pierre Nanterme
● Faturamento: US$ 27.9 bilhões (2012)
● Lucro: US$ 2.55 bilhões (2012)
● Valor de mercado: US$ 46.7 bilhões (outubro/2012)
● Valor da marca: US$ 8.745 bilhões (2012)
● Escritórios: 200
● Presença global: 120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 257.000
● Segmento: Tecnologia e consultoria
● Principais produtos: Gestão e serviços de tecnologia e outsourcing
● Concorrentes diretos: IBM, Infosys Technologies e HP Enterprise Services
● Ícones: O sinal de >
● Slogan: High performance. Delivered.
● Website: www.accenture.com.br

O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca ACCENTURE está avaliada emUS$ 8.745 bilhões, ocupando a posição de número 43 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.

A marca no Brasil
No Brasil, aproximadamente 8.000 colaboradores atendem localmente organizações de todos os ramos de atividade. A empresa oferece seus serviços por meio de 17 grupos industriais concentrados em cinco grupos operacionais. A indústria é o foco da ACCENTURE, que tem profissionais com profundo conhecimento da evolução industrial, de questões empresariais e tecnologias aplicáveis, permitindo-lhe entregar soluções adaptadas a cada cliente desse setor. A ACCENTURE mantém escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, São José dos Campos e Vitória, e dois centros de soluções tecnológicas (ACCENTURE DELIVERY CENTER), localizados em Alphaville e Recife, capacitados para o desenvolvimento de soluções customizadas a custos competitivos. Além disso, a empresa conta também com um Centro de Serviços Compartilhados (Business Process Outsourcing Delivery Center), localizado em Curitiba, onde são criadas funções de back-office compartilháveis para empresas de todos os portes e áreas.

A marca no mundo
Hoje em dia, a ACCENTURE é uma consultoria global de gestão e empresa de serviços de tecnologia da informação e outsourcing com mais de 200 escritórios em aproximadamente 120 países, atendendo as maiores empresas do mundo. A ACCENTURE atende mais de 3/4 das maiores empresas globais relacionadas na Fortune Global 500, 92 da Fortune Global 100 e órgãos da administração pública em mais de 30 países. Dos 100 maiores clientes da empresa em 2011, aproximadamente 100 são atendidos há mais de 5 anos e mais de 90 deles são clientes há mais de 10 anos.

Você sabia?
● Até dezembro de 2009, o golfista Tiger Woods era o garoto propaganda principal da empresa. Mas, devido aos escândalos envolvendo o esportista, a ACCENTURE encerrou seu contrato e retirou qualquer referência ao seu nome e imagem da comunicação da marca.