Empresas que decretaram falência

Navio da Stephenson Clarke                            A Stephenson Clarke Shipping, a mais antiga companhia de transporte marítimo do mundo,  mesmo com seus quase três séculos de operação no mercado, não conseguiu segurar o leme e decretou falência neste ano. 
No seu último ano de operação, a companhia empregava apenas nove funcionários e vendeu, em julho, seu último navio.
Sir Ralph Stephenson Clarke, by Walter Stoneman, 1953 - NPG x166576 - © National Portrait Gallery, LondonStephenson Clarke Shipping Limited , fundada em 1730, em liquidação 26 de julho de 2012, [ 3 ] foi a Grã-Bretanhamais antiga da companhia de navegação . [ 1 ] A empresa especializada em marítimo de curta distância de carga a granel , tais como agregados, alumina, grãos, carvão, fertilizantes e aço                                                                                                                                                 Em 25 de novembro de 2011 a frota consistia de dois navios, Durrington e Newcastle . Um mês depois, a empresa vendeu Durrington e por 26 de julho de 2012 tinha vendido Newcastle . A empresa está agora em liquidação, trazendo um fim à armador mais antiga da Grã-Bretanha.

Marcas do Mundo ,onde estão os sorvetes Yopa ?

Yopa foi uma empresa brasileira fabricante de sorvetes que foi incorporada e suprimida pela Nestlé. A Nestlé a adquiriu em 1972, introduzindo no mercado linhas inéditas de picolés, como Lolly Pop, Jatos e Cones. No ano de 1994 a Yopa comprou a Gelato e se tornou o principal concorrente da Kibon no Brasil. Contudo, a Nestlé optou por suprimir a marca no ano 2000, quando a Yopa passou a se chamar Sorvetes Nestlé.
Yopa
Era uma marca de sorvetes que foi comprada pela Nestlé nos anos 1970. Tinha sorvetes do Mickey, da Minnie, entre outros personagens da Disney. Em 2000, a dona extinguiu a marca.

Grandes Marcas do Mundo que fecharam as portas

Banco Bamerindus
“O tempo passa, o tempo voa, e a poupança Bamerindus continua numa boa! É a poupança Bamerindus... Dus, dus, dus!”. Se não lembra, assista ao comercial para refrescar a memória. Deu-se mal em 1994 e integrou o Proer, mesmo programa criado pelo governo para evitar que houvesse uma tragédia econômica no Brasil naquela época. Foi parar nas mãos do HSBC em 1997, depois de ter sido vendido por R$ 1, uma quantia simbólica.Avelino Antônio Vieira, nascido em Tomazina, interior do Paraná e ex-vendedor e ex-escriturário de seção bancaria (representação de bancos em pequenas cidades), após concluir o curso de contabilidade na capital paranaense, retorna para sua cidade e abre sua seção bancária.

Em 1929, em plena crise mundial , Avelino resolveu fundar, em Tomazina, uma empresa bancária, e para isto associa-se a alguns amigos e cria a Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Limitada Banco Popular e Agrícola do Norte do Paraná (BPA). Em 1944 o BPA foi incorporado ao Banco Comercial do Paraná, do qual Avelino tornou-se diretor comercial. Em 1951 Avelino Vieira assumiu o controle do Banco Meridional da Produção (com apenas quatro agências) e mudou sua razão social para Banco Mercantil e Industrial do Paraná SA. Em abril de 1971 esta denominação foi alterada e assim o Banco Mercantil e Industrial do Paraná SA transformou-se no Banco Bamerindus do Brasil SA, uma das maiores instituições bancárias da América do Sul durante as décadas de 1970 e 1980, entrando em crise e colapso nos anos 1990

Falência de Marcas famosas do Mundo

Já foi a maior varejista de eletrodomésticos do Brasil, concorrente de Casas Bahia e Ponto Frio, mas quebrou em 1998. Na época, tinha 265 lojas e mais de 2 mil funcionários. Em 2003, a Justiça decretou a falência da Arapuã pela primeira vez e, depois de recursos e mais recursos, em março de 2009 o STJ (Superior Tribunal de Justiça) finalmente se decidiu pela falência.                                                                                                                                                   Lojas Arapuã foi uma rede de lojas que teve origem em São Paulo em 1957 e conquistou vários estados do Brasil. Teve sua origem na cidade de Lins no interior de São Paulo, quando seu fundadador Jorge Wilson Simeira Jacob (ainda menor) herdou de seu pai a loja de tecidos Nossa Senhora Aparecida. Junto com tecidos diversificou comercialização dos produtos de sua loja iniciando com liquidificadores da marca Wallita), mais tarde deixou de comercializar tecidos e volta-se apenas para o ramo de eletrodomésticos. Em 1957 inaugurou a 2ª loja em Lins e outra fora da cidade.
Fez parte do Grupo Fenícia, tal como: Etti, Simeira, Lotus, Banco, Neugebauer, GG Presentes, Prosdócimo.
A loja foi uma das maiores varejistas do país durante a década de 1990, quando rivalizou com as Casas Bahia e o Ponto Frio. Atualmente, comercializa roupas baratas na periferia de São Paulo.

Marcas do mundo que sumiram do mapa.

Durante os 86 anos em que atuou em São Paulo, foi uma das pioneiras do comércio varejista. Na década de 1930, inovou ao colocar etiquetas com os preços nas vitrines. Foi a propulsora do crediário. Entre os anos 40 e 50, o Mappin era o ponto de encontro da elite paulistana. Antecipou o "conceito" de shopping center, reunindo produtos de diversos tipos em um único local. A loja na Praça Ramos de Azevedo, no centro da capital, se tornou referência da marca.
Algumas filiais foram abertas:
O tradicional relógio no prédio da primeira grande loja localizada na Praça Ramos de Azevedo.
  • 1969 – Rua São Bento
  • 1977 – Avenida São João: a primeira de São Paulo a ter estacionamento próprio
  • 1984 – Itaim Bibi
  • 1987 – Shopping Mappin ABC, a primeira loja fora da capital
  • 1991 – Shopping Center NorteShopping West Plaza e Shopping Morumbi
  • 1991 – Criada a TV Mappin: venda de produtos por telefone
  • 1993 – Shopping Jardim Sul.
  • 1995 – Esplanada Shopping, em Sorocaba, interior de São Paulo.
O seu mais famoso jingle era: "Mappin, venha correndo, Mappin, chegou a hora Mappin, é a liquidação".
Mappin
Deve ser a que mais encabeça listas de empresas que sumiram, mas precisa ser citada, mesmo assim. Era uma grande loja de departamentos que faliu em 1999 junto com a Mesbla, que tinha sido comprada por ela em 1996. Pode ser que o Mappin troque de lista e passe a figurar entre as grandes empresas que sumiram e, vários anos depois, voltaram ao mercado, porque a marca foi comprada pela Marabraz recentemente. Mas, até agora, nada.

Marcas do mundo que sumiram do mercado.

propaganda Kolynos  (Foto: reprodução)Kolynos
Foi uma das pastas de dente mais famosas do Brasil até ser comprada pela Colgate-Palmolive em 1997. O Cade (Conselho de Administração de Defesa Econômica), órgão responsável por evitar monopólios, determinou que a marca Kolynos deveria ser deixada de lado por quatro anos. O grupo criou o creme dental Sorriso para substituí-lo e, mesmo depois que a limitação imposta pelo governo acabou, decidiu que a Kolynos não voltaria mais ao mercado.
                                                                                                       A marca Kolynos, uma das mais célebres na área de cremes dentais no Brasil, surgiu nos Estados Unidos em 1908. Naquele ano, o dentista Neal Jenkins lançou sua fórmula, empregada em escala industrial pela Kolynos Company, baseada na cidade de New Haven, Connecticut. O produto chegou ao Brasil em 1917, importado, e mais tarde ganhou fábrica no país devido ao sucesso das vendas. Quanto ao nome Kolynos, que se tornou líder da categoria, tudo indica que tem origem latina, em que "collino" significa untar com, friccionar, esfregar. O primeiro anúncio do Kolynos no Brasil apareceu na revista Selecta, no mesmo ano de 1917, e trazia o slogan "limpa os dentes e a escovinha também". Tão tradicional quanto a marca é a embalagem de Kolynos, que sempre manteve fidelidade ao verde e ao amarelo - ora mais pálidos, ora vibrantes.
Sua compra aconteceu em uma época em que o mercado brasileiro começava a ficar atraente, com sua abertura ao mercado exterior. A compra da Kolynos, feita pela Colgate-Palmolive, empresa norte-americana, envolveu uma transação de US$ 1,040 bilhão, em que US$ 760 milhões foram destinados ao mercado brasileiro.
Na época, protestos das concorrentes, principalmente Procter & Gamble (P&G), grande interessada na compra, trouxeram à mídia uma série de discussões a respeito da lei antitrust e sobre a atuação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), conselho responsável por defender, dentre outras coisas, a competitividade da economia no Brasil.
A Procter & Gamble protestava com base na informação de que a união das duas companhias as tornariam detentoras de 52% do mercado de higiene e beleza. A Colgate, até então possuidora da incrível marca de 27% do market share (participação no mercado), passaria a deter a maior parte; saltaria para uma marca incrível de 79% do setor de higiene bucal, o que poderia ir completamente contra ao estabelecimento de uma competição saudável.

Marcas do mundo que faliram.

Você já se deu conta da quantidade de marcas que décadas atrás pareciam gigantes, promissoras, e hoje nem existem mais? Em todos os setores, há pelo menos uma grande empresa que desapareceu. Veja 12 delas e, se lembrar de alguma outra, nos avise.

Rede Manchete (Foto: Divulgação)

Manchete
Quem era criança ou adolescente 20 anos atrás deve lembrar da rede de televisão que transmitia Cavaleiros do Zodíaco, Sailor Moon, Jiraya, Jaspion... Entre os mais velhos naquela época, novelas como Xica da Silva e Pantanal foram marcantes. Era o canal que, em 1983, dizia em sua abertura ser “a televisão do ano 2000”. Quebrada financeiramente, saiu do ar em 10 de maio de 1999, a sete meses do ano 2000, e deu lugar à RedeTV!.