NOKIA - curiosidades da marca

A NOKIA é um verdadeiro ícone global quando o assunto é comunicação. Os números dessa gigante assustam: a cada 3 meses vende mais de 100 milhões de celulares no mundo (mais do que Motorola, Samsung e Sony-Ericsson juntas), ao ritmo de 13 unidades por segundo; tem participação de mercado de 32.6% nas vendas globais; e lança mais de 50 novos modelos de celulares por ano. Além disso, a marca NOKIA aparece no sétimo lugar da lista das marcas globais mais valiosas, sendo também a 20ª empresa mais admirada do mundo, segundo a lista deste ano da revista Fortune. Nada menos que um bilhão de pessoas em todo o mundo tem um celular da empresa nos dias de hoje. Isso é mais do que qualquer fabricante de bens de consumo, de qualquer ramo e em qualquer época jamais conseguiu até hoje. Sua liderança é incontestável e pode ser traduzida pelo seu slogan: Connecting People, ou seja, conectando pessoas.
A história
A história da empresa começou em 1865, quando o engenheiro de mineração Fredrik Idestam fundou uma fábrica de celulose na cidade de Tampere, no sudoeste da Finlândia, logo transferida para o município vizinho de Nokia e batizada como Nokia Wood Mills, localizada às margens do rio Nokianvirta. Em 1871, ele associou-se ao seu amigo Leo Mechelin, transformando a empresa em sociedade anônima. Pouco mais de duas décadas depois, em 1898, a empresa expandiu sua atuação com investimentos em borracha ao associar-se com a Finnish Rubber Works Ltd. O primeiro produto fabricado do resultado dessa associação foi uma bota de borracha. Com a chegada do novo século, a empresa deu uma nova guinada e ampliou seu foco de mercado novamente, associando-se em 1912 com a Finnish Cable Works Ltd. para produzir fios de cobre com camadas de borrachas impregnadas na estrutura. Esse foi o início das atividades no segmento de eletrônica da empresa.
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Em 1967, depois da fusão dessas três empresas, surgiu a NOKIA CORPORATION, um conglomerado produtor de papel, bicicletas, pneus, botas de borracha, computadores, cabos, televisores e dezenas de outros itens. Os primeiros passos para uma grande mudança nos rumos da empresa tiveram início ainda esta década, com o surgimento do departamento de eletrônica da NOKIA, que tinha como principal objetivo pesquisar rádiotransmissão. Até o final dos anos 70, a NOKIA se manteve envolvida no setor da área de infra-estrutura de telecomunicações, atendendo o mercado e as Forças Armadas da Finlândia.
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Na década de 80 com o início do desenvolvimento da indústria de microinformática, a NOKIA se dedicou, com considerável sucesso, à produção de computadores, monitores e até televisores preparados para as transmissões em alta definição, as ligações por satélite e o teletexto. Nesta década, a tecnologia da empresa para comunicação via rádio foi aproveitada para o desenvolvimento de telefones sem fio. O pioneiro foi o Mobira Senator, lançado em 1982, como equipamento para automóveis, e que pesava absurdos 9.8 quilos. Cinco anos depois, foi introduzido o Mobira Cityman 900, para muitos, o primeiro telefone realmente portátil: pesava 800 gramas (considerado um grande avanço em relação aos seus antecessores) e custava o equivalente a US$ 6.150 nos dias de hoje. Foi o bastante para que o aparelho se tornasse popular entre os consumidores que podiam pagar por ele e exibi-lo como símbolo de status. Nos anos seguintes, os produtos de infra-estrutura dos telefones móveis e de telecomunicações chegaram aos mercados internacionais, e nos anos 90, a NOKIA já era uma das líderes mundiais em tecnologia de comunicação digital (em 1998 vendeu cerca de 40 milhões de telefones celulares, tornando-se a empresa número 1 no mundo nessa categoria, ultrapassando a tradicional Motorola).
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Observando o mercado agora, é fácil esquecer que a NOKIA nem sempre foi dominante. Em meados dos anos 90, a Motorola dava as cartas no mercado, desfrutando o enorme sucesso do celular StarTac. Silenciosamente, porém, a NOKIA iniciava sua ofensiva, adicionando elementos inovadores de design aos telefones, na forma de capinhas substituíveis, e diferentes ringtones. Mais importante, começou a operar em escala global, lançando mais modelos em um número cada vez maior de países. Os finlandeses apostaram cedo no desenvolvimento de plataformas básicas para celulares, a partir das quais é possível produzir variações de produtos com grande economia de escala. A partir de então, a empresa apresentou inúmeras inovações em aparelhos de comunicação portátil, agregando a eles várias funcionalidades, fazendo com que os celulares se tornassem aparelhos multiuso. Dentre as inovações é possível destacar seus primeiros celulares com câmera fotográfica digital com resolução, introduzidos em 2003; primeiro celular com câmera de 1.0Mpx com exclusivo flash embutido; e os primeiros celulares com tela de 16 milhões de cores, superando a concorrência que usava até 260 mil cores. Em 2005 a empresa vendeu seu aparelho celular de número um bilhão, um modelo NOKIA 1100 comercializado na Nigéria.
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Atualmente a NOKIA, além de ser um gigante do setor, está mudando a maneira como as pessoas se comunicam, e suas mais recentes cartadas foram apresentadas, no final de 2007, aos mercados mundiais, a começar pelo europeu: a loja virtual de música Nokia Music Store, os novos games para celular da grife N-Gage e a linha de aparelhos que navegam na Internet criados para concorrer com o iPhone da Apple. E ainda provocou a poderosa empresa americana:“Quando eles lançaram o iPhone, conseguiram uma publicidade sensacional, tudo para vender 270 mil aparelhos em dois dias”, disse na época o inglês Mark Selby, vice-presidente mundial de vendas da empresa. “Isso é mais ou menos o número de celulares que vendemos em seis horas”. Há poucas empresas com a marca, o alcance e a tecnologia necessários para liderar a convergência digital. A NOKIA é uma delas. Uma prova disso aconteceu no dia 2 de setembro, quando anunciou oficialmente o lançamento de seu primeiro netbook, o Booklet 3G.
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Depois dos fortes rumores surgidos em 2010 de que a NOKIA estaria pensando em utilizar o software da Microsoft em seus smartphones, no dia 11 de fevereiro de 2011 a empresa anunciou que os futuros aparelhos da empresa utilizarão os sistemas produzidos pela Microsoft. Antes da parceria, a NOKIA utilizava os sistemas Symbian. O software Windows Phone 7, que passará a integrar os aparelhos da marca finlandesa, é o mesmo usado por alguns smartphones das marcas LG, Samsung e HTC. A empresa também iniciou uma reformulação nas suas linhas de telefones celulares, dando novos nomes aos aparelhos e especificando suas principais funções: C-series(celulares básicos low-end), X-series (celulares multimídia projetados para o entretenimento e as redes sociais, com foco em um público que procura o divertimento), E-Series (celulares corporativos ficados no mercado para executivos), N-series (celulares high-end) e S-series(celulares luxuosos e com edições limitadas, onde as novas tecnologias são implantadas). Hoje em dia a NOKIA conecta pessoas entre si e as informações que lhes são importantes, com produtos inovadores e fáceis de usar, como celulares, dispositivos e soluções para o uso de imagens, jogos, mídia e negócios. É capaz ainda de fornecer equipamentos, soluções e serviços para corporações e operadoras de rede
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A linha do tempo
1981
● A primeira rede de telefonia móvel celular internacional, denominada NMT, começou a funcionar na Escandinávia com a NOKIA introduzindo os primeiros telefones de viaturas para a rede anos depois.
1984
● Lançamento do telefone NMT portátil para viatura, chamado NOKIA TALKMAN.
1987
● Lançamento do NOKIA CITYMAN, telefone NMT portátil.
1988
● A primeira central ISDN (Integrated Services Digital Network ou Rede Digital de Integração de Serviços - RDIS) do mundo em conformidade com os padrões CCITT, fabricada pela NOKIA, entrou em funcionamento na Finlândia.
1990
● Introdução dos primeiros pagers de texto Radio Data System (RDS) e Mobile Search (MBS).
1991
● A NOKIA realiza a primeira chamada GSM do mundo feita na rede da Radiolinja na Finlândia.
● Se tornou o primeiro fabricante a ter um celular GSM pronto para produção em larga escala.
1992
● Lançamento do NOKIA 1011, primeiro celular digital para redes GSM.
● Lançamento da série 100 NOKIA, primeira linha de celulares para todas as redes analógicas.
1993
● Introdução do modem celular, do tamanho de um cartão de crédito, desenvolvido em conjunto com a AT&T Paradyne.
● A NOKIA transmite pela primeira vez uma mensagem de texto via celular através do sistema GSM. Foi o primeiro indício de que seria possível conectar um celular a um computador.
1994
● Primeiro fabricante a lançar várias séries de celulares para todos os sistemas digitais (GSM, TDMA, PCN, Japan Digital).
● Lançamento do NOKIA 2100, até então menor e mias leve celular do mundo.
● Primeira chamada GSM oficial na República Popular da China foi feita com um celular NOKIA.
● Primeiro fabricante europeu a vender celulares no Japão.
● Lançamento do ringtone da marca, conhecido como NOKIA TUNE, que rapidamente ficou extremamente popular no mundo todo. Ele apareceu pela primeira no aparelho NOKIA 2100 series. É baseado em um trecho de uma composição de 1902, chamada Gran Vals, do compositor e violonista espanhol Francisco Tárrega. Estima-se que o tradicional ringtone da NOKIA seja ouvido aproximadamente 1.8 bilhões de vezes por dia no mundo inteiro.
1996
● Lançamento da família de celulares NOKIA 8100, a primeira com um design inovador, ergonomicamente confortável.
1997
● Fornece aparelhos GSM para 59 operadores de celulares em 31 países.
● O aparelho celular NOKIA 6110 foi o primeiro a disponibilizar o tradicional joguinho NOKIA SNAKE, popularmente conhecido como “jogo da cobrinha”.
1999
● Anúncio do primeiro telefone multimídia baseado no Wireless Application Protocol (WAP) em Mobile Media Mode. O telefone NOKIA 7110 de duas bandas, GSM 900/1800, foi desenvolvido para permitir fácil acesso aos conteúdos da Internet a partir de um celular.
● Lançamento do NOKIA 650, primeiro telefone celular com rádio FM incorporado.
● Lançamento da série NOKIA 5100, primeiros celulares com tampas intercambiáveis pelos próprios usuários.
● Lançamento do NOKIA 9110 Communicator, primeiro dispositivo móvel de mão a suportar imagens sem fios.
2000
● Em parceria com a companhia aérea Scandinavian Airlines Systems, os telefones celulares da NOKIA podem ser adquiridos em todos os vôos internacionais da SAS. É a primeira vez que telefones celulares estão à venda em aviões.
2002
● Lançamento do NOKIA 6650, primeiro celular com tecnologia 3G.
2003
● Lançamento do NOKIA N-Gage, um smartphone (celular inteligente) de 13.36 cm de comprimento por 6.95 cm de largura e 2 cm de altura, e pesando apenas 137 gramas (incluindo a bateria). O “brinquedinho” era uma mistura de videogame portátil, MP3 Player, gravador, rádio, telefone celular, computador de mão, servindo ainda para receber e enviar e-mails e mensagens SMS, e navegar na Internet. Com design similar ao de uma concha, o aparelho consumiu 11 meses de pesquisas e investimentos de US$ 220 milhões. Para o lançamento mundial do produto a empresa gastou US$ 100 milhões.
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2005
● Lançamento do NOKIA NSERIES, primeiros celulares multimídia de última geração.
2006
● Lançamento do NOKIA MAPS (atualmente conhecido como OVI MAPS), serviço de mapas digitais para GPS, incluindo navegação por voz, que já abrange 180 países, sendo 74 desses navegáveis, oferecendo guias multimídia para cidades, imagens de satélite e interfaces redesenhadas.
2007
● Lançamento do NOKIA N82, um telefone que além de acessórios tradicionais como câmera e acesso a e-mail, possui ainda guias de ruas de 150 países e permite baixar mais de mil estações de rádio para serem ouvidas em tempo real. Tudo isso somente é possível graças a memória de 8 GB.
● Lançamento do NOKIA 3110 Envolve, um celular fabricado com metade dos materiais utilizados recicláveis e bateria que pode ser carregada com uma economia de 94% de energia.
● Lançamento do NOKIA N95, um smartphone com funções de GPS (permitindo encontrar e explorar ruas de mais de 150 países em todo o mundo, além de 15 milhões de pontos de interesse, como restaurantes, bancos, museus e shopping centers) e uma série de novos recursos e serviços que fazia com que o usuário tivesse a Internet em suas mãos. Além do seu desenho compacto e todas as funções, vinha com uma câmera digital com lente Carl Zeiss de altíssima resolução (5.0 Megapixels) incorporada.
2008
● Lançamento do NOKIA 5800 Comes With Music, um smartphone que inclui revolucionário um serviço (Comes With Music), introduzido no mercado pela primeira vez no mês de outubro no Reino Unido, que permite o download gratuito de milhares de músicas, dentro do período de um ano.
2009
● Lançamento do BOOKLET 3G, primeiro netbook da empresa finlandesa. O aparelho marca o retorno da gigante ao mercado de computação pessoal, abandonado por ela em 1991. O netbook roda em Windows, traz um processador Intel Atom, pesa apenas 1,25 quilos, possui tecnologia 3G embutida e bateria com duração de 12 horas.
● Lançamento do NOKIA 7705 TWIST, um aparelho de designer inovador, compacto, quadrado e pequeno. Equipado com um completo teclado QWERTY, que pode esconder-se debaixo da tela de 2.4 polegadas com resolução QVGA, o aparelho está bem adaptado ao envio de mensagens e também ao melhor uso de Internet com um navegador HTML, com acesso direto ao correio eletrônico e redes sociais.
2010
● Lançamento do NOKIA N8, um aparelho celular que combina rede social totalmente integrada, uma câmera de 12 megapixels com vídeo HD, WebTV, Ovi Mapas e muitas opções de personalização.
● Lançamento do NOKIA X5, um aparelho compacto, eficiente para comunicação nas redes sociais, mas sendo um poderoso player multimídia. Seu design quadrado, variação de cores e acabamento espelhado fazem com que o aparelho ganhe um visual elegante e descolado.
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As lojas conceitos
A empresa decidiu, em 2005, abrir algumas das chamadas “Lojas Conceitos” em determinados países para que o usuário pudesse “degustar” toda a linha de produtos e acessórios, tirar dúvidas sobre o seu funcionamento e, claro, comprá-los. A estratégia era gerar uma experiência de mobilidade com os produtos e serviços da NOKIA. A primeira delas foi aberta em Moscou e hoje já existem outras lojas-conceito da NOKIA em Londres, Helsinque, Nova York, Cidade do México, Dubai e Xangai. No dia 19 de outubro de 2008 a empresa inaugurou na Rua Oscar Freire, tradicional trecho de comércio da classe A na capital paulista, sua 10ª loja-conceito em todo o mundo, onde o consumidor terá acesso a demonstrações de experiência móvel, englobando música, navegação, vídeo, imagens, Internet e jogos. Cada aparelho em demonstração está conectado à Internet por uma rede WiFi e equipado com acessórios, como caixas de som, fones de ouvido, telas de LCD, impressoras fotográficas e laptops. Uma área da loja é dedicada a palestras, cursos, eventos e capacitação personalizados.
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O centro de pesquisa
Um dos principais motivos do enorme sucesso da NOKIA pode ser creditado ao seu moderno Centro de Pesquisa e Design e ao investimento anual de €5.9 bilhões nessa área, para lançar aproximadamente 60 novos modelos por ano. Localizado na cidade de Espoo, região metropolitana de Helsinque, o moderno centro abriga uma equipe composta por mais de 200 designers (quantos exatamente é segredo), de mais de 45 nacionalidades, incluindo três brasileiros. No dia-a-dia dentro do QG da NOKIA, fala-se e, principalmente, ouve-se inglês. Ali, designers usam blogs para se comunicar com usuários e “futuristas” são empregados para traçar cenários. Investiga-se, no momento, a comunicação por hologramas e a confecção de telefones com materiais biodegradáveis. Eventuais choques culturais com a ala engravatada da empresa são amortecidos pelos valores pregados pela NOKIA. Todos os funcionários são iguais. O vice-presidente e o estagiário fazem as refeições na mesma cantina. Usar piercing ou sandálias Havaianas, tudo bem. Cada um tem liberdade para ser como realmente é. A NOKIA tem hoje mais de uma dúzia de centros de design locais: Bangalore (Índia); Beijing e Shenzhen (China); Cambridge (Reino Unido); Helsinki e Tampere (Finlândia); Palo Alto, Hollywood, Cambridge e Berkeley (Estados Unidos); Lausane (Suíça); e Nairóbi (Quênia). Há também estúdios nos principais mercados da empresa no mundo e “oásis de desenho” em lugares que os designers considerem inspiradores, como o Rio de Janeiro.
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Agora uma empresa de tecnologia
A guinada da NOKIA em direção à web coincide rigorosamente com a ascensão de Olli-Pekka Kallasvuo à presidência da empresa, em junho de 2006. Nem bem tinha tomado posse, deu início a uma frenética temporada de aquisições de empresas de Internet. Já em agosto, investiu US$ 60 milhões na compra da distribuidora de música on-line Loudeye. Na seqüência, adquiriu a Gate5, uma pequena empresa alemã de software de navegação com GPS. O ataque foi retomado no ano seguinte, em julho, com a compra do Twango, um pequeno site de compartilhamento de fotos e vídeos. Criado em 2004 por cinco ex-executivos da Microsoft, o portal tinha somente dez funcionários, mas, apesar de pequeno, era possivelmente o único realmente multimídia de seu setor. No final de 2007, em uma transação bilionária, adquiriu a Navteq, empresa americana produtora de mapas digitais. Uma de suas mais recentes e importantes aquisições foi da empresa americana Avvenu, especializada em compartilhamento de arquivos. Como uma espécie de cereja nesse bolo de parcerias, a NOKIA assinou um acordo com a Microsoft para que versões de serviços como Hotmail e Messenger sejam carregados nos aparelhos de sua Série 60 de celulares inteligentes. Também anunciou uma parceria com a Universal Music, que permitiu à seus clientes o download gratuito e ilimitado de músicas pelo período de um ano. Ao todo a NOKIA já gastou mais de US$ 12 bilhões em aquisições de empresas de tecnologia e Internet.
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Porém a maior aposta da NOKIA, anunciada ao mercado no dia 29 de agosto de 2007, e que estreou sua versão beta em 28 de agosto de 2008, atende pelo nome de Ovi (que significa “porta”em finlandês), marca da empresa finlandesa para serviços de Internet. Trata-se de um portal onde estão hospedados uma infinidade de produtos como, por exemplo, álbum de fotos, música, mapas digitais e biblioteca de livros, que podem serem utilizados por telefone celular, computador (através do Nokia Ovi Suite, permite aos usuários organizarem e compartilharem fotos, transferindo dados entre o computador e o aparelho celular) ou via web. O acesso inicialmente foi totalmente gratuito.
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Novos serviços foram acrescentados nos meses seguintes, como por exemplo, o Ovi Mail, um serviço de e-mail fácil de ser usado em aparelhos Nokia, que atualmente conta com mais de 5 milhões de usuários e está disponível em 15 idiomas. Rapidamente a loja virtual de músicas, jogos e aplicativos, criada no mês de maio de 2009 para concorrer com o iTunes, se tornou uma demonstração da disposição da NOKIA em desbravar novos mercados. Além disso, instalando Nokia Ovi Suite no computador, o usuário é capaz de sincronizar todas as suas informações, gerenciar suas músicas, fotos, aplicativos e mapas, além de atualizar o software de seu aparelho sempre que possível. Através desse portal é possível também navegar em todos os sites normalmente (Yahoo, Orkut, Terra, Google), usando uma única senha
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O NOKIA TRENDS
É um projeto de marketing baseado em arte multimídia e música avançada, para estimular as novas formas de consumo de informação a partir de meios eletrônicos, não só tradicionais, mas, sobretudo os móveis. O projeto traz para o público as principais tendências artísticas de todo o mundo, promovendo um intercâmbio cultural entre as vanguardas artísticas e culturais. Com esse projeto, a NOKIA ajuda pessoas a incorporarem a tecnologia no seu dia-a-dia e utilizá-la como ferramenta de expressão artística. Desde que foi criado no Brasil, em 2001, NOKIA TRENDS já atraiu quase 350 mil pessoas em eventos realizados em São Paulo e Rio de Janeiro, com apresentações de bandas e DJs como Fatboy Slim, LCD Soundsystem e Laurent Garnier, Bomb The Bass, Chemical Brothers, Human League e Asian Dub Foundation. A plataforma foi exportada para Argentina, México, Colômbia, Itália, Lituânia, Alemanha, França, entre outros países.
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Campanhas que fizeram história
Uma das ações mais inteligentes da marca finlandesa foi lançada em 2007. Imagine carregar celular, iPod, laptop, câmera digital, Blackberry, entre outras invenções modernas ao sair de casa. Isto causaria um verdadeiro transtorno. Mas, a centenária alfaiataria Henry Needle & Sons criou o chamado “Great Pockets”. Uma linha de roupa, masculina e feminina, especialmente adaptadas com diferenciados bolsos, para que o cliente possa carregar todas as parafernálias eletrônicas que fazem parte do seu cotidiano. Ao entrar no site Great Pockets era possível conversar com o simpático alfaiate Henry Needle e escolher uma roupa que combinasse com o seu estilo. Existia a enorme chance dos internautas acharem as roupas um pouco extravagantes. Então bastava dizer“não, obrigado” e ver uma alternativa bem mais interessante de resolver o problema. Uma fantástica ação interativa, criada pela agência sueca FarFar, que diga-se de passagem vem realizando trabalhos excepcionais, para divulgar o Nokia N95, um aparelho multimídia com um formato inovador, deslizante para os dois lados, e que integrava funcionalidade de celular, GPS, câmera de 5 megapixels com lentes Carl Zeiss, vídeo, Player MP3 e internet. Enfim, um aparelho que continha tudo o que uma pessoa “antenada” precisa para sobreviver ao dia-a-dia.
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A evolução visual
O logotipo da NOKIA sofreu algumas alterações no decorrer dos anos. O primeiro logotipo da empresa continha como símbolo um peixe, uma referência à localização da NOKIA às margens do rio Nokianvirta, ainda como produtora de papel. A primeira modificação ocorreu em 1898 quando o logotipo adquiriu a forma circular com a palavra NOKIA ao centro. Em 1967 o logotipo da corporação passou a ser uma representação gráfica de três setas – cada uma representando uma das empresas fundidas para a formação da NOKIA CORPORATION – apontando diagonalmente para o alto. Somente em 1987, quando a empresa já fabricava sistemas de telefonia e já era a terceira maior fabricante de televisões da Europa, cria-se uma nova logomarca com a palavra NOKIA e as três setas ao lado. Em 1993, a empresa já havia cedido sua infra-estrutura para a realização da primeira chamada GSM do mundo, quando o slogan “Connecting People” passou a fazer parte do logotipo. Um ano depois, o azul da marca é suavizado até que em 1997, as setas são abandonadas e o logotipo passou a ser como é conhecido hoje em dia.
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Os slogans
Life goes mobile! (2004)
Connecting people. (1993)
Fala por você. (Brasil, slogan secundário)
O mundo todo só fala nele. (Brasil, slogan secundário)
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O gênio por trás da marca
Qualquer que seja o CEO ou presidente da empresa finlandesa sempre vive sob a sombra de Jorma Ollila, uma figura histórica na NOKIA. Como CEO de 1990 a 2006, comandou a transição da empresa de seu pior momento para sua época de glória. Ele sucedeu a Kari Kairamo, responsável pela trágica gestão da empresa nos anos 80. Foi uma época de expansão indiscriminada para novos campos, principalmente por meio de aquisições. O resultado da dispersão de receitas foi a maior crise da história da empresa, que culminou com o suicídio de Kairamo, em 1988, e com a venda das unidades de televisores e computadores pessoais. Coube a Jorma Ollila, corajosamente, estreitar o foco em telecomunicações, uma área então deficitária na empresa. Essa decisão temerária deu origem à NOKIA que se conhece hoje. Seu sucesso naturalmente chamou a atenção do mundo corporativo e seu “passe” acabou parcialmente comprado, em 2009, pela gigante do petróleo Shell. Desde então, acumula os cargos de presidente dos conselhos de administração das duas empresas.
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Dados corporativos
● Origem: Finlândia
● Fundação: 1865
● Fundador: Fredrik Idestam
● Sede mundial: Espoo, Finlândia
● Proprietário da marca: Nokia Corporation
● Capital aberto: Sim (1915)
● Chairman: Jorma Ollila
● Presidente & CEO: Stephen Elop
● Faturamento: €42.4 bilhões (2010)
● Lucro: €1.85 bilhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 32.2 bilhões (março/2011)
● Valor da marca: US$ 29.495 bilhões (2010)
● Lojas-Conceito: + 15
● Vendas globais: 453 milhões de celulares (2010)
● Presença global: 180 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 132.400
● Segmento: Telecomunicação
● Principais produtos: Telefones celulares, sistemas de comunicação, computadores
● Outros negócios: Vertu (marca de celulares de luxo) e Navteq (mapas digitais)
● Slogan: Connecting People.
● Website: www.nokia.com
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O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca NOKIA está avaliada em US$ 29.495 bilhões, ocupando a posição de número 8 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. Além disso, a NOKIA é a 120ª maior empresa do mundo de acordo com a Fortune 500 de 2010.
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A marca no mundo
A NOKIA, que tem sua sede mundial localizada em Espoo, região metropolitana de Helsinque, é a maior fabricante mundial de telefones celulares, está presente em 180 países ao redor do mundo, contando com mais de 132 mil funcionários, sendo 27% deles trabalhando na área de pesquisa e desenvolvimento que possuí nove laboratórios de pesquisa espalhados em sete países. A empresa é líder global em telefones inteligentes com 32.6% de participação, vendendo apenas em 2010 mais de 453 milhões de celulares. Além disso, diariamente mais de 1.3 bilhões de pessoas se comunicam utilizando algum dispositivo da NOKIA. As 11 fábricas estão espalhadas por nove países (Brasil, China, Finlândia, Alemanha, Hungria, México, Coréia, Romênia, Reino Unido e Índia). O grupo é formado por duas unidades de negócios - Nokia Networks (Nokia Redes) e Nokia Mobile Phones (Telefones Móveis), uma organização separada chamada Nokia Ventures Organization e Nokia Research Center (Centro de Pesquisas). A empresa ainda possui uma unidade de luxo que fabrica celulares com a marca VERTU. A NOKIA tem 350 mil pontos de venda em todo o mundo, entre as lojas das operadoras, redes varejistas tradicionais e suas próprias lojas. Desde sua criação até hoje a empresa foi responsável pela fabricação de um terço dos celulares existentes no planeta. Para cada seis habitantes do planeta, um possui um celular NOKIA.
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Você sabia?
● O som especial que os aparelhos da NOKIA emitem quando recebem mensagens SMS é na verdade o código Morse para “SMS”.
● É a maior empresa do Finlândia, responsável por um terço do valor de mercado da Bolsa de Valores de Helsinque, e respondendo por aproximadamente 3.5% do PIB e quase um quarto das exportações do país. Em 2008, pela primeira vez na história, o faturamento da empresa superou o orçamento nacional da Finlândia. 

SCOTCH TAPE - Curiosidades da marca


Por 85 anos, a marca SCOTCH cria grandes ideias que colam. A fita adesiva, produto mais conhecido da marca, tem uma infinidade de usos que auxiliam a resolver problemas de uma forma eficiente e prática. Existe uma fita para cada necessidade ou ocasião, incluindo uma ampla variedade de fitas transparentes, coloridas e à prova de luz; que esticam e rasgam sem deixar ponta; para alta temperatura ou frio extremo; ou que prendem pacotes e podem ser usadas para rótulos. Por esses motivos as fitas SCOTCH estão presentes no mundo todo e milhões de pessoas as consideram indispensáveis. 

A história 
Para contar a história de uma das marcas em que os americanos mais confiam é preciso voltar aos anos de 1920, mais precisamente para dentro dos laboratórios da 3M, uma das empresas mais inovadoras do mundo. Então especializada na produção de lixas de papel, a empresa voltou-se para solucionar o problema de cobrir a parte já laqueada de um automóvel a ser pintado em duas cores, um modismo da época. E coube ao jovem engenheiro químico Richard G. Drew começar a quebrar a cabeça para encontrar uma solução. Em 1923, ele finalmente apresentou uma espécie de fita crepe com cola apenas nas laterais, provavelmente por economia. Na prática, a aplicação não deu certo. Isto porque, o protótipo da fita foi enviado a um funileiro na cidade americana de St. Paul para testes. Este aplicou a fita ao longo da borda já pintada e quando estava começando a aplicar a segunda cor, a fita começou a se desprender. Com isso, os espaços sem cola deixavam a tinta vazar, estragando a pintura do carro. Foi então que ele, insatisfeito, devolveu a encomenda, gritando furioso: “Leve esta porcaria de volta para o escocês do seu patrão, e lhe diga para colocar mais cola!”, referindo-se ao pão-durismo do então presidente da empresa, William McKnight, nascido na Escócia. Assim nasceria, anos depois, a inspiração do nome da marca: SCOTCH (escocês, em inglês, e expressão utilizada para que designar “indivíduo econômico”). Coincidentemente, a 3M estava buscando uma forma de diversificar os negócios da empresa, e deram à Drew o tempo e o apoio financeiro que ele precisava para conduzir mais algumas experiências e aperfeiçoar o produto. Após dois anos, em 1925, nascia a fita crepe para resolver o problema dos funileiros.


Anos depois, no dia 31 de janeiro de 1928, surgiu outro problema que precisava de solução: um cliente desejava uma embalagem à prova de umidade para cabos de isolamento a serem utilizados em vagões refrigerados. Drew experimentou vários materiais, mas nenhum era suficientemente impermeável. Foi aí que teve a ideia de tentar com o celofane, um material então relativamente novo no mercado, mas com popularidade crescente entre os distribuidores alimentícios porque era à prova de umidade. A própria 3M o utilizava para embalar as fitas adesivas de crepe que produzia. Drew aplicou no celofane a cola utilizada naquelas fitas adesivas. O resultado não foi perfeito, mas animador, de forma que a empresa decidiu dar continuidade ao desenvolvimento da fita adesiva transparente. Foi uma decisão corajosa: as dificuldades em trabalhar o celofane eram tão grandes (a fita de celulose enrolava com o calor, rasgava na máquina e impedia que o adesivo se espalhasse uniformemente), que a empresa só as superou em 1930, quando foi lançada a Fita Scotch® Celofane. Foi uma inovação de grande peso para mercearias e padarias, para fecharem seus pacotes e caixas, e ajudou muitas pessoas durante a Grande Depressão a reparar produtos e utensílios em suas casas, prolongando assim a vida útil deles. Com o tempo, foram descobertas centenas de outras utilidades para a fita. E com isso, a fita se vendia praticamente sozinha.


Já em 1932, a marca apresentou ao mercado o primeiro dispensador de fitas. O produto, feito de ferro, pesava mais que 3 quilos. Com o aplicador, a fita podia ser desenrolada, cortada e aplicada em segundos, mantendo a ponta sempre pronta para a próxima aplicação. No final desta década, em 1939, a marca SCOTCH inovou mais uma vez, trazendo o suporte manual em forma de caracol, usado até hoje no mercado. A primeira versão foi feita com metal, sendo este substituído por plástico um ano depois. Durante a Segunda Guerra Mundial, quase todas as fitas e adesivos produzidos no mundo eram direcionados aos esforços militares. A 3M desenvolveu e produziu mais de 100 diferentes tipos de fitas para ajudar a solucionar problemas como selagem de equipamentos balísticos, identificação de materiais, suporte/fixação de objetos, proteção e isolamento. A 3M chegou a veicular comerciais se desculpando perante aos consumidores pela falta do produto, explicando que todos os suprimentos disponíveis de fita adesiva tinham sido desviados para os esforços de guerra. A fita Dupla Face Scotch® (revestida com adesivo em ambos os lados) surgiu nesse período. O ano de 1945 foi marcante, pois com o fim da guerra, além dos produtos voltarem a serem comercializados para usos doméstico, profissional e escolar, o famoso desenho xadrez foi adicionado as embalagens dos produtos, surgindo assim um ícone de identificação da marca SCOTCH.


Na década de 1950, Scotty McTape, a mascote da marca criada em 1944 e representada pelo desenho de um simpático menino vestido com roupas típicas da Escócia (com direito ao tradicional Kilt), surgia pela primeira vez nos comerciais de televisão e anúncios impressos. Em 1955, 67% dos domicílios americanos tinham TV, e a Fita Scotch® Celofane foi um dos maiores anunciantes desse novo meio de mídia. A mascote Scotty acompanhou e cresceu com a SCOTCH por duas décadas depois disso, aumentando assim o reconhecimento da marca perante os americanos. Em 1961, a marca lançou a chamada Fita Mágica Scotch®. A nova fita era invisível em papéis claros e envelopes, e ao contrário das fitas comuns, aceitava escrita de caneta e lápis. Nesta década, a 3M criou toda uma linha de fitas transparentes com a marca SCOTCH. A fita podia ser encontrada com adesivos permanentes e removíveis, colocados em um ou nos dois lados da fita. O acabamento da fita podia ser polido, de cetim e fosco, o que melhor combinasse com o papel em que a fita estava sendo aplicada. E a fita podia ser comprada em rolos tradicionais ou tiras picotadas que saiam de um aplicador uma de cada vez.


Em 1984, foi lançada a Fita Removível Scotch®, com um adesivo exclusivo que prendia o papel firmemente, mas ao mesmo tempo permitia que fosse removido facilmente. Mais tarde, em 1996, a fita removível de dupla face seria lançada. Em 1985, quando os produtos da marca já estavam disponíveis em muitos mercados mundiais, consumidores americanos apontaram a Fita Scotch® como o produto mais indispensável para se ter em casa, com 46% de respostas. Pela qualidade e tradição, a marca ganhou um respeito admirável com seu público, como mostrou essa pesquisa. Pouco depois, em 1986, fita SCOTCH foi homenageada por uma importante revista de consumo americana. Os editores escolheram a fita SCOTCH como uma das “50 pequenas maravilhas e grandes negócios que revolucionaram a vida dos consumidores”. Mais de uma década depois, em 1997, foi lançada a Fita Ultra Scotch®, com um acabamento exclusivo acetinado, e que desaparecia quando era colocada na maioria dos papéis de embrulho. Outra novidade foi oAplicador Pop-Up Scotch®, em tiras de cinco centímetros, que podia ser utilizado preso ao pulso ou as mãos, conferindo rapidez e praticidade para embrulhar presentes, realizar trabalhos artísticos e projetos escolares.


Em 2004, a linha de fitas transparentes SCOTCH foi considerada uma “Humilde Obra de Arte” pelo respeitado Museu de Arte Moderna de Nova York. A exibição contava com 100 itens, incluindo as fitas SCOTCH, que são usadas diariamente como soluções simples, porém indispensáveis para o consumidor. Embora modestos em tamanho e preço, esses produtos foram descritos como obras-primas em design. No ano seguinte, a marca celebrou os 75 anos de suas fitas transparentes. Já o clássico suporte em forma de caracol ganhou sua maior transformação em 60 anos, apresentando um design polido e cheio de estilo. Nos anos seguintes a SCOTCH estendeu sua marca para outras categorias de produtos, como por exemplo, etiquetas adesivas, colas, spray adesivos e até tesouras. Além disso, lançou a linha SCOTCH EXPRESSIONS, fitas decorativas em mais de 100 cores e estampas diferentes; e a SCOTCH BLUE, fitas crepes ideais para pintura, facilitando assim o trabalho nas mais diversas superfícies como esquadrias, madeira, vidro, metais e superfícies pintadas.
  

Hoje em dia, as fitas adesivas da marca SCOTCH estão distribuídas em quatro áreas diferentes, de acordo com os mercados aos quais se destinam. Em Papelaria & Escritório estão fitas que são vendidas no segmento de consumo, para empacotamento de presentes, trabalhos profissionais e escolares. Em Construção & Melhoria do Lar estão fitas que podem ser aplicadas em pequenos reparos domésticos, como a conhecida Silver Tape, por exemplo. Na área deProdutos Elétricos, estão soluções em fitas isolantes e adesivos para este mercado. E a área deAdesivos e Fitas Industriais detém produtos destinados a necessidades específicas em processos industriais, sistemas completos para o empacotamento e o etiquetamento de mercadorias.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Em 1981, o tradicional logotipo com fundo preto e o nome da marca em amarelo foi criado.


As embalagens das fitas, principalmente com o dispensador conhecido como “caracol” evoluíram ao longo dos anos, como mostra a imagem abaixo.


Os slogans 
Great ideas that STICK! 
Make Amazing. 
Tape beyond strong. 


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 31 de janeiro de 1930 
● Criador: Richard Drew 
● Sede mundial: St. Paul, Minnesota, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: 3M Company 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Inge Thulin 
● Faturamento: Não Divulgado 
● Lucro: Não Divulgado 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Papelaria 
● Principais produtos: Fitas adesivas, colas, etiquetas e tesouras 
● Concorrentes diretos: Sellotape, Duck Brand, Tesa, Pritt e Bic 
● Ícones: O xadrez 
● Slogan: Great ideas that STICK! 
● Website: www.scotch.com.br 

A marca no mundo 
A marca SCOTCH, presente em centenas de produtos que vão desde fitas adesivas destinadas ao consumo, etiquetas adesivas, colas até soluções em adesivos para o mercado industrial, está presente em mais de 80 países ao redor do mundo. A marca, avaliada em mais de US$ 2.5 bilhões, é uma das mais valiosas e importantes da 3M. 

Você sabia? 
● Desde a invenção, em 1930, mais de 400 variedades de fitas adesivas foram introduzidas no mercado sob a marca SCOTCH.