A AMSTEL, juntamente com a Heineken, se tornou um verdadeiro símbolo holandês no segmento de cervejas. Embora menos conhecida que sua concorrente e proprietária, a AMSTEL conquistou importantes mercados mundiais com suas cervejas saborosas, que se tornaram sinônimo de ingredientes puros e alta qualidade por um preço acessível. Além disso, a marca carrega uma rica história de pioneirismo e tecnologias inovadoras para introduzir a nova cerveja do século 21.
A história
A história da cerveja holandesa AMSTEL teve início no dia 11 de junho de 1870, quando a cervejaria começou a ser construída na cidade de Amsterdã. A cervejaria foi idealizada por dois empresários da cidade, Jonkheer de Pesters e J.H. van Marwijk Kooy, em virtude da alta popularidade da cerveja da região da Bavária na Holanda, que na época possuía aproximadamente 560 cervejarias espalhadas pelo país. Apesar da enorme concorrência, a cerveja foi lançada no mercado como AMSTEL LAGER BEER, tendo seu nome inspirado no Rio Amstel, onde estava situada a cervejaria e de onde era retirada a água para sua produção. As cores vermelha e branca foram adotadas por serem as cores da cidade de Amsterdã. Como diferencial, a nova empresa dedicou-se à fabricação de cerveja tipo pilsener, cuja produção trazia uma complicação técnica que reduzia o número de fabricantes a menos de uma dezena: o produto precisava ficar armazenado por dois meses sob temperaturas próximas à 0 graus. Para isso, a AMSTEL retirava gelo dos canais de Amsterdã durante o inverno, e o armazenava em locais cercados por muros duplos para utilização no resto do ano. A cervejaria livrou-se da dependência do rigor do inverno só uma década mais tarde, quando instalou sua primeira máquina de gelo.
Em seus primeiros anos a cervejaria vendia 90% de sua produção para o mercado interno. No ano de 1883 começou a exportar sua cerveja para a Inglaterra, colônias holandesas e Indonésia, iniciando assim o processo de internacionalização da marca AMSTEL. Pouco depois, em 1886, a cervejaria já era a maior produtora de cerveja tipo pilsener da cidade. Nos anos seguintes a AMSTEL se tornou cada vez mais popular, não somente na cidade de Amsterdã, como também em todo o país. No ano de 1926, a marca era responsável por cerca de 1/3 das exportações de cervejas da Holanda. Em 1937 introduziu no mercado o “Stoop”, um pequeno barril de 10 litros para ser consumido em casa, causando uma grande revolução no segmento, permitindo assim que consumidores pudessem degustar sua cerveja preferida ma tranquilidade de seus lares. O período depois do término da Segunda Guerra Mundial foi de grande crescimento para a marca, tanto no mercado nacional como também no internacional.
Na década de 50 se tornou a primeira cervejaria holandesa a exportar cervejas em lata, além de construir sua primeira cervejaria internacional no Suriname. Ainda nesta década, no ano de 1956, introduziu no mercado a AMSTEL GOLD, uma versão premium de sua tradicional cerveja fabricada com ingredientes selecionados e uma mistura de malte. A década seguinte foi marcada por um grande crescimento, com construções de novas cervejarias fora da Holanda, conquista de novos mercados mundiais e muitas inovações, como em 1964, quando introduziu o sistema de abertura “Fliptopper” em suas garrafas. Com esse sistema a garrafa podia ser aberta com as mãos facilmente. Em 1968 a AMSTEL foi adquirida pela Heineken International, sua principal rival no mercado holandês. Pouco depois, em 1972, a cervejaria de Amsterdã foi fechada e a produção transferida para a fábrica da Heineken em Zoeterwoude.
Nos anos seguintes, o grande fator para o aumento de sua popularidade no exterior, principalmente no mercado americano, foi o lançamento em 1980 da AMSTEL LIGHT, uma cerveja mais fraca (3.5% de graduação alcoólica) e com aproximadamente 35% menos caloria que a versão tradicional. Na década de 90 a marca começou a investir muito em patrocínios de grandes eventos culturais, como shows de música e festivais, e competições esportivas, onde a partir de 1994, e por mais de uma década, foi patrocinadora oficial da Copa dos Campeões da Europa (UEFA CHAMPIONS LEAGUE), competição de futebol mais importante do continente europeu.
A marca assistiu sua participação mundial aumentar enormemente a partir de 2005, quando lançou no mês de dezembro a AMSTEL PULSE, inicialmente no mercado russo. Esta nova cerveja pilsener tinha sabor leve e refrescante, originário do processo de microfiltragem. A cerveja também chamou a atenção por sua garrafa de vidro transparente e longilínea de design único. Com o crescimento pela sua apreciação global de um público que busca uma bebida refrescante e fácil de beber, a AMSTEL PULSE ganhou espaço na cidade de Amsterdã e em muitos outros mercados mundiais, como por exemplo, Hungria, Austrália, Grécia, Itália e até no Brasil. Em 10 de julho de 2008 a AMSTEL PULSE foi premiada por sua garrafa de designer inovador no prestigiado Festival de Cannes. Atualmente a marca comercializa uma completa linha de cervejas composta pela versão tradicional (AMSTEL), light (AMSTEL LIGHT), Premium (AMSTEL GOLD), escura (AMSTEL 1870), bock (AMSTEL BOCK), a de trigo (AMSTEL WHEAT) e maltada (AMSTEL MALT).
A evolução visual
O tradicional logotipo da marca, batizado de “bulls eye” e utilizado há mais de 50 anos, passou por algumas modificações ao longo deste período. Recentemente o tradicional logotipo foi modernizado, ganhando uma nova interpretação.
Os slogans
Taste life. Pure Filtered. (2009)
Amstel. Our beer.
Squeeze the best out of life. (Amstel Pulse)
Savor Complexity. (2012, Amstel light)
The beer drinker’s light beer. (Amstel light)
Live Tastefully. (Amstel light)
Dados corporativos
● Origem: Holanda
● Fundação: 11 de junho de 1870
● Fundador: Jonkheer de Pesters e J.H. van Marwijk Kooy
● Sede mundial: Zoeterwoude, Holanda
● Proprietário da marca: Heineken N.V.
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Jean-François van Boxmeer
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Cervejarias
● Principais produtos: Cervejas e chope
● Concorrentes diretos: Stella Artois, Carlsberg, Holsten e Beck’s
● Slogan: Taste life. Pure Filtered.
● Website: www.amstel.com
A marca no mundo
A AMSTEL, terceira cerveja mais consumida da Europa, é vendida em mais de 100 países ao redor do mundo, com produção anual superior a 38 milhões de litros. A marca tem como principais mercados mundiais a Holanda, Grécia, França, Espanha, Hungria, Itália, Estados Unidos e África do Sul. A versão LIGHT da marca é a cerveja importada mais consumida do mercado americano em sua categoria.
Você sabia?
● A AMSTEL LIGHT está disponível apenas no mercado americano e holandês. Na França a marca produz uma cerveja quase sem álcool batizado de AMSTEL FREE.
● A cerveja é patrocinadora da AMSTEL GOLD RACE, uma tradicional corrida profissional de ciclismo de estrada que acontece em apenas um dia no final de abril na província de Limburgo na Holanda.
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