Presença constante nas tradicionais festas juninas e lanches escolares. Um pequeno retângulo que esfarela na boca com um delicioso e irresistível sabor de amendoim de um típico doce brasileiro. Essa é a receita de sucesso da marca PAÇOQUITA, que se tornou líder no mercado brasileiro oferecendo o sabor do amendoim em várias formas de consumo. Além das deliciosas paçocas, balas e cremes de amendoim conquistaram milhões de aficionados fãs.
A história
Para contar a história da marca PAÇOQUITA é preciso voltar ao ano de 1942, quando José Marques Telles fundou a empresa Santa Helena na cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo. Com poucos equipamentos iniciou a produção de doces artesanais para venda ambulante, que era direcionada a pequenos estabelecimentos da cidade. Nas décadas seguintes a empresa cresceu, ampliou sua linha de produtos, passou a ser administrada pelos filhos do fundador e inaugurou uma nova fábrica já com foco quase que exclusivo em produtos à base de amendoim. Finalmente, em 1986, a empresa lançou um novo produto no mercado: paçoca (um típico doce brasileiro à base de amendoim) com a marca PAÇOQUITA.
Com o objetivo de se diferenciar pela alta qualidade em relação aos produtos do seu segmento na época, a marca PAÇOQUITA rapidamente agradou o consumidor brasileiro, se tornando ícone de tradição e brasilidade. Graças ao seu diferenciado sabor e um rigoroso controle de qualidade e de matéria-prima, o produto foi apreciado por consumidores de todas as idades. Nos anos seguintes, as paçocas da marca conquistaram milhões de consumidores, foram oferecidas em novas embalagens e passaram a serem vendidas em outros estados do país. Além disso, as paçocas começaram a ser exportadas para outros países. O resultado de tanto crescimento: PAÇOQUITA se tornou a marca mais importante da empresa Santa Helena. Além dos tradicionais retangulinhos, a paçoca também foi lançada em formato de rolha. Em 2007, seguindo as tendências dos consumidores por opções de doces mais saudáveis e igualmente saborosos, a marca lançou no mercado a PAÇOQUITA DIET, uma paçoca sem adição de açúcar.
Nos anos seguintes, aproveitando a força da marca a empresa iniciou a diversificação de sua linha com lançamentos de novos produtos, como por exemplo, a BALA PAÇOQUITA, que também foi a primeira bala mastigável sabor paçoca do país; em 2011, quando introduziu as balas PAÇOQUITA DIET, as primeiras mastigáveis sem adição de açúcar no mercado brasileiro; ou em 2012 com uma grande inovação, o primeiro ovo de chocolate ao leite com PAÇOQUITA, ingressando assim no rentável segmento da Páscoa. Além disso, a marca apostou no marketing, como por exemplo, em 2013 quando através de uma parceria com a rede de restaurantes Giraffas foi lançado o milk-shake Paçoquita em edição limitada. O sucesso da ação foi tamanho, que seria repetida em 2015 com a rede Bob’s através de um sorvete de chocolate com casquinha de baunilha recheada com PAÇOQUITA, além do tradicional milk-shake. Em 2014, um dos produtos preferidos dos brasileiros ganhou nova versão livre de açúcar e acrescida de aveia, ingrediente indicado por nutricionistas e médicos por ser uma rica fonte de fibras, com o lançamento de PAÇOQUITA ZERO COM AVEIA.
Ainda em 2014, percebendo o nível de atitude positiva para com a sua marca de paçocas, a empresa soube interpretar o seu mercado consumidor e criou um produto, acima de tudo, empolgante: a PAÇOQUITA CREMOSA. Com isso, criou uma nova forma de consumir o amendoim, em forma de pasta cremosa para ser passada em pães, biscoitos e frutas ou utilizada em muitas receitas, como recheio de bolos e doces. Além disso, o produto – disponível inicialmente em embalagem de 180g – oferecia benefícios à saúde e energia para toda a família, com boa quantidade de proteína e vitamina E, naturalmente presentes no amendoim. E apresentava um diferencial: com pedacinhos de amendoim era extremamente macia e fácil de espalhar. Com isso, a marca passou a disputar mercado com a italiana Nutella. O novo produto se tornou um fenômeno em seu lançamento na primeira semana de julho. E vendeu 2.4 milhões de potes até o fim do ano.
Mais recentemente, em 2015, a marca apresentou a nova versão de PAÇOQUITA CREMOSA (com o rótulo em inglês e espanhol) na maior feira de doces e biscoitos do mundo, realizada em Colônia, na Alemanha, iniciando assim a entrada no mercado internacional do produto cremoso. A empresa também levou para o evento a PAÇOQUITA SPECIAL EDITION, uma versão exclusiva e limitada com embalagens diferenciadas contendo 16 unidades da paçoca tradicional, acompanhadas de um encarte sugerindo formas de consumo. Para o mercado nacional as novidades foram o lançamento de PAÇOQUITA CREMOSA ZERO (sem açúcar) e os novos tamanhos de embalagens do creme de amendoim (350g e 1,01kg).
Nos últimos anos a marca tem investindo bastante em marketing. Primeiro se tornou ativa nas redes sociais, angariando o engajamento de centenas de milhares de fãs. Depois criou uma mascote, um simpático amendoim animado, para impactar o público infantil. Ou como em 2014, quando anunciou o lançamento de uma versão cremosa de sua paçoca, e o desejo de comprar o produto acabou sendo maior que a expectativa de vendas da própria empresa. Resultado: consumidores usaram a internet para expressar sua vontade de comprar o produto e a frustração por não encontrá-lo nas prateleiras dos supermercados locais. A marca soube aproveitar esse momento e lançou a campanha “Caça ao Tesouro”, dando um ar de lenda urbana para o produto, incitando ainda mais o público a tentar encontrar o creme de amendoim. Surgiram até sites de fãs onde, dentro de uma janela do Google Maps, se indicava os locais onde o produto foi visto sendo vendido. Com tudo isso PAÇOQUITA está seguindo os passos das grandes marcas ao tratar o consumidor mais como um parceiro do que um simples cliente.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Lançamento: 1986
● Criador: Santa Helena
● Sede mundial: Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Santa Helena Indústria de Alimentos S.A.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Renato Fechino
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 15 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Doces
● Principais produtos: Paçocas, balas e cremes de amendoim
● Concorrentes diretos: Amor, Skippy, Dadinho, Hershey’s Creamy e Nutella
● Mascote: Um amendoim animado
● Slogan: A mais amada do Brasil.
● Website: www.pacoquita.com.br
A marca no mundo
Atualmente os produtos da marca PAÇOQUITA, líder nacional no seu segmento e que englobam desde a tradicional paçoca até pasta cremosa de amendoim e balas mastigáveis, são comercializados em quase todo território brasileiro. Além disso, os produtos são exportados para mais de 15 países na América do Sul, Europa e Ásia. A PAÇOQUITA pertence à empresa Santa Helena, líder do mercado nacional no segmento de doces e confeitos à base de amendoim, sendo a mais antiga e mais lembrada marca de paçoca do país.
Você sabia?
● A PAÇOQUITA CREMOSA ganhou o rótulo de “Nutella Brasileiro”, em uma clara menção ao doce de avelã italiano que é sinônimo de iguaria superior.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e EmabalgemMarca), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
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