AQUAFINA


Se você acredita no ditado que diz “água é tudo igual”, é porque, muito provavelmente não conheça a marca AQUAFINA, que em pouco menos de duas décadas se tornou líder do enorme mercado americano. E conquistou essa posição de liderança através de um posicionamento forte, um marketing agressivo e inovações em um segmento que poucos tentaram ousar.

A história
A história da marca começou quando a Pepsi Company resolveu ingressar no milionário e promissor segmento de águas purificadas engarrafadas do mercado americano. Foi então, que no ano de 1994 introduziu em forma de teste na cidade de Wichita, estado americano do Kansas, a marca de água purificada AQUAFINA, depois de desenvolver um processo exclusivo de purificação batizado HydRO-7, que incluía filtragem de carvão ativado, osmose reversa e ozonização para remover todas as impurezas contidas na água. O sucesso e a receptividade dos consumidores foram tão grandes, que em menos de três anos, o produto já estava disponível nacionalmente nos Estados Unidos. O rótulo da nova água purificada tinha a imagem de uma montanha estilizada, remetendo a pureza das águas encontradas nessas regiões. A internacionalização da marca AQUAFINA começou em 1998 quando a empresa lançou o produto no mercado indiano, seguido da introdução da marca no Canadá, Líbano, Vietnã, Paquistão, Arábia Saudita e Turquia. No ano seguinte AQUAFINA já figurava entre as dez marcas de águas mais vendidas do competitivo mercado americano.


A linha de produtos começou a ser expandida em 2002 com o lançamento da AQUAFINA ESSENTIALS, uma água purificada enriquecida com nutrientes (entre eles cálcio e Vitamina B), e disponível em vários sabores de frutas como tangerina, abacaxi, melancia, wild berry, entre outros. No ano seguinte, AQUAFINA finalmente conquistou a posição de liderança no enorme mercado americano, tornando-se assim a água purificada mais vendida. Pouco depois, em 2005, a marca introduziu no mercado dois novos produtos: AQUAFINA SPARLING, água gaseificada sem calorias e carboidratos disponível em dois sabores (framboesa e cítrico); e AQUAFINA FLAVOR SPLASH, uma linha de água sem gás com sabores de frutas como uva, limão, framboesa, morango com kiwi, manga com pêssego e wild berry.


Em 2007, depois de perceber que as pessoas associavam AQUAFINA à pureza, uma característica também procurada nos produtos de limpeza facial, a marca resolveu ingressar, através de licenciamento, em uma nova categoria de produtos com o lançamento de uma linha de cosméticos. Com o slogan “Aquafina acaba com a sede para fazer seu corpo feliz”, a marca lançou uma completa linha que inclui espuma de limpeza, hidratante facial em spray, batom para hidratação labial e um esfoliante facial, uma extensão natural da linha de águas e suas características puras e hidratantes. Ainda neste ano a marca introduziu no mercado um novo produto chamado AQUAFINA ALIVE (também comercializada como AQUAFINA PLUS+), uma água enriquecida com vitaminas de baixa caloria disponível em sabores como laranja, limão, romã e manga com pêssego. Recentemente, em 2009, a marca apresentou a Eco-Fina, uma nova garrafa de PET ultraleve (pesando apenas 10,9 gramas) com apelo “totalmente verde”.


Além disso, a embalagem com 24 garrafas é feita de plástico termoencolhível, eliminando a necessidade de utilização da chapa base de papelão ondulado, usada anteriormente. Essa mudança resultou na economia de 9 mil toneladas de papelão. Com esse lançamento, a AQUAFINA atingiu o objetivo do “tripé do design sustentável”: uma garrafa com melhor imagem, melhor funcionalidade e melhor para o meio ambiente. Atualmente todas as linhas de águas AQUAFINA estão disponíveis em vários tamanhos de embalagens, como por exemplo, 500 ml, 1 litro, 1.5 litros.


Os slogans 
Make your body happy. Drink more water. (2009) 
Pure water. Perfect taste. (2007) 
So pure, we promise nothing. (2003) 
Nothing but pure refreshment. 
Aquafina bottled water. Purity Guaranteed. 

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1994 
● Criador: PepsiCo. 
● Sede mundial: Purchase, New York 
● Proprietário da marca: PepsiCo., Inc. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman & CEO: Indra K. Nooyi 
● Presidente: John Coptom 
● Faturamento: US$ 1.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 30 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Águas minerais 
● Principais produtos: Águas purificadas, gaseificadas e com sabores 
● Concorrentes diretos: Dasani, Nestlé Pure Life, Poland Spring e Deer Park 
● Ícones: A garrafa PET Eco-Fina 
● Slogan: Make your body happy. Drink more water. 
● Website: www.aquafina.com 

A marca no mundo 
Atualmente a marca AQUAFINA, líder em vendas no imenso mercado norte americano, comercializa sua completa linha de águas purificadas e gaseificadas em mais de 30 países ao redor do mundo, com forte presença na América do Norte, onde a água é produzida em mais de 40 fábricas. A marca é uma das mais valiosas do portfólio da PepsiCo., faturando todos os anos aproximadamente US$ 1.5 bilhões.

Você sabia? 
● A marca AQUAFINA é patrocinadora oficial das ligas profissionais americanas de baseball (MLB), futebol (MLS) e golfe (PGA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário