Se você acredita no ditado que diz “água é tudo igual”, é porque, muito provavelmente não conheça a marca AQUAFINA, que em pouco menos de duas décadas se tornou líder do enorme mercado americano. E conquistou essa posição de liderança através de um posicionamento forte, um marketing agressivo e inovações em um segmento que poucos tentaram ousar.
A história
A história da marca começou quando a Pepsi Company resolveu ingressar no milionário e promissor segmento de águas purificadas engarrafadas do mercado americano. Foi então, que no ano de 1994 introduziu em forma de teste na cidade de Wichita, estado americano do Kansas, a marca de água purificada AQUAFINA, depois de desenvolver um processo exclusivo de purificação batizado HydRO-7, que incluía filtragem de carvão ativado, osmose reversa e ozonização para remover todas as impurezas contidas na água. O sucesso e a receptividade dos consumidores foram tão grandes, que em menos de três anos, o produto já estava disponível nacionalmente nos Estados Unidos. O rótulo da nova água purificada tinha a imagem de uma montanha estilizada, remetendo a pureza das águas encontradas nessas regiões. A internacionalização da marca AQUAFINA começou em 1998 quando a empresa lançou o produto no mercado indiano, seguido da introdução da marca no Canadá, Líbano, Vietnã, Paquistão, Arábia Saudita e Turquia. No ano seguinte AQUAFINA já figurava entre as dez marcas de águas mais vendidas do competitivo mercado americano.
A linha de produtos começou a ser expandida em 2002 com o lançamento da AQUAFINA ESSENTIALS, uma água purificada enriquecida com nutrientes (entre eles cálcio e Vitamina B), e disponível em vários sabores de frutas como tangerina, abacaxi, melancia, wild berry, entre outros. No ano seguinte, AQUAFINA finalmente conquistou a posição de liderança no enorme mercado americano, tornando-se assim a água purificada mais vendida. Pouco depois, em 2005, a marca introduziu no mercado dois novos produtos: AQUAFINA SPARLING, água gaseificada sem calorias e carboidratos disponível em dois sabores (framboesa e cítrico); e AQUAFINA FLAVOR SPLASH, uma linha de água sem gás com sabores de frutas como uva, limão, framboesa, morango com kiwi, manga com pêssego e wild berry.
Em 2007, depois de perceber que as pessoas associavam AQUAFINA à pureza, uma característica também procurada nos produtos de limpeza facial, a marca resolveu ingressar, através de licenciamento, em uma nova categoria de produtos com o lançamento de uma linha de cosméticos. Com o slogan “Aquafina acaba com a sede para fazer seu corpo feliz”, a marca lançou uma completa linha que inclui espuma de limpeza, hidratante facial em spray, batom para hidratação labial e um esfoliante facial, uma extensão natural da linha de águas e suas características puras e hidratantes. Ainda neste ano a marca introduziu no mercado um novo produto chamado AQUAFINA ALIVE (também comercializada como AQUAFINA PLUS+), uma água enriquecida com vitaminas de baixa caloria disponível em sabores como laranja, limão, romã e manga com pêssego. Recentemente, em 2009, a marca apresentou a Eco-Fina, uma nova garrafa de PET ultraleve (pesando apenas 10,9 gramas) com apelo “totalmente verde”.
Além disso, a embalagem com 24 garrafas é feita de plástico termoencolhível, eliminando a necessidade de utilização da chapa base de papelão ondulado, usada anteriormente. Essa mudança resultou na economia de 9 mil toneladas de papelão. Com esse lançamento, a AQUAFINA atingiu o objetivo do “tripé do design sustentável”: uma garrafa com melhor imagem, melhor funcionalidade e melhor para o meio ambiente. Atualmente todas as linhas de águas AQUAFINA estão disponíveis em vários tamanhos de embalagens, como por exemplo, 500 ml, 1 litro, 1.5 litros.
Make your body happy. Drink more water. (2009)
Pure water. Perfect taste. (2007)
So pure, we promise nothing. (2003)
Nothing but pure refreshment.
Aquafina bottled water. Purity Guaranteed.
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1994
● Criador: PepsiCo.
● Sede mundial: Purchase, New York
● Proprietário da marca: PepsiCo., Inc.
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Indra K. Nooyi
● Presidente: John Coptom
● Faturamento: US$ 1.5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 30 países
● Presença no Brasil: Não
● Segmento: Águas minerais
● Principais produtos: Águas purificadas, gaseificadas e com sabores
● Concorrentes diretos: Dasani, Nestlé Pure Life, Poland Spring e Deer Park
● Ícones: A garrafa PET Eco-Fina
● Slogan: Make your body happy. Drink more water.
● Website: www.aquafina.com
A marca no mundo
Atualmente a marca AQUAFINA, líder em vendas no imenso mercado norte americano, comercializa sua completa linha de águas purificadas e gaseificadas em mais de 30 países ao redor do mundo, com forte presença na América do Norte, onde a água é produzida em mais de 40 fábricas. A marca é uma das mais valiosas do portfólio da PepsiCo., faturando todos os anos aproximadamente US$ 1.5 bilhões.
Você sabia?
● A marca AQUAFINA é patrocinadora oficial das ligas profissionais americanas de baseball (MLB), futebol (MLS) e golfe (PGA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário