A GANGUE DA BARDAHL

Os famosos personagens BARDAHL, que formavam uma gangue de maus sujeitos responsáveis por acabar com o motor de qualquer automóvel, nasceram nos anos de 1950 criados pela produtora americana Miller, Mackay, Hoeck & Hartung. Segundo consta essa turminha foi inspirada na série “Dragnet”, extremamente popular entre os americanos na década anterior. E para combater essa gangue barra-pesada foi criado o famoso Detetive Bardahl. Os personagens ganharam vida em desenho animado e em branco e preto, já que a TV não tinha cores ainda. Não demorou muito para serem conhecidos do público americano e tornarem a marca BARDAHL mais popular ainda.



No Brasil essa gangue chegou apenas em 1957, com o nome de Turminha Brava, formada por Chico Válvula Presa, Carvãozinho, Antônio Sujo e Zé dos Anéis Presos, e durante anos ficou conhecida por boa parte da população brasileira. No começo dos anos 60 a turma ganhou uma aliada brasileira, a estonteante Clarimunda, capaz de desviar a atenção do Detetive Bardahl e também dos motoristas. Já na década de 80, mais um novo mau elemento integrou a turma, o Kidsgaste, que atacava os motores a álcool. Uma grande mudança no jeito de utilizar a Turminha Brava na propaganda aconteceu no começo dos anos 90. O Detetive Bardahl, que também era desenho, ganhou vida e começou a aparecer em carne e osso na televisão e nas revistas.


De acordo com o estilo de moda dos anos 90, o detetive deixou de lado sua capa preta tradicional para vestir um amarelo vivo. Afinal, amarelo e preto são as cores da BARDAHL. O detetive e sua indefectível capa, bem ao estilo Armani, estrelou uma série de filmes onde aparecia sozinho. Mas Detetive Bardahl que se preza precisa de inimigos bem maus. E a velha turma voltou. Agora eles se chamavam Motor Gang, como nos Estados Unidos. Essa turma da pesada era composta por Motor Killer, Crazy Water, Drag Car, Kid Smoke e Bad Oil. Para assistir essa turminha em ação clique no ícone abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário