Fitas adesivas, abrasivos, fitas para fralda, protetores auditivos, filtros de água, luvas, etiquetas, bandagens curativas, fitas elétricas, esponjas e blocos de recados. Os produtos fabricados pela 3M estão muito mais presentes em nosso dia a dia do que podemos imaginar. Por mais de 110 anos, milhões de pessoas ao redor do mundo procuram na 3M produtos e ideias que solucionem seus problemas e tornem suas vidas mais fáceis e melhores. Espírito de inovação, essa é a 3M.
A história
A empresa foi fundada exatamente no dia 13 de junho de 1902 na cidade de Two Harbors, localizada na região dos Grandes Lagos, no estado americano de Minnesota, por cinco empresários locais (Henry Bryan, Hermon Cable, John Dwan, J. Danley Budd e William McGonagle) que acertaram a exploração de uma jazida mineral para extração de um abrasivo industrial chamado Corindo, um negócio promissor para abastecer a incipiente indústria americana no início do século XX. Porém, a jazida provou ser de pouco valor e a empresa Minnesota Minning and Manufacturing Company (Companhia de Mineração e Manufatura de Minnesota, daí a origem do nome 3M) rapidamente se mudou, em 1905, para próximo da cidade de Duluth, voltando seus negócios para a venda de lixas de papel e derivados, depois de receber investimento do empresário Lucius Ordway.
Em 1910, a empresa se mudou para St. Paul, capital do estado de Minnesota, atraindo novos investidores, aperfeiçoando as lixas que produziam e alterando sua abordagem comercial: os vendedores passaram a procurar os usuários dos produtos em vez de gerentes. As inovações técnicas e de marketing começaram a produzir bons resultados e, em 1916, a empresa pagou seu primeiro lucro de 6 centavos de dólar por ação. Neste mesmo ano foi inaugurado o primeiro laboratório de pesquisa e controle de qualidade da 3M. A primeira lixa à prova d’água do mundo que reduzia poeira durante a produção de automóveis foi desenvolvida no início da década de 1920. O novo produto revolucionou o mercado de pintura e acabamento de metais.
Outro marco importante ocorreu em 1925, quando pesquisadores da 3M descobriram que os fabricantes de carros necessitavam de um adesivo que facilitasse a pintura de carros com duas cores. Foi então, que Richard G. Drew, um jovem assistente do laboratório da 3M, criou um produto revolucionário, que foi batizado de Scotch Tape (fita escocesa) pelos operários: a primeira de muitas fitas adesivas sensíveis à pressão que a empresa iria produzir. O nome foi mantido e hoje é marca registrada de todas as fitas adesivas da empresa. No final desta década, em 1929, a empresa formou uma Holding na Europa junto com outras oito fábricas, iniciando assim sua expansão no mercado internacional. Assim, a The Durex Corporation se tornou o primeiro negócio internacional da 3M.
Nos anos seguintes, o progresso técnico resultou, em 1930, no desenvolvimento da fita adesiva de celofane Scotch para selar caixas, facilitando a identificação de seus conteúdos, ao possibilitar escrever informações, e que, com o tempo, propiciou a descoberta de centenas de outras utilidades. Nesta década a empresa teve um crescimento gigantesco. No início dos anos de 1940, devido a Segunda Guerra Mundial, a empresa apesar das grandes dificuldades que o período impunha, gerou novas soluções em produtos, como por exemplo, materiais refletores Scotchlite para a sinalização de estradas, a fita magnética para a gravação de som, fita adesiva de filamento e o início da participação da 3M no mercado das artes gráficas com lâminas para o processo litográfico de impressão. Durante este período, a 3M desenvolveu e produziu mais de 100 diferentes tipos de fitas para ajudar a solucionar problemas como selagem de equipamentos balísticos, identificação de materiais, suporte/fixação de objetos, proteção e insulação. A fita Dupla Face Scotch surgiu nesta época.
Na década seguinte a empresa expandiu seus domínios internacionais inaugurando subsidiárias na Austrália, Canadá, França, Alemanha, México e Inglaterra, além de introduzir produtos revolucionários como o processador de cópia Thermo-Fax, o protetor de tecido Scotchgard, a fita magnética de vídeo, as esponjas de limpeza Scotch-Brite e diversos novos produtos eletromecânicos. O microfilme Dry-Silver foi introduzido no início da década de 1960, junto com produtos voltados para a indústria de fotografia, papéis sem carbono, sistemas de projeção aérea e um rápido crescimento nos negócios de cuidados da saúde, com produtos médicos e dentários, como por exemplo, o fio dental. Ainda nesta década, em 1963, inaugurou o primeiro laboratório de pesquisa fora dos Estados Unidos, localizado em Harlow na Inglaterra.
Os negócios da empresa foram expandidos nos anos de 1970 e 1980 para outros segmentos como farmácia, radiologia e de controle da energia. No final da década de 1970 as vendas da 3M ultrapassaram os US$ 5 bilhões. Pouco depois, já nos anos de 1980, a 3M introduziu o bloco de recados adesivos Post-it, criando uma nova categoria de produtos no mercado, e transformando a comunicação entre as pessoas e o comportamento das organizações desde então. Na década de 1990, a 3M continuou a desenvolver uma grande quantidade de produtos inovadores, incluindo modificadores farmacêuticos de resposta imune; filmes para aumentar o brilho de displays eletrônicos e circuitos flexíveis usados em impressoras de janto de tinta, telefones celulares e em outros dispositivos eletrônicos.
Em 2002, a empresa adotou oficialmente o nome 3M COMPANY. Dois anos mais tarde, as vendas globais alcançaram, pela primeira vez, a marca de US$ 20 bilhões com novos produtos que contribuíram significativamente para o crescimento contínuo da empresa. Em 2008 a empresa adquiriu a marca FUTURO, cuja linha de produtos inclui munhequeiras, tornozeleiras, joelheiras, cotoveleiras, sintas abdominais e meias elásticas. As inovações lançadas nos últimos anos incluem o bloco de recados Post-it Super Sticky (projetado para aderir mais fortemente e por mais tempo em superfícies verticais, fazendo com que os recados favoritos das pessoas tenham mais durabilidade do que nunca), películas ópticas para televisões LCD e uma nova família de produtos de limpeza Scotch-Brite, que proporcionam aos consumidores o poder de limpeza ideal e inteligente.
A linha do tempo
1904
● Invenção da primeira lixa de papel.
1914
● Introdução do abrasivo feito de óxido de alumínio chamado Three-M-ite. Era o primeiro produto exclusivo da 3M.
1930
● Lançamento da primeira fita adesiva transparente.
1939
● Lançamento da linha SCOTCHLITE, composta por materiais refletores para sinalização de estradas e automóveis.
● A marca de fita adesiva Scotch inova mais uma vez, trazendo o suporte em forma de caracol, usado até hoje no mercado. A primeira versão foi feita com metal, sendo este substituído por plástico um ano depois.
1947
● Lançamento das fitas magnéticas de vídeos.
1948
● Lançamento das primeiras fitas decorativas para presentes.
● Lançamento dos primeiros panos cirúrgicos.
1954
● A fita magnética de vídeo Scotch é utilizada pela primeira vez para a gravação de imagens de televisão.
1958
● Lançamento da esponja SCOTCH-BRITE, que se tornou a esponja número 1 da América. Hoje em dia a marca engloba uma infinidade de produtos de limpeza para casa e superfície, como por exemplo, panos, escovas, rodos, baldes, luvas de proteção, pás de lixo e vassouras.
1960
● Lançamento do microfilme DRY-SILVER.
● Lançamento do esparadrapo anti-alérgico MICROPORE.
● Lançamento da primeira bandagem adesiva Steri-Strip™.
● Lançamento da fita transparente SCOTCH MAGIC.
1963
● Lançamento da primeira grama sintética para uso esportivo sob a marca TARTAN TUF.
1967
● Lançamento das máscaras descartáveis.
1970
● Lançamento do filme protetor para embalar alimentos SCOTCHBAN e das fitas para selar caixas.
1975
● Lançamento da linha de produtos para a pele BUF-PUF.
1979
● Lançamento do isolante térmico THINSULATE.
1980
● Lançamento de um dos produtos de maior sucesso da empresa, os blocos de recados (com adesivos) POST-IT.
1985
● Lançamento das fitas adesivas para fraldas descartáveis.
1989
● Introdução do inalador para asmáticos AUTOHALER™.
1991
● Lançamento do insufilme (película protetora para vidros) sob a marca SCOTCHSHIELD.
1993
● Introdução de um número exclusivo (1-800-3M HELPS) para tirar dúvidas sobre os produtos da 3M.
1997
● Introdução do medicamento ALDARA, pomada de combate a células cancerígenas.
2005
● Lançamento do sistema 3M DIGITAL WALL DISPLAY, uma solução revolucionária no segmento das apresentações e que reúne, em uma só unidade, tudo o que é necessário para uma comunicação eficaz.
● Lançamento do vídeo projetor PX5.
2006
● Lançamento dos filtros FILTRETE™, que deram um passo definitivo para o tratamento e purificação do ar.
● Lançamento das lâminas 3M WINDOW FILMS, uma solução com múltiplos usos, tanto na área de segurança como na área de energia.
● A linha COMMAND™ revolucionou a forma de decorar a casa com os seus sistemas “removíveis” (ganchos). Essa linha conta com adesivos removíveis de tecnologia exclusiva com ganchos e fechos para decoração e organização de ambientes, em casa ou no trabalho. Não estraga as paredes, pois não tem necessidade de furos, e não gera sujeira. É fácil de aplicar e remover, não deixa marcas ou resíduos.
A empresa ainda possui a marca NEXCARE, que batiza sua linha de produtos para cuidados pessoais com bandagens adesivas, ataduras e gazes, esparadrapos, gel e spray antisséptico, cremes para a pele, protetores para os pés, entre muitos outros itens. Uma linha completa de mais de 70 produtos para cuidados pessoais, com diversas opções que protegem, previnem, restauram a pele e aliviam a dor com conforto e segurança. A marca NEXCARE foi criada em 1997 com uma grande inovação: a primeira bandagem adesiva a prova de água.
Um ícone
Uma das marcas mais famosas da empresa, a fita adesiva transparente com a marca DUREX, especialmente no Brasil se tornou sinônimo de uma categoria de produto. A história de sua criação remonta ao ano de 1923. A empresa 3M, então especializada na produção de lixas de papel, voltou-se para solucionar o problema de cobrir a parte já laqueada de um automóvel a ser pintado em duas cores. E o jovem engenheiro químico Richard G. Drew começou a quebrar a cabeça para encontrar uma solução. Em 1925, ele finalmente apresentou uma espécie de fita crepe com cola apenas nas laterais, provavelmente por economia. Na prática, a aplicação não deu certo, isto porque a fita não colava direito e os espaços sem cola deixavam a tinta vazar, estragando a pintura do carro. Foi então que um cliente, insatisfeito, devolveu uma encomenda, gritando furioso: “Leve esta porcaria de volta para o escocês do seu patrão!”, referindo-se ao pão-durismo do então presidente da empresa, William McKnight, nascido na Escócia. Foi assim que nasceu o nome da marca, SCOTCH (escocês, em inglês), utilizado até hoje.
No dia 31 de janeiro de 1928, surgiu outro problema que precisava de solução: um cliente desejava uma embalagem à prova de umidade para cabos de isolamento a serem utilizados em vagões refrigerados. Drew experimentou vários materiais, mas nenhum era suficientemente impermeável. Foi aí que teve a ideia de tentar com o celofane, um material então relativamente novo no mercado. A própria 3M o utilizava para embalar as fitas adesivas de crepe que produzia. Drew aplicou no celofane a cola utilizada naquelas fitas adesivas. O resultado não foi perfeito, mas animador, de forma que a empresa decidiu dar continuidade ao desenvolvimento da fita adesiva transparente. Foi uma decisão corajosa: as dificuldades em trabalhar o celofane eram tão grandes, que a empresa só as superou em 1930. Nesse meio tempo, o mundo passou por grandes transformações. Com a depressão econômica ocasionada pelo crash na Bolsa de Valores de Nova York, o surgimento de um artigo de luxo como a fita adesiva transparente parecia inoportuno. No entanto, rapidamente a clientela descobriu as inúmeras utilidades da fita, que permitia remendar de maneira invisível praticamente tudo que estivesse quebrado ou rasgado, como por exemplo, páginas de livros. As vendas aumentaram rapidamente a partir de 1932, quando foi introduzido o porta-rolo dotado de serrinha, que facilitava enormemente o manuseio. Depois da Segunda Guerra Mundial, a demanda explodiu de tal forma que a empresa não dava conta da produção e desculpava-se junto à clientela em anúncios nos jornais. Durex no Brasil, Tesa na Alemanha: com o passar do tempo, a fita se tornou imprescindível em casa, no escritório, nas lojas e na produção industrial. O nome DUREX, marca registrada da empresa, é um antropônimo criado a partir do nome de Richard G. Drew - cientista da 3M responsável pela invenção da fita adesiva transparente.
Uma empresa inovadora
A inovação é atualmente o grande desafio que todas as empresas devem enfrentar, qualquer que seja seu tamanho. E existe uma empresa em que a inovação já se tornou tradição: ela se chama 3M, e, a cada dia, uma dentre quatro pessoas no mundo usa um produto que levam suas marcas. Para entender esse DNA de inovação da 3M seria preciso fazer uma visita à sua sede global, inaugurada durante a Primeira Guerra Mundial e localizada nos subúrbios de St. Paul, no estado de Minnesota, para descobrir como essa empresa tem tanta facilidade para inovar e tanto sucesso com isso, mesmo nadando contra a corrente (afinal, possui diversos focos em vez de um e oferece uma quase-estabilidade aos funcionários). Percorrendo as instalações do 3M CENTER(complexo formado por mais de 50 prédios em uma área de 475 acres), não é difícil entender: todos os funcionários são estimulados a desenvolver soluções inovadoras para os problemas e necessidades dos clientes e chegam a apresentar mensalmente cerca de 200 ideias novas. Cada funcionário pode gastar até 15% da jornada diária de trabalho em ideias inovadoras.
Outro fator preponderante para essa obsessão por inovação é o investimento em pesquisas e desenvolvimento: 35 laboratórios de pesquisas onde trabalham mais de 8.500 cientistas e pesquisadores (dos quais mais de 4.000 nos Estados Unidos). Anualmente a 3M investe mais de US$ 1.8 bilhões na área de pesquisa e desenvolvimento. E, em 2014, a 3M recebeu sua patente de número 100.000. O sucesso da empresa está na habilidade de aplicar suas tecnologias - frequentemente por meio de combinações - em uma variedade infinita de necessidades dos clientes. Obviamente, tudo isso é possível devido aos funcionários e pesquisadores da 3M e ao seu compromisso único de tornar a vida das pessoas mais fácil e melhor no mundo todo. Por tudo isso, a 3M é fundamentalmente uma empresa de base científica. Produz milhares de produtos imaginativos e é líder em números de mercados de atuação - de cuidados com a saúde e segurança no tráfego a produtos para escritório, abrasivos e adesivos. Por tudo isso, a 3M é constantemente citada como uma das empresas mais inovadoras do mundo.
A evolução visual
O logotipo da 3M mudou bastante no decorrer dos anos. Um logotipo para designar a marca da empresa foi utilizado pela primeira vez em 1906. Somente em 1926 a designação 3M (escrita na época THREE M) apareceu em seu logotipo. A partir de 1937 o termo 3M foi incorporado oficialmente no logotipo da empresa.
Nas décadas seguintes ocorreram inúmeras modificações, com a identidade visual ganhando vários adornos e novas tipografias de letras.
Em 1961, mais uma alteração. E finalmente em 1978 foi adotado o tradicional logotipo vermelho pelo qual a empresa é identificada nos dias de hoje.
Os Slogans
Science Applied to Life. (2015)
Innovative Technology for a Changing World. (2010)
Improving life through innovation.
Innovation.
Ciência Aplicada à Vida. (Brasil)
O espírito de inovação. (Brasil, antigo)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 13 de junho de 1902
● Fundador: Henry Bryan, Herman Cable, John Dwan, William McGonagle e Danley Budd
● Sede mundial: St. Paul, Minnesota, Estados Unidos
● Proprietário da marca: 3M Company
● Capital aberto: Sim (1946)
● Chairman & CEO: Inge Thulin
● Faturamento: US$ 31.8 bilhões (2014)
● Lucro: US$ 4.95 bilhões (2014)
● Valor de mercado: US$ 101 bilhões (maio/2015)
● Valor da marca: US$ 6.177 bilhões (2014)
● Presença global: 200 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 89.800
● Segmento: Geral
● Principais produtos: Adesivos, abrasivos, fitas, esparadrapos, bandagens adesivas, esponjas, materiais eletrônicos e materiais para comunicação visual
● Concorrentes diretos: Johnson & Johnson, Sika, Bostik, Du Pont, Basf e Loctite
● Ícones: Os blocos Post-It
● Slogan: Science Applied to Life.
● Website: www.3m.com.br
O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca 3M está avaliada em US$ 6.177 bilhões, ocupando a posição de número 66 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
A marca no Brasil
A 3M chegou ao Brasil em 1946 e instalou-se no dia 9 de abril na cidade de Campinas, interior de São Paulo, sob a razão Durex, Lixas e Fitas Adesivas Ltda. Nesta época, sua linha de produção estava voltada exclusivamente para o mercado de fitas adesivas (com a tradicional marca DUREX). A empresa era chamada, nessa época, por seus funcionários, de “Durequinha”, tamanha a importância do produto em seu negócio. Mas, em pouco tempo, a 3M já lançava novos produtos. Nos anos de 1960, a 3M consolidou suas operações em território nacional e introduziu produtos de sucesso como as esponjas Scotch-Brite. Na década de 1980, inovações como os blocos de recados Post-it ganharam o mercado e conquistaram milhões de brasileiros. Os anos de 1990 trouxeram tecnologias revolucionárias como a fibra ótica, a microreplicação e os não-tecidos.
Atualmente a empresa possui mais de 200.000 m² de parque fabril nas cidades de Sumaré, Ribeirão Preto, Itapetininga, Mairinque (especializada em filtração de água e fluidos), Manaus e São José do Rio Preto, empregando mais de 4.000 pessoas. A 3M do Brasil é responsável pela fabricação e comercialização de mil produtos básicos, dos quais derivam 25 mil itens. A empresa opera com uma estrutura formada por 35 unidades de negócios (Consumo e Escritório; Display e Comunicação Gráfica; Elétricos e Comunicações; Cuidados com a Saúde; Industrial e de Transportes; e de Produtos e Serviços para Proteção, Segurança e Limpeza) e atua em mais de 40 segmentos de mercado. Aproximadamente 70% dos produtos comercializados no país são produzidos localmente, sendo considerada uma das subsidiárias do Grupo com maior capacidade produtiva instalada.
A marca no mundo
A 3M, que emprega mais de 89.000 pessoas, oferece aproximadamente 55 mil itens, desenvolvidos a partir de 210 plataformas tecnológicas e fábricas localizadas em mais de 70 países. Seus produtos são utilizados em 27 segmentos diferentes de mercado e encontrados em 200 países. Em 2014, uma das empresas mais inovadoras do planeta, faturou mais de US$ 31 bilhões. As vendas internacionais (excluindo os Estados Unidos) respondem por mais de 65% do total da empresa.
Você sabia?
● A maior parte dos funcionários 3M está empregada localmente. Apenas quase 300 funcionários não vivem em seu país de origem.
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