A inovação contínua e a transformação rápida foram temas presentes durante toda a história da ACCENTURE, que rapidamente começou a oferecer aos seus clientes uma nova classe de soluções de integração de negócios, que alinharam tecnologias, processos e pessoas às estratégias das mais renomadas corporações mundiais.
A história
Tudo começou em 1989 quando um grupo de parceiros da divisão de consultoria de várias firmas da tradicional Arthur Andersen ao redor do mundo formou uma nova organização focada em consultoria de tecnologia e integração de sistemas. O nome da nova empresa era Andersen Consulting. Durante uma década, a empresa evoluiu rapidamente de um simples integrador e gestor de sistemas para uma consultoria de serviços globais de tecnologia, fornecendo uma gama completa de serviços e soluções. Neste período a empresa havia crescido espetacularmente, alcançando faturamento de US$ 9.5 bilhões, empregando 70 mil funcionários em 46 países e oferecendo aos seus clientes serviços e soluções de tecnologia, consultoria e outsourcing. Neste momento a empresa conquistou o direito de se separar oficialmente da Arthur Andersen, muito em virtude do descontentamento de ter que pagar 15% de seus lucros para utilizar o nome Andersen Consulting.
Entretanto isso requeria um novo nome, pois, além das tensas relações com a Arthur Andersen, a empresa considerava a palavra “Consulting” uma desvantagem, uma vez que estava partindo para um segmento nada relacionado com consultoria, como por exemplo, outsorcing e empreendimentos. Foi então que convocou seus funcionários a opinarem na escolha do novo nome. Aproximadamente 2.500 sugestões foram apresentadas. Depois de uma extensa pesquisa de marketing e US$ 175 milhões gastos, a empresa finalmente havia escolhido um novo nome, enviado por Kim Petersen, funcionário do escritório de Oslo na Noruega. Oficialmente no dia 1 de janeiro de 2001, adotou o nome ACCENTURE (supostamente derivado da expressão “Accent on the Future”), reforçando seu novo posicionamento e refletindo que estava voltada para o futuro. Aproveitou esta oportunidade não somente para divulgar e comunicar seu novo nome, como também para vender seus serviços e ajudar as pessoas a compreender o que ela tinha a oferecer. Mas não parou por aí. Em fevereiro iniciou uma campanha de marketing intitulada “agora é que fica interessante”, comunicando a perspectiva de que, apesar de todas as mudanças ocorridas, havia mais desafios esperando adiante.
Sob o comando de Joe W. Forehand, a ACCENTURE se tornou em julho de 2001 uma empresa com ações cotadas na Bolsa de Valores, listada na New York Stock Exchange. Desde 1 de setembro de 2009, a empresa mudou sua sede mundial para Dublin na Irlanda, mantendo boa parte de sua administração em Nova York e Chicago, onde estão localizados dois dos escritórios mais importantes da ACCENTURE no mundo. Em pouco mais de duas décadas, a empresa foi pioneira na integração de sistemas e de negócios. Liderou a implantação de sistemas de gestão de recursos (ERP – Enterprise Resource Planning), de relacionamento com clientes (CRM –Customer Relationship Management) e de serviços eletrônicos, e assumiu a liderança no atual mercado global.
Atualmente, combinando experiência ímpar, conhecimento profundo sobre todos os setores econômicos e funções de negócio, e extensa pesquisa junto às mais bem-sucedidas organizações no mundo, a ACCENTURE colabora com seus clientes, quer sejam empresas ou governos, para ajudá-los a alcançar altos níveis de desempenho, identificar novos negócios e tendências tecnológicas e desenvolver soluções que ajudem a ingressar em novos mercados, aumentar receitas em mercados já existentes, melhorar o desempenho operacional e fornecer produtos e serviços de forma mais efetiva e eficiente.
A evolução visual
No início de 2001, como resultado da mudança de nome e posicionamento, a empresa mudou totalmente sua identidade visual em um dos casos mais notáveis de “rebranding” da história corporativa que o mundo já conheceu. Adotou um novo nome, ACCENTURE, e apresentou um novo logotipo. A versão final do novo logo era o nome da empresa acentuado com um símbolo “maior que” (>) sobre a letra “t”, transmitindo e enfatizando assim seu enfoque no futuro.
Os slogans
High performance. Delivered. (2004)
Innovation. Delivered. (2002)
Now it gets interesting.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1989
● Fundador: Grupos de escritórios da antiga Arthur Andersen
● Sede mundial: Dublin, Irlanda
● Proprietário da marca: Accenture plc.
● Capital aberto: Sim (2001)
● Chairman: William D. Green
● CEO: Pierre Nanterme
● Faturamento: US$ 27.9 bilhões (2012)
● Lucro: US$ 2.55 bilhões (2012)
● Valor de mercado: US$ 46.7 bilhões (outubro/2012)
● Valor da marca: US$ 8.745 bilhões (2012)
● Escritórios: 200
● Presença global: 120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 257.000
● Segmento: Tecnologia e consultoria
● Principais produtos: Gestão e serviços de tecnologia e outsourcing
● Concorrentes diretos: IBM, Infosys Technologies e HP Enterprise Services
● Ícones: O sinal de >
● Slogan: High performance. Delivered.
● Website: www.accenture.com.br
O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca ACCENTURE está avaliada emUS$ 8.745 bilhões, ocupando a posição de número 43 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
A marca no Brasil
No Brasil, aproximadamente 8.000 colaboradores atendem localmente organizações de todos os ramos de atividade. A empresa oferece seus serviços por meio de 17 grupos industriais concentrados em cinco grupos operacionais. A indústria é o foco da ACCENTURE, que tem profissionais com profundo conhecimento da evolução industrial, de questões empresariais e tecnologias aplicáveis, permitindo-lhe entregar soluções adaptadas a cada cliente desse setor. A ACCENTURE mantém escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, São José dos Campos e Vitória, e dois centros de soluções tecnológicas (ACCENTURE DELIVERY CENTER), localizados em Alphaville e Recife, capacitados para o desenvolvimento de soluções customizadas a custos competitivos. Além disso, a empresa conta também com um Centro de Serviços Compartilhados (Business Process Outsourcing Delivery Center), localizado em Curitiba, onde são criadas funções de back-office compartilháveis para empresas de todos os portes e áreas.
A marca no mundo
Hoje em dia, a ACCENTURE é uma consultoria global de gestão e empresa de serviços de tecnologia da informação e outsourcing com mais de 200 escritórios em aproximadamente 120 países, atendendo as maiores empresas do mundo. A ACCENTURE atende mais de 3/4 das maiores empresas globais relacionadas na Fortune Global 500, 92 da Fortune Global 100 e órgãos da administração pública em mais de 30 países. Dos 100 maiores clientes da empresa em 2011, aproximadamente 100 são atendidos há mais de 5 anos e mais de 90 deles são clientes há mais de 10 anos.
Você sabia?
● Até dezembro de 2009, o golfista Tiger Woods era o garoto propaganda principal da empresa. Mas, devido aos escândalos envolvendo o esportista, a ACCENTURE encerrou seu contrato e retirou qualquer referência ao seu nome e imagem da comunicação da marca.
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