Dificilmente alguém conhece alguma marca de autopeças. Mas, basta abrir o capô de milhões de automóveis em mais de 100 países para ver que uma marca é comum: ACDelco, reconhecida em todo o mundo como uma marca de qualidade, durabilidade e confiabilidade.
-
A história
A história da marca quase se funde com a própria história do automóvel. As origens da ACDelco nos levam a 1899. Naquele ano, Albert Champion, um ex-campeão francês de ciclismo que construía velas de ignição para seus amigos por passatempo, resolveu transformar seu grande hobby em negócio e fundou a The Champion Ignition Company na cidade de Boston, estado americano de Massachusetts. Apenas dois anos depois, os irmãos Frank e Perry Remy fundavam a Remy Electric Company, e foram os primeiros a fabricar dínamos e magnetos utilizados nas baterias de ignição utilizadas nos automóveis da época. Nos anos seguintes, as duas empresas evoluíram e cresceram. Em 1905, Albert se separa dos investidores da companhia, que ficam com a posse do nome da empresa - The Champion Ignition Co.
-
-
Pouco depois, em 1908, ele uniu suas forças com a montadora Buick Motor Company e criou a AC Spark Plug Division para a produção de velas de ignição. Já a Remy Electric Co. se uniu, em 1926, com a Dayton Engineering Labs. Co. (Delco), empresa fundada na cidade de Dayton em por Ohio Charles Kettering e Edward A. Deeds, formando assim a Delco Remy Corp. Com o tempo, as duas novas empresas foram incorporadas pela General Motors. Em 1969, depois de atravessar os oceanos e evoluir constantemente a marca chegou à Lua. Suas velas de ignição foram utilizadas nos foguetes que levaram os astronautas Neil Armstrong, Mike Collins e Buzz Aldrin à Lua.
-
-
As marcas AC (iniciais de Albert Champion) e Delco (que então fabricava produtos elétricos como motores de partida e alternadores) foram unificadas somente em 1974 pela GM e hoje a ACDelco tem sua liderança consolidada mundialmente. Nas décadas seguintes a empresa diversificou sua linha de produtos e passou a produzir também filtros (óleo, ar e combustível), correias, pastilhas para freios, amortecedores e fluidos e químicos (sintéticos para freio, óleo para motores a gasolina, álcool, diesel, aditivo para radiador, aditivo para gasolina, graxas para cubos de roda e para uso geral). O ano de 1995 foi muito importante na história da marca, que teve seu logotipo remodelado, ganhando um visual moderno e dinâmico, refletindo o compromisso da empresa em desenvolver novos e inovadores produtos.
-
-
Ainda neste ano foi introduzida no mercado a vela de alta performance RAPIDFIRE e a nova bateria com vida estendida Delcon Freedom 84-month-battery. Foi também nesta década que a empresa passou a produzir peças para vários outros modelos de automóveis, e não somente para as marcas da GM. Embora a marca tenha uma longa tradição internacional, sua presença no Brasil é recente. A divisão brasileira iniciou suas atividades no final de 1999. Naquele momento a Delphi - que mantinha o direito de uso da marca Delco no Brasil - estava se separando da General Motors. A separação foi concretizada, mas a ACDelco permaneceu sob o controle da GM. A razão era simples: muitos clientes reconhecem essa marca como um ícone de qualidade, com o respaldo da GM em tecnologia e engenharia. É um valor que a General Motors não poderia perder. Recentemente, no Brasil, a ACDelco lançou no mercado uma linha de limpeza automotiva composta por Cera Limpadora, Lava Autos, Silicone Gel, Limpa Pneu Gel e Limpa Pneu Líquido.
-
-
-
As marcas AC (iniciais de Albert Champion) e Delco (que então fabricava produtos elétricos como motores de partida e alternadores) foram unificadas somente em 1974 pela GM e hoje a ACDelco tem sua liderança consolidada mundialmente. Nas décadas seguintes a empresa diversificou sua linha de produtos e passou a produzir também filtros (óleo, ar e combustível), correias, pastilhas para freios, amortecedores e fluidos e químicos (sintéticos para freio, óleo para motores a gasolina, álcool, diesel, aditivo para radiador, aditivo para gasolina, graxas para cubos de roda e para uso geral). O ano de 1995 foi muito importante na história da marca, que teve seu logotipo remodelado, ganhando um visual moderno e dinâmico, refletindo o compromisso da empresa em desenvolver novos e inovadores produtos.
-
-
Ainda neste ano foi introduzida no mercado a vela de alta performance RAPIDFIRE e a nova bateria com vida estendida Delcon Freedom 84-month-battery. Foi também nesta década que a empresa passou a produzir peças para vários outros modelos de automóveis, e não somente para as marcas da GM. Embora a marca tenha uma longa tradição internacional, sua presença no Brasil é recente. A divisão brasileira iniciou suas atividades no final de 1999. Naquele momento a Delphi - que mantinha o direito de uso da marca Delco no Brasil - estava se separando da General Motors. A separação foi concretizada, mas a ACDelco permaneceu sob o controle da GM. A razão era simples: muitos clientes reconhecem essa marca como um ícone de qualidade, com o respaldo da GM em tecnologia e engenharia. É um valor que a General Motors não poderia perder. Recentemente, no Brasil, a ACDelco lançou no mercado uma linha de limpeza automotiva composta por Cera Limpadora, Lava Autos, Silicone Gel, Limpa Pneu Gel e Limpa Pneu Líquido.
-
A evolução visual
O primeiro logotipo da ACDelco surgiu apenas em 1974 quando as marcas AC e DELCO foram unidas.
-
-
Até 1995 a palavra ACDelco era escrita com hífen e seu logotipo era bem diferente do atual. Com o lançamento de uma nova identidade visual, o logotipo foi completamente modernizado e o hífen sumiu.
-
-
Os slogans
It’s Like Buying Time.
The Pros Who know.
When the right way is the only way. (2000)
The Difference is Quality.-
It’s Like Buying Time.
The Pros Who know.
When the right way is the only way. (2000)
The Difference is Quality.-
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1899
● Fundador: Albert Champion
● Sede mundial: Grand Blanc, Michigan
● Proprietário da marca: General Motors Company
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Daniel Akerson (GM)
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 25.000
● Segmento: Automotivo
● Principais produtos: Velas, baterias, filtros e pastilhas de freios
● Ícones: As baterias
● Slogan: It’s Like Buying Time.
● Website: www.acdelco.com
● Fundação: 1899
● Fundador: Albert Champion
● Sede mundial: Grand Blanc, Michigan
● Proprietário da marca: General Motors Company
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Daniel Akerson (GM)
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 25.000
● Segmento: Automotivo
● Principais produtos: Velas, baterias, filtros e pastilhas de freios
● Ícones: As baterias
● Slogan: It’s Like Buying Time.
● Website: www.acdelco.com
-
A marca no mundo
A marca ACDelco, líder mundial no fornecimento de peças para a reposição automotiva, comercializa em mais de 100 países ao redor do mundo sua ampla linha de produtos, que inclui desde as tradicionais baterias e velas, até pastilhas de freios, correias e produtos para limpeza automotiva. Atualmente, a ACDelco fabrica 100.000 itens diferentes em 37 linhas de produtos.
-
Você sabia?
● Testes independentes mostraram que as baterias da marca ACDelco tem vida útil 33% maior que suas concorrentes.
A marca ACDelco, líder mundial no fornecimento de peças para a reposição automotiva, comercializa em mais de 100 países ao redor do mundo sua ampla linha de produtos, que inclui desde as tradicionais baterias e velas, até pastilhas de freios, correias e produtos para limpeza automotiva. Atualmente, a ACDelco fabrica 100.000 itens diferentes em 37 linhas de produtos.
-
Você sabia?
● Testes independentes mostraram que as baterias da marca ACDelco tem vida útil 33% maior que suas concorrentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário