Pioneirismo em auto-serviço, um dos primeiros hipermercados do mundo, variedade incrível de produtos, preços baixos todos os dias e, atualmente, líder de seu segmento em boa parte dos países onde atua. Recordes e grandes marcas caracterizam a rede de hipermercados CARREFOUR. Afinal, como diz seu slogan, seus mais de 2 milhões de clientes se encontram lá diariamente.
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A história
A empresa foi criada em 1959 na França quando duas famílias de comerciantes, Fournier e Defforey, comandadas por Marcel Fournier, Denis e Jacques Defforey, uniram suas forças para começar um novo empreendimento. Concretizada a parceria entre as duas famílias, surgiu então o CARREFOUR. Somente no ano seguinte, a empresa inaugurou seu primeiro supermercado na cidade francesa de Parmelan, na região da Haute-Savoie. O sucesso da primeira loja foi imediato, fazendo com que a empresa, criasse, em 15 de junho de 1963, um novo conceito de lojas, o hipermercado, com 2.500 metros quadrados de área de vendas e 400 vagas para estacionamento, que abriu suas portas na cidade de Sainte-Geneviéve-Des-Bois, próxima de Paris.
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Esse formato inovador, uma loja de auto-serviço, tinha com o objetivo suprir as necessidades de um novo tipo de consumidor europeu. A receptividade do público e o aumento das vendas levaram o CARREFOUR a abrir outras unidades na França e em outros países da Europa, a começar pela Bélgica em 1969 e Espanha em 1973, com o primeiro hipermercado sob a marca Pryca. Nos anos seguintes o CARREFOUR introduziu muitas inovações no mercado como os “produtos livres“ (produtos sem marcas), mas “também bons e mais baratos“, em 1976; promover os famosos grandes descontos em suas lojas (conhecidos como Maxidescontos) em 1979; a introdução de seu próprio cartão de pagamento, o The Pass Card, em 1981; ampliação do leque de serviços do grupo com a introdução dos Seguros Carrefour em 1984; e os produtos com a marca CARREFOUR em 1985. Além disso, neste período inaugurou suas primeiras em países como Brasil e Argentina.
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Em 1989, o CARREFOUR se tornou o primeiro varejista mundial a ingressar no mercado asiático através de uma parceria com a empresa Uni President Enterprises Corporation, inaugurando lojas em Taiwan. A experiência adquirida serviu como base para a abertura de outras lojas em países do continente como Malásia (1994), China (1995), Tailândia (1996) e Indonésia (1998). No ano de 1999, o CARREFOUR e o grupo Promódes (proprietária da rede de supermercados Champion) se fundem formando a maior rede varejista alimentícia da Europa e a segunda maior do mundo. Nesse mesmo ano o grupo comprou aproximadamente 85 supermercados no Brasil. No ano seguinte inaugurou seu primeiro hipermercado no Japão e ingressou no comércio on-line. A partir de 2007 a empresa iniciou a transformação ou adaptação de todas as suas bandeiras e formatos de loja para a marca CARREFOUR. Atualmente, muitas unidades do CARREFOUR estão passando por uma completa reformulação, para garantir uma experiência de compra mais agradável aos clientes. Foi assim que o grupo francês CARREFOUR se transformou num gigante no setor de varejo.
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A linha do tempo
1976
● Lançamento da Produits libres, uma linha própria de produtos sem marca, com excelente qualidade e baixo preço, que englobava óleos, biscoitos, leites e massas.
1979
● Criação na Espanha da bandeira DIA% que utilizava o conceito de otimização de custos em todas as fases da distribuição, permitindo o acesso a produtos de excelente qualidade com preços extremamente acessíveis. Esse formato, adquirido pelo CARREFOUR em 1999, conta hoje em dia com mais de 3.700 lojas em todo o mundo.
1980
● Lançamento no Brasil do Compromisso Público, um documento registrado em cartório que garantia o menor preço ou a diferença de volta direto no caixa.
1993
● Inauguração, no Brasil, do primeiro posto de gasolina CARREFOUR, para atender aos consumidores com mais serviços e conveniência, sempre com a qualidade e a credibilidade da marca.
1997
● Lançamento da linha Carrefour Bio composta por produtos biológicos.
● Lançamento do projeto Garantia de Origem para oferecer produtos mais saudáveis, saborosos, com aspecto diferenciado, bem como social e ecologicamente corretos. Atestando qualidade, respeito ao trabalhador rural e preservação do meio ambiente, os produtos desta linha contam com o acompanhamento do CARREFOU desde a produção até a gôndola. O Garantia de Origem é uma marca mundial do grupo.
2000
● Lançamento do website de comércio eletrônico Ooshop.
2001
● Inauguração da primeira agência de Turismo Carrefour, oferecendo pacotes de viagens e serviços como locação de veículos, seguro viagem, etc.
2005
● Inauguração da primeira Drogaria Carrefour no Brasil na loja de Osasco em São Paulo.
2006
● Criação do CARREFOUR BAIRRO, um formato menor de lojas e mais focado na vizinhança, desenvolvido no Brasil, apresentando feira com frutas e verduras sempre fresquinhas, padaria com bolos, tortas e pães e açougue com os principais cortes de carne.
● Lançamento no Brasil da Linha Viver, formada por produtos saudáveis divididos em seis famílias: Diet, Light, Orgânicos, Funcionais, Soja, Zero.
2007
● Lançamento da FLV Viver Orgânico, uma linha composta por frutas, legumes e verduras orgânicos.
● Criação do Carrefour Soluções Financeiras cujo objetivo é ofertar serviços e soluções aos clientes no setor financeiro.
● Lançamento da linha Les Cosmétiques composta de cosméticos para pele e cabelo.
● Inauguração do Laboratório de Desenvolvimento de Produtos.
● Inauguração no Brasil das primeiras lojas de conveniência CARREFOUR EXPRESS.
2008
● Inauguração da primeira loja de conveniência sob a marca CARREFOUR CONTACT.
2010
● Lançamento do comércio eletrônico do CARREFOUR no Brasil. O portal entrou no ar oferecendo 15 mil produtos divididos em nove categorias: Eletrônicos, Informática, Eletrodomésticos, Telefonia, Eletroportáteis, Beleza e Saúde, Cine e Foto, Utilidades Domésticas e Cama, Mesa e Banho.
● Inauguração do CARREFOUR PLANET, um novo modelo de hipermercado que possui mais área útil para alimentos congelados e alimentos orgânicos.
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As lojas
O GROUPE CARREFOUR atua no mercado com vários formatos de lojas, sendo as mais importantes:
HIPERMERCADOS (1.395 lojas)
Esse formato, que engloba as lojas CARREFOUR e ATACADÃO (modelo de loja chamado de “atacarejo”, que congrega características de varejo e atacado, adquirido pelo CARREFOUR no Brasil em 2007), é formado por estabelecimentos enormes localizados em áreas de alta concentração populacional proporcionando modernidade, inovação, qualidade e ampla opção de produtos. Essas lojas são responsáveis por 59.1% do faturamento do grupo.
SUPERMERCADOS (2.950 lojas)
Esse formato, que engloba as lojas CARREFOUR BAIRRO, CARREFOUR EXPRESS,CARREFOUR MARKET, CHAMPION, CHAMPION MAPINOMOVAOE, GB SUPERMARKETS e GS; possui unidades localizadas, geralmente em bairros de cidades de médio e grande porte, oferecendo mais de 10 mil itens, especialmente alimentos.
LOJAS DE DESCONTOS (6.475 lojas)
Formato de lojas pequenas com estacionamento restrito e reduzida quantidade de produtos e marcas com preços até 30% menor, que engloba bandeiras como DIA%, ED e MINIPREÇO.
LOJAS DE CONVENIÊNCIA (4.698 lojas)
Formato que engloba as bandeiras CARREFOUR EXPRESS, CARREFOUR CITY,CARREFOUR CONTACT, 5 MINUTES, 8 a HuiT, MARCHE PLUS, PROXI, SMILE MARKET,OK! e SHOPI, oferecendo produtos e serviços convenientes. Por exemplo, na França, as lojas oferecem serviço de entrega, lavanderia, revelação de fotografias em 48 horas e jornais, entre outros serviços. Essas lojas estão presentes em países como França, Bélgica, Grécia, Itália, Polônia e Espanha.
ATACADISTA (154 lojas)
Formato, que engloba bandeiras da PROMOCASH, DOCKS MARKET e GROSS IPPER, oferecendo produtos por atacado, ou seja, vendidos em grandes quantidades
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O nome e o logotipo
A palavra CARREFOUR (pronunciada como carfúr em francês) significa “cruzamento”. Na verdade, o seu logotipo e nome dizem respeito à sua origem. A primeira loja da empresa foi aberta perto de um cruzamento (em Francês, “Carrefour”). O logotipo consiste de duas setinhas, representando essa encruzilhada, e suas cores (vermelho, branco e azul) representam as cores da bandeira francesa. O CARREFOUR mantinha seu logotipo "intacto" desde 1966, e, em agosto de 2009 resolveu fazer uma leve alteração, perceptível no afinamento e mudança das letras.
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Mas, a maior mudança na identidade visual foi a possibilidade de aplicação do logotipo em diversos gradientes diferentes.
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No Brasil a nova identidade visual foi aplicada em todas as bandeiras do grupo francês.
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Os slogans
La qualité pour tous. (França)
Avec Carrefour je positive! (1988)
Choice and quality for everyone. (hipermercados)
The prices people want, close to home. (supermercados)
Grocery products at low, low prices. (lojas de descontos)
Just what you need, right next door. (lojas de conveniências)
Proximity and accessibility for catering professionals. (atacadista)
Sempre o menor preço. (Brasil)
É lá que a gente vai se encontrar...Carrefour. (Brasil)
Bons momentos começam aqui. (Brasil)
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Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 1959
● Fundador: Marcel Fournier, Denis e Jacques Defforey
● Sede mundial: Paris, França
● Proprietário da marca: Groupe SA
● Capital aberto: Sim (1970)
● Chairman: Amaury de Séze
● CEO: Lars Olofsson
● Faturamento: €85.9 bilhões (2009)
● Lucro: €385 milhões (2009)
● Valor de mercado: €26 bilhões (novembro/2010)
● Lojas: + 15.600 (+ 1.300 sob o nome CARREFOUR)
● Presença global: 34 países
● Presença no Brasil: Sim (+ 200 lojas)
● Funcionários: 476.000
● Segmento: Varejo
● Principais produtos: Alimentos, eletrodomésticos, eletrônicos, higiene pessoal
● Slogan: Bons momentos começam aqui.
● Website: www.carrefour.com
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A marca no Brasil
O Grupo Carrefour foi pioneiro no mercado varejista do país com as lojas de hipermercados. O Brasil foi o destino escolhido para a primeira loja CARREFOUR no continente americano em 1975. O novo modelo abria as portas para áreas de consumo amplas, variedade de opções de produtos, com qualidade e a preços justos, além de um atendimento diferenciado e eficaz, capaz de superar as expectativas do cliente. Este padrão se refletiu em receptividade e sucesso imediato da loja. E, em 1976, o mesmo se repetiu no Rio de Janeiro, com a sua primeira unidade no estado, a segunda no país. A partir daí, novas unidades foram sendo abertas em todas as partes do Brasil. Além disso, com o lançamento de novas lojas e aquisição de redes regionais como Planaltão, Roncetti, Mineirão, Rainha, Dallas e Continente a rede se expandiu tornando o CARREFOUR uma das maiores empresas varejistas do país. No Brasil, a rede conta com mais de 200 unidades (das quais 120 hipermercados CARREFOUR) em 18 estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Amazonas, Goiás e Mato Grosso do Sul) e o Distrito Federal, empregando mais de 70 mil pessoas. As lojas apresentam diversos formatos e serviços como postos de combustíveis, drogarias, agências de turismo, serviços digitais, entre outros. Além disso, a empresa promove uma série de iniciativas ambientais e sociais, como o Insituto de Formação Carrefour (que capacita seus profissionais) e produtos ecologicamente responsáveis. Outro diferencial são os produtos com Garantia de Origem, inspecionados junto aos fornecedores por especialistas do CARREFOUR.
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A marca no mundo
Hoje o grupo CARREFOUR, que ocupa a segunda posição mundial no setor, atua em 34 países com mais de 15.600 lojas, incluindo hipermercados, supermercados, lojas de descontos, lojas de conveniência, e atacadistas, com um volume de 2 milhões de pessoas todos os dias passando em seus estabelecimentos. As lojas do grupo estão localizadas 51% na França, 34% no resto da Europa, 8% na América Latina e 7% na Ásia. O nome CARREFOUR é a insígnia para os hipermercados do grupo, o nome Champion é para designar os supermercados.
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Você sabia?
● Atualmente, um novo hipermercado CARREFOUR abre por semana, em alguma parte do mundo.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Em 1989, o CARREFOUR se tornou o primeiro varejista mundial a ingressar no mercado asiático através de uma parceria com a empresa Uni President Enterprises Corporation, inaugurando lojas em Taiwan. A experiência adquirida serviu como base para a abertura de outras lojas em países do continente como Malásia (1994), China (1995), Tailândia (1996) e Indonésia (1998). No ano de 1999, o CARREFOUR e o grupo Promódes (proprietária da rede de supermercados Champion) se fundem formando a maior rede varejista alimentícia da Europa e a segunda maior do mundo. Nesse mesmo ano o grupo comprou aproximadamente 85 supermercados no Brasil. No ano seguinte inaugurou seu primeiro hipermercado no Japão e ingressou no comércio on-line. A partir de 2007 a empresa iniciou a transformação ou adaptação de todas as suas bandeiras e formatos de loja para a marca CARREFOUR. Atualmente, muitas unidades do CARREFOUR estão passando por uma completa reformulação, para garantir uma experiência de compra mais agradável aos clientes. Foi assim que o grupo francês CARREFOUR se transformou num gigante no setor de varejo.
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A linha do tempo
1976
● Lançamento da Produits libres, uma linha própria de produtos sem marca, com excelente qualidade e baixo preço, que englobava óleos, biscoitos, leites e massas.
1979
● Criação na Espanha da bandeira DIA% que utilizava o conceito de otimização de custos em todas as fases da distribuição, permitindo o acesso a produtos de excelente qualidade com preços extremamente acessíveis. Esse formato, adquirido pelo CARREFOUR em 1999, conta hoje em dia com mais de 3.700 lojas em todo o mundo.
1980
● Lançamento no Brasil do Compromisso Público, um documento registrado em cartório que garantia o menor preço ou a diferença de volta direto no caixa.
1993
● Inauguração, no Brasil, do primeiro posto de gasolina CARREFOUR, para atender aos consumidores com mais serviços e conveniência, sempre com a qualidade e a credibilidade da marca.
1997
● Lançamento da linha Carrefour Bio composta por produtos biológicos.
● Lançamento do projeto Garantia de Origem para oferecer produtos mais saudáveis, saborosos, com aspecto diferenciado, bem como social e ecologicamente corretos. Atestando qualidade, respeito ao trabalhador rural e preservação do meio ambiente, os produtos desta linha contam com o acompanhamento do CARREFOU desde a produção até a gôndola. O Garantia de Origem é uma marca mundial do grupo.
2000
● Lançamento do website de comércio eletrônico Ooshop.
2001
● Inauguração da primeira agência de Turismo Carrefour, oferecendo pacotes de viagens e serviços como locação de veículos, seguro viagem, etc.
2005
● Inauguração da primeira Drogaria Carrefour no Brasil na loja de Osasco em São Paulo.
2006
● Criação do CARREFOUR BAIRRO, um formato menor de lojas e mais focado na vizinhança, desenvolvido no Brasil, apresentando feira com frutas e verduras sempre fresquinhas, padaria com bolos, tortas e pães e açougue com os principais cortes de carne.
● Lançamento no Brasil da Linha Viver, formada por produtos saudáveis divididos em seis famílias: Diet, Light, Orgânicos, Funcionais, Soja, Zero.
2007
● Lançamento da FLV Viver Orgânico, uma linha composta por frutas, legumes e verduras orgânicos.
● Criação do Carrefour Soluções Financeiras cujo objetivo é ofertar serviços e soluções aos clientes no setor financeiro.
● Lançamento da linha Les Cosmétiques composta de cosméticos para pele e cabelo.
● Inauguração do Laboratório de Desenvolvimento de Produtos.
● Inauguração no Brasil das primeiras lojas de conveniência CARREFOUR EXPRESS.
2008
● Inauguração da primeira loja de conveniência sob a marca CARREFOUR CONTACT.
2010
● Lançamento do comércio eletrônico do CARREFOUR no Brasil. O portal entrou no ar oferecendo 15 mil produtos divididos em nove categorias: Eletrônicos, Informática, Eletrodomésticos, Telefonia, Eletroportáteis, Beleza e Saúde, Cine e Foto, Utilidades Domésticas e Cama, Mesa e Banho.
● Inauguração do CARREFOUR PLANET, um novo modelo de hipermercado que possui mais área útil para alimentos congelados e alimentos orgânicos.
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As lojas
O GROUPE CARREFOUR atua no mercado com vários formatos de lojas, sendo as mais importantes:
HIPERMERCADOS (1.395 lojas)
Esse formato, que engloba as lojas CARREFOUR e ATACADÃO (modelo de loja chamado de “atacarejo”, que congrega características de varejo e atacado, adquirido pelo CARREFOUR no Brasil em 2007), é formado por estabelecimentos enormes localizados em áreas de alta concentração populacional proporcionando modernidade, inovação, qualidade e ampla opção de produtos. Essas lojas são responsáveis por 59.1% do faturamento do grupo.
SUPERMERCADOS (2.950 lojas)
Esse formato, que engloba as lojas CARREFOUR BAIRRO, CARREFOUR EXPRESS,CARREFOUR MARKET, CHAMPION, CHAMPION MAPINOMOVAOE, GB SUPERMARKETS e GS; possui unidades localizadas, geralmente em bairros de cidades de médio e grande porte, oferecendo mais de 10 mil itens, especialmente alimentos.
LOJAS DE DESCONTOS (6.475 lojas)
Formato de lojas pequenas com estacionamento restrito e reduzida quantidade de produtos e marcas com preços até 30% menor, que engloba bandeiras como DIA%, ED e MINIPREÇO.
LOJAS DE CONVENIÊNCIA (4.698 lojas)
Formato que engloba as bandeiras CARREFOUR EXPRESS, CARREFOUR CITY,CARREFOUR CONTACT, 5 MINUTES, 8 a HuiT, MARCHE PLUS, PROXI, SMILE MARKET,OK! e SHOPI, oferecendo produtos e serviços convenientes. Por exemplo, na França, as lojas oferecem serviço de entrega, lavanderia, revelação de fotografias em 48 horas e jornais, entre outros serviços. Essas lojas estão presentes em países como França, Bélgica, Grécia, Itália, Polônia e Espanha.
ATACADISTA (154 lojas)
Formato, que engloba bandeiras da PROMOCASH, DOCKS MARKET e GROSS IPPER, oferecendo produtos por atacado, ou seja, vendidos em grandes quantidades
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O nome e o logotipo
A palavra CARREFOUR (pronunciada como carfúr em francês) significa “cruzamento”. Na verdade, o seu logotipo e nome dizem respeito à sua origem. A primeira loja da empresa foi aberta perto de um cruzamento (em Francês, “Carrefour”). O logotipo consiste de duas setinhas, representando essa encruzilhada, e suas cores (vermelho, branco e azul) representam as cores da bandeira francesa. O CARREFOUR mantinha seu logotipo "intacto" desde 1966, e, em agosto de 2009 resolveu fazer uma leve alteração, perceptível no afinamento e mudança das letras.
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Mas, a maior mudança na identidade visual foi a possibilidade de aplicação do logotipo em diversos gradientes diferentes.
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No Brasil a nova identidade visual foi aplicada em todas as bandeiras do grupo francês.
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Os slogans
La qualité pour tous. (França)
Avec Carrefour je positive! (1988)
Choice and quality for everyone. (hipermercados)
The prices people want, close to home. (supermercados)
Grocery products at low, low prices. (lojas de descontos)
Just what you need, right next door. (lojas de conveniências)
Proximity and accessibility for catering professionals. (atacadista)
Sempre o menor preço. (Brasil)
É lá que a gente vai se encontrar...Carrefour. (Brasil)
Bons momentos começam aqui. (Brasil)
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Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 1959
● Fundador: Marcel Fournier, Denis e Jacques Defforey
● Sede mundial: Paris, França
● Proprietário da marca: Groupe SA
● Capital aberto: Sim (1970)
● Chairman: Amaury de Séze
● CEO: Lars Olofsson
● Faturamento: €85.9 bilhões (2009)
● Lucro: €385 milhões (2009)
● Valor de mercado: €26 bilhões (novembro/2010)
● Lojas: + 15.600 (+ 1.300 sob o nome CARREFOUR)
● Presença global: 34 países
● Presença no Brasil: Sim (+ 200 lojas)
● Funcionários: 476.000
● Segmento: Varejo
● Principais produtos: Alimentos, eletrodomésticos, eletrônicos, higiene pessoal
● Slogan: Bons momentos começam aqui.
● Website: www.carrefour.com
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A marca no Brasil
O Grupo Carrefour foi pioneiro no mercado varejista do país com as lojas de hipermercados. O Brasil foi o destino escolhido para a primeira loja CARREFOUR no continente americano em 1975. O novo modelo abria as portas para áreas de consumo amplas, variedade de opções de produtos, com qualidade e a preços justos, além de um atendimento diferenciado e eficaz, capaz de superar as expectativas do cliente. Este padrão se refletiu em receptividade e sucesso imediato da loja. E, em 1976, o mesmo se repetiu no Rio de Janeiro, com a sua primeira unidade no estado, a segunda no país. A partir daí, novas unidades foram sendo abertas em todas as partes do Brasil. Além disso, com o lançamento de novas lojas e aquisição de redes regionais como Planaltão, Roncetti, Mineirão, Rainha, Dallas e Continente a rede se expandiu tornando o CARREFOUR uma das maiores empresas varejistas do país. No Brasil, a rede conta com mais de 200 unidades (das quais 120 hipermercados CARREFOUR) em 18 estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Amazonas, Goiás e Mato Grosso do Sul) e o Distrito Federal, empregando mais de 70 mil pessoas. As lojas apresentam diversos formatos e serviços como postos de combustíveis, drogarias, agências de turismo, serviços digitais, entre outros. Além disso, a empresa promove uma série de iniciativas ambientais e sociais, como o Insituto de Formação Carrefour (que capacita seus profissionais) e produtos ecologicamente responsáveis. Outro diferencial são os produtos com Garantia de Origem, inspecionados junto aos fornecedores por especialistas do CARREFOUR.
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A marca no mundo
Hoje o grupo CARREFOUR, que ocupa a segunda posição mundial no setor, atua em 34 países com mais de 15.600 lojas, incluindo hipermercados, supermercados, lojas de descontos, lojas de conveniência, e atacadistas, com um volume de 2 milhões de pessoas todos os dias passando em seus estabelecimentos. As lojas do grupo estão localizadas 51% na França, 34% no resto da Europa, 8% na América Latina e 7% na Ásia. O nome CARREFOUR é a insígnia para os hipermercados do grupo, o nome Champion é para designar os supermercados.
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Você sabia?
● Atualmente, um novo hipermercado CARREFOUR abre por semana, em alguma parte do mundo.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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