ABBOTT

Há mais de um século, o ABBOTT LABORATORIES trabalha para o progresso da saúde das pessoas em todo o mundo, se dedicando aos cuidados com a saúde, descobrindo, desenvolvendo, produzindo e comercializando produtos inovadores e serviços que abrangem a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a cura.
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A história
Wallace Calvin Abbott era um tipo incomum de homem: reunia qualidades como talento médico, espírito científico e veia empreendedora. Acreditava que, se produzisse medicamentos, conseguiria contribuir ainda mais para melhorar a saúde de seus pacientes. Movido por essa idéia, em 1888 começou a fabricar pílulas à base de alcalóide extraído de plantas medicinais. O seu improvisado laboratório era a cozinha do apartamento em que morava nas cercanias da cidade de Chicago, no estado americano de Illinois. Em seu primeiro ano as vendas totalizaram US$ 2.000. Dois anos depois, com a procura pelas pílulas superando sua capacidade pessoal de produção, resolveu construir um laboratório em um modesto galpão de subúrbio e o batizou de Abbott Alkaloidal Company. Em 1906, a pequena empresa formou sua primeira equipe de vendas, formada por sete pessoas.
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Pouco depois, em 1910, o catálogo da empresa já possuía 700 produtos. Nesta época, a empresa se expandiu abrindo subsidiárias e escritórios de vendas em Nova York, San Francisco, Seattle, Toronto, Londres e também na Índia. O empreendimento ia muito bem, mas, convencido por um professor de medicina de que o futuro caminhava na direção da química, ele deslocou o objeto de suas investigações para os sintéticos, uma área com tremendo potencial de crescimento na época. Em 1915, como reflexo do envolvimento com o novo tipo de pesquisa, a empresa mudou de nome para ABBOTT LABORATORIES. Tem início então um período de grande crescimento, caracterizado por constantes buscas científicas. Em 1916, o agente antiséptico Chlorazene, produzido pela empresa, foi utilizado nos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial para limpar os ferimentos de milhares de soldados.
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O Dr. Wallace Abbott faleceu em 1921, aos 63 anos. Após sua morte, o empreendimento ganhou vulto, enorme projeção no mercado farmacêutico norte americano e acabou despertando o interesse dos investidores. Até que, em 1929, ele abriu com enorme sucesso o capital da empresa, oferecendo US$ 20 mil em ações na Bolsa de Valores de Chicago. Os recursos provenientes da estratégia impulsionaram o crescimento da companhia que, em 1931, instalou no Canadá sua primeira filial fora dos Estados Unidos. Era o começo de uma bem sucedida expansão pelo mundo afora. Ainda nesta década a empresa lançou o Pentathol®, um dos anestésicos de indução mais amplamente usados no mundo. Nas duas décadas seguintes a ABBOTT revolucionou o mercado com lançamentos como o primeiro conjunto de administração intravenosa totalmente descartável e uma nova solução de proteína para a alimentação intravenosa. Os anos 70 e 80 foram marcados pela descoberta e lançamento da primeira bomba eletrônica de aplicação de drogas da empresa e do primeiro dispositivo de analgesia controlado pelo paciente.
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Nos últimos anos, adaptando-se ao ambiente das rápidas mudanças e à intensa competitividade do século 21, a ABBOTT começou a remodelar o seu negócio, para maior diversificação e crescimento. Não foi a primeira vez em sua existência que a empresa mudou de estratégia comercial, mas nenhuma outra foi maior ou tão bem-sucedida como a que a levou a adquirir treze empresas no prazo de cinco anos, entre 2001 e 2006. A maior dessas transações - e de toda a sua história - ocorreu no ano de 2001 quando incorporou as operações da Knoll, braço farmacêutico mundial da Basf, que lhe deu a liderança mundial em desenvolvimento e produção de biológicos. Com o intuito de expandir a atuação para a área de produtos médicos, na seqüência adquiriu a Vysis, que produzia testes para monitoramento do câncer recorrente da bexiga; a Spinal Concepts, uma empresa inovadora da área de implantes para coluna; a Spine Next, de dispositivos para cirurgia da coluna; a ZonePerfect Nutritional e a EAS, ambas do mercado de nutricionais; a TheraSense, líder na área da glicemia; e a i-STAT Corp., do mercado de diagnóstico rápido.
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Adquiriu também a área de stents cardiovasculares da Biocompatibles International, as linhas de produtos cirúrgicos para vasos periféricos e coronarianos da Jomed's e a linha vascular da Guidant que, combinada aos negócios já existentes nessa área, formou uma unidade com posição de liderança mundial em produtos vasculares. Além disso, adquiriu a Kos Pharmaceutical, que fortaleceu ainda mais seu negócio de produtos farmacêuticos. Em 2004, a ABBOTT separou sua divisão de produtos para hospital numa nova empresa chamada Hospira.
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Nas questões de saúde, os cuidados médicos não se limitam ao tratamento com terapias farmacêuticas. Há um desafio imposto pela prática da moderna medicina que leva as indústrias a avançar sempre mais em direção a instrumentos que complementam o atendimento às necessidades da saúde. Tal realidade tem levado a ABBOTT a conduzir seus negócios nos segmentos de produtos farmacêuticos, nos quais realiza pesquisas e desenvolve medicamentos, e de produtos médicos, no qual também pesquisa, projeta e fabrica três categorias de produtos: nutricionais, testes e equipamentos para diagnósticos, e dispositivos médicos e cirúrgicos. Essa escolha revela a preocupação da ABBOTT em combinar produtos em linhas completas de modo a oferecer equipamentos para diagnosticar doenças, recursos para tratar-las e produtos nutricionais para complementar a dieta dos pacientes.
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A lista da divisão de produtos médicos é extensa e excepcional: produtos nutricionais vendidos diretamente ao consumidor, como a fórmula infantil Pediasure e a bebida Ensure; revolucionários equipamentos para o sistema cardiovascular e coluna; sistemas avançados de equipamentos e testes diagnósticos para doenças infecciosas, câncer, diabetes e doenças genéticas. Além disso, a ABBOTT coloca a disposição dos médicos e pacientes soluções inovadoras como Kaletra, o mais recente tratamento contra o HIV; a Sibutramina, primeiro sacietógino para tratamento de obesidade; e o Simdax, um medicamento que inaugurou uma nova fase no tratamento da insuficiência cardíaca. Nos hospitais, empresa tem forte presença com anestésicos inalatórios como o medicamento Sevorane e sedativos Precedex.
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A linha do tempo
1923
● Desenvolvimento do BUTYN, um analgésico que marcou o início de uma longa tradição da empresa no segmento de anestesia.
1930
● Lançamento do NEMBUTAL, um analgésico que se tornaria um dos produtos de maior sucesso da ABBOTT.
1932
● Lançamento do HALIVER OIL e VIOSTEROL, fazendo com que a ABBOTT se tornasse líder no segmento de vitaminas e iniciasse um caminho de sucesso na área de nutrição.
1936
● Lançamento do PENTATHOL®, um dos anestésicos mais utilizados do mundo.
1941
● A ABBOTT foi uma das cinco empresas escolhidas pelo Governo Americano para iniciar o desenvolvimento e produção em larga escala da Penicilina.
1945
● Lançamento do TRIDIONE, o primeiro de muitos medicamentos para o tratamento da epilepsia que a empresa desenvolveria.
1952
● Lançamento do ERYTHROCIN, um dos mais famosos antibióticos introduzidos pela ABBOTT.
1959
● Introdução de uma nova imagem corporativa representada pelo tradicional A estilizado, símbolo que é utilizado até os dias de hoje.
1972
● Lançamento do AUSRIA, um teste para identificar hepatite.
1973
● Lançamento do ENSURE, primeiro produto nutricional para uso adulto da ABBOTT.
1983
● Lançamento do DEPAKOTE, um novo tratamento para epilepsia, que no futuro iria ser utilizado para o tratamento da bipolaridade.
1985
● Desenvolveu o primeiro teste de sangue para detectar o vírus do HIV.
1987
● Lançamento do HYTRIN, uma nova droga cardiovascular para o tratamento da hipertensão.
1988
● Lançamento do SIMILAC Special Care, primeira fórmula infantil fortificada com ferro para bebês prematuros.
● Lançamento do PEDIASURE, alimento nutricionalmente completo para Nutrição Enteral ou Oral. Pode ser usado como nutrição total, ou como suplemento nutricional para reforçar os hábitos regulares de alimentação.
1990
● Lançamento do BIAXIN, um dos antibióticos de maior sucesso da empresa.
1994
● Lançamento do SEVOFLURANE, um dos primeiros anestésicos universais.
1998
● Lançamento do GLUCERNA, uma linha de produtos nutricionais especialmente desenvolvida para pessoas diabéticas.
2000
● Lançamento do KALETRA, um dos mais recentes e modernos tratamentos contra o HIV.
2002
● Lançamento do HUMIRA, um medicamento para tratamento de artrite reumatóide, que se tornaria o produto mais bem sucedido na história da empresa.
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Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1888
● Fundador: Wallace C. Abbott
● Sede mundial: Abbott Park, Chicago, Illinois
● Proprietário da marca: Abbott Laboratories
● Capital aberto: Sim (1929)
● Chairman & CEO: Mr. Miles White
● Faturamento: US$ 30.7 bilhões (2009)
● Lucro: US$ 5.7 bilhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 76 bilhões (julho/2010)
● Plantas industriais: + 50
● Presença global: 130 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 83.000
● Segmento: Farmacêutico
● Principais produtos: Produtos farmacêuticos, equipamentos médicos, de diagnósticos e para diabetes
● Slogan: A Promise for Life.● Website: www.abbott.com
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A marca no Brasil
No Brasil, as operações da ABBOTT começaram em 1937, no Rio de Janeiro, como escritório de importação e revenda de produtos. Seis anos depois, transferiu-se para São Paulo e deu início à produção dos primeiros medicamentos em solo brasileiro. No final da década, a empresa já dispunha de uma linha de 53 produtos em comercialização. Em seguida, a empresa lançou produtos provenientes de pesquisas próprias, incluindo-se farmacêuticos e hospitalares, entre estes, os anestésicos. Com a expansão dos negócios, a empresa inaugurou sua fábrica em São Paulo, em 1952, numa área de 20 mil metros quadrados no bairro do Brooklin. Desde então, a ABBOTT sempre esteve entre as empresas de destaque do mercado farmacêutico brasileiro com uma linha de produtos muito conhecida, tais como Sucaryl (adoçante), Selsun (xampu anti-caspa), Pantomicina (antibiótico), e Pedialyte (soro de reidratação oral).
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Em novembro de 2000, licenciou marcas e vendeu alguns produtos, entre eles o Magnopyrol, à Farmasa Laboratórios Americano de Farmacoterapia, laboratório nacional que adquiriu em novembro de 2001 a fábrica da empresa localizada em São Paulo. Com isso, a produção foi novamente transferida para o Rio de Janeiro, no bairro de Jacarepaguá. A fábrica, de 25 mil metros quadrados erguidos sobre terreno de 72 mil metros quadrados, atende ao mercado brasileiro e às exportações da empresa. A ABBOTT Brasil está entre as dez maiores indústrias farmacêuticas, em valores, em operação no país, desempenho que reflete os esforços e o comprometimento de seus aproximadamente 1.200 profissionais, que atuam nas áreas de administração, fábrica e força de vendas de suas divisões de negócios: Farmacêutica, Cuidados com Diabetes, Vascular, Nutricionais e Diagnósticos Moleculares.
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A marca no mundo
Atualmente a ABBOTT, que se capacitou para oferecer soluções integradas para algumas das condições médicas de maior prevalência no mundo como a AIDS, o câncer e a diabetes, possui mais de 100 instalações em todo o mundo, 83 mil funcionários e comercializa produtos em mais de 130 países. Mais de 5 mil cientistas em todo o mundo estão comprometidos em desenvolver tecnologias inovadoras nas áreas terapêuticas chaves para a empresa: diabetes, controle da dor, infecções respiratórias, AIDS, saúde do homem e da mulher, pediatria e veterinária. Esse compromisso com o progresso da ciência médica significa um investimento de mais de US$ 1 bilhão por ano para pesquisa e desenvolvimento. Seu valor de mercado situa-se entre as 50 maiores companhias dos Estados Unidos e entre as 100 maiores do mundo.
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Você sabia?
● Desde que se tornou companhia pública, em 1929, seu desempenho financeiro está classificado entre os melhores do mundo, colocando-a em altas posições nos rankings das principais publicações em negócios, incluindo a lista da revista Fortune e da Forbes. A ABBOTT também é reconhecida todos os anos como uma das "Companhias Mais Admiradas da América", desde 1984, pela revista Fortune.

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