Uma motocicleta APRILIA é muito mais que simplesmente um chassi, duas rodas e um motor. É literalmente a personificação, de uma marca apaixonada por competição e motociclismo, em construir modelos que proporcionem à qualquer motociclista uma sensação única de liberdade e adrenalina.
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A história
A história da marca de motocicleta italiana APRILIA começou logo após a Segunda Guerra Mundial quando Cavaliere Alberto Beggio fundou uma fábrica de bicicleta na pequena cidade de Noale, província de Venezia na Itália. Produzindo pequenas peças para finalização do produto, a empresa fez sucesso rapidamente. Em 1968, quando o filho de Alberto, Ivano Beggio, assumiu o controle da empresa, logo percebeu que bicicletas não teriam muito futuro. Junto com 12 colaboradores, construiu a primeira motocicleta APRILIA, nas cores azul e dourada com 50cc de potência. Os primeiros modelos, mini-scooters com rodas de pequeno diâmetro, produzidos pela marca foram batizados de Daniela e Packi. Logo apareceu também o modelo Colibri, mais esportivo e aerodinâmico, mas que obrigava o piloto a adaptar-se a uma posição desconfortável. Nem assim estes produtos deixaram de fazer sucesso.
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A empreitada dera tão certo, que a produção de bicicletas seria abandonada em 1980, para dedicação exclusiva às motos. Mas as atenções logo se voltaram para uma nova estrela: a Scarabeo, um modelo de motocicleta para cidade de 50 cc que revelou a enorme paixão de Beggio pelo motociclismo. Começava então o sonho de um entusiasta, que queria transformar uma marca italiana famosa pelo mundo a fora. E para atingir a fama, correr e ganhar eram indispensáveis. Em uma época em que, umas atrás das outras, as grandes empresas italianas e britânicas começavam a desaparecer e dar o lugar aos fabricantes japoneses, muitos achavam uma loucura.
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A primeira moto APRILIA para competição de MotoCross surgiria somente em 1974. No ano seguinte produziu a primeira moto genuinamente para competição, escolhendo o piloto italiano Ivan Alborghetti para pilotá-la. O primeiro título veio em 1977 nas categorias 125cc e 250cc no campeonato italiano. Começava a nascer um mito dentro do motociclismo. O sucesso nas pistas levou a um aumento na exportação de motocicletas da marca, mostrando que o investimento na área esportiva tinha sido acertado. Essas competições funcionavam como laboratório avançado para suas pesquisas e depois eram incorporadas aos modelos comerciais.
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Em 1985, passou a competir no Mundial de Motovelocidade, categoria 250 cm³, e, já em 1987, vencia sua primeira prova, com o piloto Loris Reggiani, no circuito de Misano. Foi um grande feito, afinal, a pequena APRILIA havia superado os gigantes japoneses, que possuíam muito mais recursos e experiência em competições. A década de 90 tem início com uma aposta: o ingresso na categoria de motos urbanos. A scooter Amico, totalmente colorida, primeira feita totalmente em plástico e introduzida no mercado em 1990; a legendária Scarabeo; e um modelo assinado pelo renomado designer Philippe Starck; garantiram um aumento expressivo nas vendas.
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A primeira moto APRILIA para competição de MotoCross surgiria somente em 1974. No ano seguinte produziu a primeira moto genuinamente para competição, escolhendo o piloto italiano Ivan Alborghetti para pilotá-la. O primeiro título veio em 1977 nas categorias 125cc e 250cc no campeonato italiano. Começava a nascer um mito dentro do motociclismo. O sucesso nas pistas levou a um aumento na exportação de motocicletas da marca, mostrando que o investimento na área esportiva tinha sido acertado. Essas competições funcionavam como laboratório avançado para suas pesquisas e depois eram incorporadas aos modelos comerciais.
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Em 1985, passou a competir no Mundial de Motovelocidade, categoria 250 cm³, e, já em 1987, vencia sua primeira prova, com o piloto Loris Reggiani, no circuito de Misano. Foi um grande feito, afinal, a pequena APRILIA havia superado os gigantes japoneses, que possuíam muito mais recursos e experiência em competições. A década de 90 tem início com uma aposta: o ingresso na categoria de motos urbanos. A scooter Amico, totalmente colorida, primeira feita totalmente em plástico e introduzida no mercado em 1990; a legendária Scarabeo; e um modelo assinado pelo renomado designer Philippe Starck; garantiram um aumento expressivo nas vendas.
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O momento era ideal para uma forte expansão da marca no continente europeu. Assim, as motocicletas da marca foram oficialmente introduzidas na França, Espanha, Alemanha e Holanda. Em 1997, a marca ingressou no segmento das grandes motocicletas superesportivas, como o lançamento do modelo Mille (equipado com motor V2 de 1.000 cm³), exatamente para brigar com as rivais nipônicas. No ano de 2004, a APRILIA foi comprada pela também italiana Piaggio, que conservou sua identidade e características. Em 2008, para comemorar os 20 anos de sua primeira vitória em GPs do Mundial de Motovelocidade, a APRILIA construiu o conceito FV2 1200. Segundo a montadora, o modelo era a expressão da sua tecnologia e de seu design, além de indicar os caminhos que iria perseguir no futuro próximo. Para tanto, construiu novo motor de 1.197 cm³, dois cilindros em V, inclinados em 90 graus, com duplo comando de válvulas (quatro válvulas por cilindro), equipado com injeção eletrônica e refrigeração líquida, que fornece 134,5 cv a 9.500 rpm e torque de 10,5 kgfm a apenas 4.000 rpm. O visual era futurístico: motor à mostra, frente bicuda, traseira que parece suspensa e escapes de saída baixa.
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A linha de produto
Reconhecida por sua excelência técnica aliada a um design moderno, a linha de motocicletas APRILIA, que abrange desde modelos de 50 cc a 1.000 cc, foi expandida nos últimos anos, englobando o famoso modelo Scarabeo (com versões de motorização que variam de 50 a 500 cc, incluindo versões esportivas, que fazem dessa scooter com identidade própria e visual marcante, um enorme sucesso de vendas), a enorme variedade de scooters (nesta categoria a marca é líder no mercado europeu), a RS 125 (moto “réplica de corrida” equipada com o que há de mais moderno nas pistas como suspensões up-side-down, rodas de liga leve, disco de freio flutuante com pinças monobloco de fixação radial, pneus generosamente largos e muito mais), a linha Pegaso (composta por modelos projetados para percorrer todos os tipos de terrenos e climas), a linha offroad (oferecendo modelos de todos os tipos de motocicletas para motocross) e se estendendo a motos potentes como a Shiver 750 (uma motocicleta “naked” – sem carenagem – de visual futurista e equipada com injeção eletrônica de última geração e a tecnologia de aceleração eletrônica “ride by wire”) e a Mana 850 (máquina revolucionária que tem como principal característica o câmbio Sportgear — controlado eletronicamente).
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Reconhecida por sua excelência técnica aliada a um design moderno, a linha de motocicletas APRILIA, que abrange desde modelos de 50 cc a 1.000 cc, foi expandida nos últimos anos, englobando o famoso modelo Scarabeo (com versões de motorização que variam de 50 a 500 cc, incluindo versões esportivas, que fazem dessa scooter com identidade própria e visual marcante, um enorme sucesso de vendas), a enorme variedade de scooters (nesta categoria a marca é líder no mercado europeu), a RS 125 (moto “réplica de corrida” equipada com o que há de mais moderno nas pistas como suspensões up-side-down, rodas de liga leve, disco de freio flutuante com pinças monobloco de fixação radial, pneus generosamente largos e muito mais), a linha Pegaso (composta por modelos projetados para percorrer todos os tipos de terrenos e climas), a linha offroad (oferecendo modelos de todos os tipos de motocicletas para motocross) e se estendendo a motos potentes como a Shiver 750 (uma motocicleta “naked” – sem carenagem – de visual futurista e equipada com injeção eletrônica de última geração e a tecnologia de aceleração eletrônica “ride by wire”) e a Mana 850 (máquina revolucionária que tem como principal característica o câmbio Sportgear — controlado eletronicamente).
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Dados corporativos
● Origem: Itália
● Fundação: 1945
● Fundador: Cavaliere Alberto Beggio
● Sede mundial: Noale, Itália
● Proprietário da marca: Piaggio & Co. SpA
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Roberto Colaninno
● CEO: Rocco Sabelli
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Vendas globais: 200.000 unidades/ano
● Concessionárias: 600 (oficiais)
● Presença global: 57 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 2.000
● Segmento: Motociclístico
● Principais produtos: Motocicletas esportivas e scooters
● Ícones: As motos de competição
● Slogan: Bike me.● Website: www.aprilia.com
● Origem: Itália
● Fundação: 1945
● Fundador: Cavaliere Alberto Beggio
● Sede mundial: Noale, Itália
● Proprietário da marca: Piaggio & Co. SpA
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Roberto Colaninno
● CEO: Rocco Sabelli
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Vendas globais: 200.000 unidades/ano
● Concessionárias: 600 (oficiais)
● Presença global: 57 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 2.000
● Segmento: Motociclístico
● Principais produtos: Motocicletas esportivas e scooters
● Ícones: As motos de competição
● Slogan: Bike me.● Website: www.aprilia.com
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A marca no mundo
Atualmente a APRILIA, segunda maior produtora de motocicleta da Europa, produz cerca de 200 mil motocicletas por ano, exportando mais de 50% das unidades, além de contar com 350 concessionárias oficiais e mais 800 autorizadas somente na Itália. Seus produtos são exportados para mais de 55 países ao redor do mundo.
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Você sabia?
● Entre 1991 e 2003, a marca conquistou 24 títulos mundiais em competições de motociclismo, acumulando em sua história 40 títulos mundiais, sendo 33 em Moto GP.
A marca no mundo
Atualmente a APRILIA, segunda maior produtora de motocicleta da Europa, produz cerca de 200 mil motocicletas por ano, exportando mais de 50% das unidades, além de contar com 350 concessionárias oficiais e mais 800 autorizadas somente na Itália. Seus produtos são exportados para mais de 55 países ao redor do mundo.
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Você sabia?
● Entre 1991 e 2003, a marca conquistou 24 títulos mundiais em competições de motociclismo, acumulando em sua história 40 títulos mundiais, sendo 33 em Moto GP.
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