AQUAFRESH


A marca AQUAFRESH se tornou sinônimo de uma higiene oral completa por combater o mau hálito, prevenir cáries, remover placas bacterianas, prevenir manchas e branquear os dentes. Por isso, sua completa linha de produtos, em especial sua pasta com as tradicionais três listras, estão na boca de milhões de consumidores pelo mundo afora, tornando a rotina de saúde oral um momento de prazer e não uma obrigação. 

A história 
A famosa marca de creme dental, originalmente escrito Aqua-Fresh, foi introduzida em 1973 no mercado inglês pelos tradicionais laboratórios Beecham, fundado em 1859, tornando-se a pioneira ao oferecer múltiplos benefícios e sendo a primeira a conter listras. O novo creme dental se diferenciava dos demais por sua exclusiva combinação de gel e pasta, tendo duas listras, nas cores branca e azul, uma clara alusão aos dois principais benefícios do novo produto: hálito fresco e proteção contra cáries. Inicialmente a comunicação utilizada pela marca mostrava o azul dos oceanos e ondas, fazendo uma associação com o sabor refrescante da nova pasta. Rapidamente AQUAFRESH se tornou um verdadeiro fenômeno de vendas, cumprindo a promessa de dentes fortes, gengivas saudáveis e hálito fresco. A expansão internacional da marca começou em 1977 com o lançamento na vizinha Irlanda.


Em 1983 o produto foi totalmente reformulado com a introdução de uma nova versão batizada deAQUAFRESH TRIPLE PROTECTION, que oferecia uma Proteção Tripla, contendo três listras nas cores vermelha (representando o carbonato de cálcio, que ajudava a remover a placa bacteriana), branca (contendo flúor para prevenir cáries) e azul (que representava o benzoato de sódio que ajudava a manter o hálito fresco). Foi a partir deste momento que as tradicionais três listras (branca, vermelha e verde-água) foram registradas como marca.


Ainda nesta década, outras novidades foram sendo agregadas à sua linha de produto, como por exemplo, uma nova embalagem chamada Pump, um tubo rígido; em 1988, com o lançamento da versão para o controle do tártaro e remoção de placas; em 1989 com a introdução daAQUAFRESH EXTRA FRESH, que proporcionava um hálito refrescante por maior tempo; e, em 1992, com a AQUAFRESH SENSITIVE, uma pasta que continha flúor, desenvolvida especialmente para ajudar a reduzir a sensibilidade dos dentes em contato com líquidos ou alimentos frios e quentes, ácidos ou doces. Na década de 1990, a marca AQUAFRESH começou sua expansão internacional com a introdução de seus produtos em vários países ao redor do mundo, chegando ao Brasil em 1994 e disponibilizando sua linha completa de produtos três anos mais tarde.


Depois de duas décadas de intensas pesquisas e desenvolvimento foi lançada em 1995 a primeira pasta do mercado que continha o benefício do branqueamento, conhecida comoAQUAFRESH WHITENING, que ajudava a remover manchas da superfície dos dentes através do Triclene, componente patenteado pela empresa, podendo ser usada diariamente sem danificar o esmalte dos dentes. Além disso, o novo produto ajudava a prevenir o tártaro, a remover a placa bacteriana, a combater as cáries e a refrescar o hálito. Pouco depois, em 1997, mesmo ano em que a marca estreou no segmento de escovas infantis, a marca foi introduzida no mercado português com enorme sucesso, provando assim a eficácia de seus produtos. Um dos fatores de sucesso da marca foi sua aproximação com o público infantil, principalmente com o lançamento da linha de produtos KIDS AQUAFRESH, composta por pastas desenvolvidas especificamente para crianças de várias idades, que não continham açúcar e cujo gosto era semelhante ao chiclete, além de uma completa linha de escovas de dente.


Com a chegada do novo milênio, a marca resolveu apostar no segmento de higiene oral fora de casa, lançado uma nova gama de produtos como as pastilhas branqueadoras e com ação anti-manchas, que além de limparem os dentes, ajudavam a neutralizar a ação dos ácidos da placa bacteriana, mantendo o hálito sempre fresco. Em 2003, a marca introduziu mais dois novos produtos: AQUAFRESH EXTREME CLEAN, um creme dental especialmente desenvolvido para combater o mau hálito; e AQUAFRESH FLOSS “N” CAP, ingressando assim no segmento de fio dental.


E as novidades não pararam por aí. No ano seguinte, a marca lançou a escova Max-Active, desenvolvida para se ajustar ao tamanho de qualquer dente. Em 2007 a marca introduziu aAQUAFRESH WHITE TRAYS, tiras branqueadoras que após uma semana de uso prometia dentes mais brancos; e, em 2008, a AQUAFRESH ISOACTIVE, um creme dental em gel que remove 25% a mais das bactérias bucais. Além disso, a marca ingressou no segmento de antissépticos bucais com o lançamento de uma completa linha.


As mascotes e o público infantil 
O relacionamento mais próximo com o público infantil é apontado como um dos mais importantes fatores do sucesso e consolidação da marca no mercado mundial. O desenvolvimento de uma linha específica para esse público, com produtos inovadores, e a criação de mascotes animadas, representadas pelo tradicional gel com três listras, ajudaram a AQUAFRESH a conseguir uma enorme penetração neste segmento de mercado. A completa linha AQUAFRESH KIDS oferece cremes dentais, escovas e antissépticos bucais para cada fase de crescimento das crianças: até os três anos, entre 4-6 anos e acima de seis anos (batizada de JUNIOR). Isto inclui cremes desenvolvidos especificamente para dentes de leite (com níveis de flúor recomendados pelos dentistas) e escovas que limpam de acordo com a idade da criança.


E foram justamente estas animadas mascotes, batizadas de NURDLES, que tornaram a higiene bucal uma grande diversão para milhões de crianças ao redor do mundo. Essa turma, criada em meados dos anos 2000 e composta por três divertidos personagens que representam de forma estilizada a pasta na escova, MILKY (que representa os dentes de leite), LILLY (é a personagem feminina, que representa as crianças mais crescidinhas) e BILLY (é o líder da turma, representando as crianças mais velhas), tem um papel importante ao educar e conscientizar sobre ter dentes fortes e saudáveis, combater o mau hálito e tornar a manutenção da saúde bucal muito mais prazerosa.


A evolução visual 
A identidade visual da marca sofreu inúmeras alterações ao longo de sua história. Na evolução de seu logotipo, apesar de ter mantido a tipografia da letra, o símbolo das três listras foi ganhando cada vez mais destaque. Recentemente a marca apresentou sua nova identidade visual, onde o nome da marca ganhou efeitos de reflexo e gradientes, e as tradicionais três listras (com novo design) assumiram papel de enorme destaque.


Os slogans 
Three in one protection for your family. 
Amazing. 
Gets Teeth White, Keeps Teeth White. (2007) 
Take the feeling of clean to the Extreme. (Extreme Clean) 


Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Lançamento: 1973 
● Criador: Laboratórios Beecham 
● Sede mundial: Brentford, Inglaterra 
● Proprietário da marca: GlaxoSmithKline plc 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Sir Chris Gent 
● CEO: Andrew Witty 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Higiene oral 
● Principais produtos: Cremes dentais, escovas de dente e antissépticos bucal 
● Concorrentes diretos: CrestColgateClose UpOral BListerine e Reach 
● Ícones: As famosas três listras 
● Slogan: Three in one protection for your family. 
● Website: www.aquafresh.com 

A marca no mundo 
Atualmente a marca AQUAFRESH, cujo creme dentel é o terceiro mais vendido no mercado americano, comercializa sua extensa linha de produtos, que incluem ainda antissépticos bucais, escovas de dente, pastilhas para limpeza dental e fio dental, em mais de 120 países ao redor do mundo. Os maiores mercados da marca estão na América do Norte e Sul e a Europa, com enorme participação de mercado no Reino Unido. 

Você sabia? 
● Mundialmente a marca AQUAFRESH é a segunda colocada no segmento de higiene oral, atrás apenas da poderosa Colgate. 

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