Os sites de relacionamento social viraram uma epidemia na Internet. Gigantes como Orkut e MySpace dominam o mercado. Ou melhor, dominavam. O novo fenômeno digital atende pelo nome de FACEBOOK, que virou o “queridinho” dos cibernéticos com números que apavoram qualquer concorrência: mais de 900 milhões de usuários, em apenas 20 minutos são compartilhados mais de 1.1 milhão de links, anexadas 3 milhões de novas fotos, enviadas mais de 6 milhões de mensagens e feito mais de 35 milhões de comentários. Por tudo isso, não é nenhum exagero afirmar que o FACEBOOK mudou a maneira como as pessoas usam a web e se conectam com os amigos.
A história
O estudante de graduação Mark Zuckerberg e seus colegas de quarto Dustin Moskovitz e Chris Hughes criaram o THE FACEBOOK dentro de seu dormitório no campus universitário, no dia 4 de fevereiro de 2004, com o suporte e a acessória de Andrew McCollum e Eduardo Saverin, este último brasileiro, permitindo que os colegas da tradicional Universidade de Harvard, na região de Boston, na costa leste dos Estados Unidos, pudessem colocar fotos e se manter em contato uns com os outros, compartilhando assim experiências e planejando eventos. Em quatro horas a novidade atraiu 450 visitantes. No final do primeiro mês aproximadamente metade dos alunos da tradicional universidade estavam cadastrados. Apesar da ideia inicial que a adesão fosse restrita apenas à estudantes da universidade de Harvard, o site cresceu rapidamente e passou a admitir estudantes de outras universidades da região de Boston, como por exemplo, Boston College, Boston University, Northeastern University, Tufts University e o tradicional Instituto de Tecnologia de Massachusetts (conhecido como MIT), além de Rochester, Stanford, Columbia, Yale, NYU e Northwestern.
Já no meio de 2004, a rede social recebeu sua primeira rodada de investimentos, feita por Peter Thiel, no valor de US$ 500 mil. Em dezembro rompia a barreira de 1 milhão de cadastrados. Era um sucesso avassalador na comunidade estudantil americana. Em dezembro de 2005, trocou seu nome de “THE FACEBOOK” para apenas FACEBOOK. Somente a partir de 11 de setembro de 2006, qualquer internauta, desde que tivesse mais de 13 anos, através de um e-mail, poderia se cadastrar no FACEBOOK. A explosão de tráfego foi visível: crescia aproximadamente 3% por semana. Nesta época as atualizações eram frequentes: versão mobile, opções de mural, share, ads, traduções oficiais em diversas línguas e integração com empresas. Em 2007, o FACEBOOK tornou-se uma das empresas de Internet mais valorizadas do mundo, cujo valor estimado chegava a US$ 15 bilhões. Tudo em virtude da poderosa Microsoft que comprou uma parte minoritária da empresa (1.6% de participação no capital) por US$ 240 milhões, batendo uma proposta do rival Google. Nesta época o FACEBOOK contava com mais de 49 milhões de usuários, 250 mil novos registros por dia e um modesto lucro de US$ 30 milhões.
Em 2009 o site apresentou uma novidade que se tornaria extremamente popular: o famoso botão “Like”. Ainda este ano, o FACEBOOK lançou o jogo social FarmVille, desenvolvido pela Zynga, cujo objetivo é evoluir administrando uma fazenda virtual, com atividades que incluem o plantio, cultivo e colheita de diversas plantas e árvores, criações de animais, além da construção de casas, celeiros e outros elementos típicos de uma vida rural. O jogo chegou a possuir mais de 100 milhões de usuários no FACEBOOK. O enorme sucesso do FarmVille fez com que o FACEBOOK disponibilizasse outros jogos sociais que arregimentaram milhões de novos usuários. Um fator para manter o sucesso e a popularidade do FACEBOOK são as constantes inovações, como aconteceu em 2010 quando foi lançado o FACEBOOK PLACES, um sistema de geolocalização no qual o usuário pode compartilhar com seus amigos onde ele está; e oFECBOOK MAIL, um serviço de mensagens que mescla SMS, e-mail e bate-papo. O resultado dessas inovações: o crescimento do FACEBOOK foi impressionante, superou os 500 milhões de usuários ativos e nos Estados Unidos foi o site mais visitado.
Todo esse sucesso atraiu a atenção de investidores: no início de janeiro de 2011 a empresa arrecadou US$ 500 milhões do banco Goldman Sachs e de um investidor russo, o que levou o FACEBOOK a ser avaliado, segundo estimativa já que não possuía capital aberto, em US$ 50 bilhões. Enquanto isso no Brasil, apesar da enorme popularidade do Orkut, o número de usuários do FACEBOOK mais que dobrou nos últimos quatro anos, totalizando mais de 45 milhões de pessoas. Depois de tanto sucesso e despertar interesse de gigantes do setor, finalmente no dia 18 de maio de 2012 o FACEBOOK realizou sua oferta pública inicial de ações na Bolsa de Valores NASDAQ. As ações foram oferecidas ao preço inicial de US$ 38, o que rendeu US$ 16 bilhões à empresa. O valor arrecadado coloca o IPO (sigla em inglês para oferta pública inicial, que equivale à abertura de capital de uma empresa) do FACEBOOK acima das ofertas iniciais de empresas como Google, Zynga e Groupon. Além disso, pouco antes, o FACEBBOOK havia comprado por US$ 1 bilhão o Instagram, aplicativo para as plataformas móveis iOS e Android que personaliza fotos. A estratégia agrega inteligência e incentiva engajamento à rede social, uma vez que os usuários do aplicativo são fiéis ao serviço.
O FACEBOOK permite o compartilhamento de informações, vídeos, fotos e participação em grupos, ou seja, atividades comuns que existem em diversas outras redes sociais. Então por que todo esse crescimento e enorme sucesso? O verdadeiro diferencial do FACEBOOK foi a decisão de manter sua interface de programação de aplicações, também chamada de API, aberta a desenvolvedores independentes. Essa estratégia permite que a rede social se renove de acordo com as tendências e preferências dos próprios internautas, chamando atenção dos usuários fidelizados e potenciais. Essa ação de sucesso fez com que seus principais concorrentes também adotassem essa política, porém tardiamente. Alguns outros fatores e estratégias também colaboram para seu sucesso:
● Privacidade (o perfil fica visível apenas para aos amigos do usuário).
● Fotografias – disponíveis desde outubro de 2005 - (não há limite de fotos e de tamanho, além de ser possível montar álbuns personalizados com ferramentas como o Slideshow e o Photobucket).
● Chat – disponível desde 2008 - (há mais de 40 tipos de aplicativos que disponibilizam chats no perfil).
● Feeds – disponível desde 2006 - (assim que é feito o login, são mostrados os feeds dos amigos, como as alterações que eles fizeram no perfil, os aplicativos que eles adicionaram ou qualquer evento ou site que eles postaram).
● Compartilhamento (o usuário pode compartilhar tudo: links, vídeos, fotos, blogs, músicas e muitos mais).
● Interface do usuário (a interface é muito mais agradável e inteligente).
● Aplicativos (há impressionantes 11.000 disponíveis, de horóscopos e presentes virtuais a players de música e vídeo, tornando-se o grande trunfo do FACEBOOK).
● Vídeos – disponível desde 2007 - (há ferramentas para vídeos em comunidades e o usuário pode colocar vídeos de praticamente todos os formatos).
● Jogos sociais (jogos inteligentes e divertidos como FarmVille, CityVille, Máfia Wars e Café World conquistaram milhares de fãs no mundo inteiro, permitindo assim a socialização entre os usuários).
O gigante em números
● Com mais de 900 milhões de usuários ativos (526 milhões deles diários), são gerados 3.2 bilhões de comentários por dia, além de promover 125 bilhões de conexões – ou amizades – entre usuários;
● A rede social tornou-se a número 1 no ranking dos sites mais acessados nos Estados Unidos em 9 de março de 2010;
● Nos Estados Unidos, o FACEBOOK recebeu 9% de todas as visitas da Internet em abril de 2012. No Brasil correspondeu a 9,76%;
● O tempo médio de visitas no FACEBOOK é de 2 minutos nos Estados Unidos. Em abril de 2012, o site teve 24 minutos e 23 segundos de tempo médio de visitas no Brasil;
● Os maiores mercados, em termos de usuários, são Estados Unidos, Brasil, Índia, Indonésia, México, Reino Unido, Turquia e Filipinas.
● O termo ‘facebook’ é o mais buscado nos Estados Unidos e tem sido nos últimos três anos, desde a semana terminada em 18 de julho de 2009;
● Nos Estados Unidos, 10 estados são responsáveis por 52% das visitas ao FACEBOOK – Califórnia, Texas, Nova York, Flórida, Illinois, Pensilvânia, Ohio, Michigan, Geórgia e Carolina do Norte. No Brasil, apenas São Paulo e Rio de Janeiro, somados, corresponderam a 50,11% das visitas no período de 12 semanas terminadas em 12 de maio de 2012.
O gênio por trás da marca
Mark Elliot Zuckerberg nasceu no dia 14 de maio de 1984 em White Plains, condado de Westchester, e cresceu em Dobbs Ferry, um subúrbio de classe média alta de Nova York. É o segundo de quatro filhos – e o único homem – de um dentista e de uma psiquiatra. De origem judaica, ele começou a mexer com computadores bem cedo, aprendeu a fazer programação por conta própria. Quando estava no último ano do ensino médio, ele e o amigo Adam D’Angelo fizeram um programa para o Winamp, um tocador de MP3 que “aprendia” os hábitos musicais de uma pessoa e criava uma lista de acordo com seu gosto. Eles ofereceram o download gratuito de sua criação na Internet, e grandes empresas como a America On Line e a Microsoft entraram em contato. “Foi uma oferta do tipo vocês podem vir trabalhar para nós, e, por falar nisso, nós também vamos levar essa coisa que vocês fizeram”, diz Zuckerberg. Apesar disso, os dois resolveram ir para a faculdade.
D’Angelo foi para a Caltech e Zuckerberg para Harvard, onde tudo começou. Hoje em dia, ele é um típico geek, o nerd que gosta de tecnologia, e dono de uma fortuna estimada em US$ 17.5 bilhões e de uma empresa avaliada em mais de US$ 70 bilhões. No ano de 2010 ele foi nomeado pela revista Time como a “Pessoa do Ano”. A história de sucesso do FACEBOOK e de seu criador foi recentemente retratada no filme “The Social Network”. Avesso a badalações, ele tem uma rotina burocrática. Embora tenha uma fortuna no banco, há pouco tempo atrás sua casa não oferecia nem um mínimo de conforto. Vivia em apartamento alugado, cuja mobília se resumia a um colchão no chão, duas cadeiras e uma mesa. “Nunca fui apegado ao dinheiro”, costuma afirmar o geek, que quase nunca se separa do seu jeans, tênis e moletom. Após abrir o capital de sua empresa, no dia 18 de maio de 2012, Mark se casou no dia seguinte casamento com sua namorada de longa data, Priscilla Chan.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou apenas por uma modificação. Isto ocorreu em 2005 quando a marca retirou a palavra “the” e os parênteses de seu logotipo.
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 4 de fevereiro de 2004
● Fundador: Mark Zuckerberg, Chris Hughes, Dustin Moskovitz e Eduardo Saverin
● Sede mundial: Menlo Park, Califórnia
● Proprietário da marca: Facebook Inc.
● Capital aberto: Sim (2012)
● CEO: Mark Zuckerberg
● Faturamento: US$ 3.71 bilhões (2011)
● Lucro: US$ 1 bilhão (2011)
● Valor de mercado: US$ 70 bilhões (maio/2012)
● Usuários: 901 milhões
● Acessos: 2º site mais visitado da Internet
● Presença global: Sim (qualquer país pode acessar)
● Maiores mercados: Estados Unidos, Brasil, Índia, Indonésia e México
● Funcionários: 3.539
● Segmento: Internet
● Principais produtos: Rede social de relacionamento
● Concorrentes diretos: Twitter, LinkedIn, MySpace, Friendster e Orkut
● Website: www.facebook.com
A marca no mundo
O FACEBOOK, que hoje já conta com mais de 900 milhões de usuários (80% deles fora dos Estados Unidos e Canadá), está disponível em mais de 70 línguas e idiomas. FACEBOOK é a principal rede social nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Brasil, França, Austrália, Nova Zelândia, Hong Kong e Cingapura. Além disso, é o site mais acessado nos Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Hong Kong e Cingapura. No Brasil o número de usuários ultrapassou 45 milhões de usuários. Aproximadamente 500 milhões de usuários ativos acessam o site através de dispositivos móveis todos os meses.
Você sabia?
● No FACEBOOK estão publicadas mais de 30 bilhões de fotos. Diariamente são mais de 300 milhões de novas fotos publicadas. Somente durante o final de semana do ano novo de 2010 foram publicadas mais de 750 milhões de fotos. Um verdadeiro recorde.
● Em 2011, uma brecha de segurança do FACEBOOK permitiu que vazassem na Internet fotos que Mark Zuckerberg configurou como sendo privadas. As imagens mostram Mark cozinhando, recebendo amigos e brincando com o cachorro.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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